CompetiçõesNotícias

Robson Fraga é campeão brasileiro no Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival

Mais uma vez o surf sergipano subiu no alto do pódio em Jijoca de Jericoacoara/CE. Robson Fraga venceu a 4ª etapa do Circuito CBSurf Lonboard e se tornou campeão brasileiro da categoria Long +35 da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) no domingo 27

Um dos maiores eventos do longboard brasileiro, o Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival invadiu a paradisíaca Vila de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, entre os dias 23 e 27 de novembro e reuniu centenas de apaixonados pelo “pranchão” entorno da cultura mundial esportiva do longboard, da arte, da cultura, da música e da sustentabilidade ambiental. Vale destacar, o evento foi válido pela 4ª e última etapa do Circuito CBSurf Longboard, e definiu os campeões profissionais e amadores de 2022.

Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival invadiu a paradisíaca Vila de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará – Foto:

O sergipano Robson Fraga, após três etapas realizadas (Aracaju/SE, Cabedelo/PB e Saquarema/RJ), chegou na “Terra do Sol” na terceira colocação do ranking CBSurf Longboard e disputou o título nacional diretamente com Gabriel Aguirre (RN), líder da categoria Long 35+. Fraga brilhou nas ondas da Praia Principal de Jeri, vencendo todas as baterias disputadas para se consagrar campeão brasileiro 2022 da Confederação Brasileira de Surf CBSurf.

“Campeonato brasileiro já mostra quem são os melhores atletas do Brasil, e que a vitória é o objetivo principal de cada um deles, e todos estão prontos para vencer”, disse Robson Fraga em entrevista exclusiva para o Sombreiro Surf. “Não é uma tarefa fácil, mas Deus iluminou meu caminho, viu minha luta, minha determinação e dificuldades para sair campeão da etapa e do circuito, sendo meu 7º título brasileiro.”

Robson Fraga impôs forte ritmo para se consagrar campeão brasileiro 2022 da Confederação Brasileira de Surf CBSurf – Foto: Lima Jr / Paulo Tartargua

A 8ª edição do Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival reuniu neste ano, pela terceira vez, na região Nordeste, a elite do longboard brasileiro. Os competidores das categorias Long Sub 18, Long +35, Long +50 disputaram a premiação que reunia pranchas, quilhas, troféus, joias de prata e kits, já nas categorias Long Masculino Pro e Long Feminino Pro a disputa foi pela premiação de R$ 40 mil para cada categoria.

Vale ressaltar a dimensão do evento, além dos melhores competidores brasileiros, o Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival também reuniu mais de 100 atletas das categorias (masculino e feminino iniciante) Open, Sub 16 e Super Legends +55 e Adaptado (cadeirante/amputado). No total, foram mais de 200 competidores fortalecendo a cultural esportiva do longboard brasileiro na Praia Principal de Jeri.

Robson Fraga acompanhou as baterias do Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival 2022 – Foto: Natinho Rodrigues

No round 1 da categoria Long +35 do Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, Robson Fraga passou a bateria 3 em primeiro lugar, cravando a média 5.40 pontos, ao vencer Murillo Graciola (SP) com a média 3.00 e Carlos Diniz (SP), que perdeu por WO.

Robson Fraga mais uma vez passou em primeiro na Semifinal, com o placar de 10.83 pontos, contra 4.96 de André Martins (SP) e 4.07 do local Natinho Rodrigues (CE). Na grande final da Long 35+, o sergipano surfou a melhor onda da categoria, 8.33 pontos e cravou a maior média, 13.73, para se tornar o grande campeão da 4ª etapa do CBSurf Longboard, no Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival. Na segunda colocação, André Martins (SP) conquistou 9.57, o conterrâneo Murillo Graciola (SP) fez 8.13 para ficar em terceiro e o oponente direto ao título nacional da categoria, Gabriel Aguirre (RN) ficou em quarto lugar com a média 7.96.

O campeão brasileiro Robson Fraga comemora o título da categoria Long 35+ na 4ª etapa do Circuito CBSurf Longboard – Foto: Lima Jr / Paulo Tartargua

Com a vitória da categoria Long 35+ na 4ª etapa do Circuito CBSurf Longboard, no Jericoacoara Cultura Longboard Surf FestivalRobson Fraga consagrou-se campeão brasileiro 2022, ao vencer as três últimas etapas seguidas, atingindo 3.000 pontos no ranking final.

A paradisíaca Vila de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara/CE recebeu um excelente público no Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival – Foto: Natinho Rodrigues

Robson Fraga explicou à redação do Sombreiro Surf a estratégia de disputar a categoria Long Masculino Pro na etapa 1 do Circuito CBSurf Longboard, o Aracaju Long Sup Wave 2022, consequentemente, deixando de pontuar na categoria Long 35+. “Com a mudança de gestão da CBSurf, eles fizeram algumas alterações no circuito, onde o atleta tem que optar só por uma categoria. Em Aracaju, eu fazia parte da elite (Top 8 de 2021) e só poderia participar da categoria profissional. Estava tudo Ok, na minha mente seria o campeonato da minha vida: por ser a primeira vez do circuito está acontecendo em águas sergipanas e num ponto bem próximo ao que surfo é treino todos os dias. Mas as coisas não saíram como planejado e acabei perdendo no 3º round. Como o Aracaju Long Sup Wave seria determinante para o seeding das outras etapas, perdi minha numeração de ranking. Optei por ir atrás de mais um título da Master, não seria uma batalha fácil, mais que eu ia pra cima em busca dele.”

Robson Fraga conquistou a 4ª etapa do CBSurf Longboard, o Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, e se consagrou campeão da categoria Long 35+ da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) 2022 – Foto: Natinho Rodrigues

O campeão brasileiro da CBSurf Longboard 2022, Robson Fraga, também comentou as perspectivas para 2023 e os sonhos a serem realizados. “O circuito brasileiro sempre é meu principal objetivo. Eu também ganhei uma seletiva para um festival mundial no México, o evento acontece em abril. Minha meta é ir bem nesse festival e em alguns circuitos regionais.”

Confira os Top 10 do ranking final da categoria Long 35+ do Circuito CBSurf Longboard 2022 após quatro etapas:

1º – Robson Fraga (SE): 3.000 pontos

2º – Gabriel Aguirre (RN): 2.870

3º – Nascimento Junior (PE): 2.025

4º – Luciano Botelho (SC): 2.210

5º – Tássio Rocha (BA) – 1.340

6º – Flávio Borges (SP) – 1.220

7º – João Coutinho (PE) – 1.110

8º – Saulo Wanderley (PB) – 1.055

9º – Carlos Clécio (CE) – 1.043

10º – Roseildo Santos (SE) – 1.000

Robson Fraga brilhou nas ondas da Praia Principal de Jeri, vencendo todas as baterias disputadas para se consagrar campeão brasileiro 2022 da Confederação Brasileira de Surf CBSurf – Foto: Natinho Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *