Robson Fraga no topo do Brasil
O surfista Robson Fraga conquistou um feito inédito para Sergipe, consagrando-se octacampeão brasileiro amador do Circuito CBSurf Longboard 2023 na terceira e última etapa do Paracuru Surf Festival, realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, nas ondas perfeitas da Praia do Ronco do Mar, na cidade de Paracuru, Ceará.
Robson Fraga (SE) chegou em Paracuru na segunda colocação no ranking da categoria Long 35+, somando 1.720 pontos após as duas primeiras etapas realizadas no Espírito Santo, a primeira no Pontal de Ipiranga, em Linhares, e a segunda em Solemar, Jacaraípe.
Na liderança estava Jonas Lima (SP) com 1.730 pontos, Gabriel Aguirre (RN) em terceiro, somando 1.670, e Frederico Medeiros (RN) em seguida, 1.400. A disputa pelo título nacional foi intensa e outros atletas também participaram na briga direta, a exemplo de Luciano Rosa (SC) e Marcelo Bibita (CE), mas que precisariam de combinações de resultados. O sol brilhou forte no primeiro dia de competição em Paracuru, as ondas da Praia Ronco do Mar chegaram a meio metro de altura e com as melhores séries demoradas.
Na bateria três da fase 1, Robson Fraga avançou no primeiro lugar, somando 9,84 pontos, Leidson Araújo (RN) virou na última onda, alcançando 6,44 pontos, para conquistar a segunda vaga na próxima fase. O atleta Paulo Pacheco (CE) terminou na terceira colocação e ficou fora da competição. Enquanto Luciano Rosa (SC) parou na 5ª colocação do Paracuru Surf Festival, somando 610 pontos e ficando fora da briga pelo título.
Frederico Medeiros (RN) também ficou fora da disputa, alcançando a 7ª colocação. Os longboarders Marcelo Bibita e Carlos Diniz (SP) não competiram, e por isso, o título ficou inalcançável. Na primeira bateria da semifinal, realizada na terça-feira (12), a disputa direta pelo título nacional pegou fogo nas ondas de até meio metro de altura e séries demoradas.
Robson Fraga duelou com o paulista Jonas Lima e o potiguar Gabriel Aguirre. Os 20 minutos de disputa foram acirrados no Ronco do Mar. Robson abriu o confronto com a nota 3,17 pontos e até metade do confronto liderou de forma absoluta. O sergipano se mostrou ativo na busca pelas melhores ondulações para somar nas duas melhores ondas 7,90 pontos.
Gabriel ocupou a segunda colocação, com 4,06 e Jonas no último lugar, média 2,67. Robson Fraga teve tempo de ampliar o placar (9,10) para chegar na grande final da categoria Long 35+, o paulista Jonas Lima conquistou a segunda vaga ao virar no minuto final, Gabriel Aguirre deu adeus à competição e ao título nacional. A bateria final foi composta pelo paulista Jonas Lima que persistia na busca pelo título nacional, e mais três atletas nordestinos, por Fábio Alves (AL), Leidson Araújo e Robson Fraga.
Os finalistas nos 25 minutos de confronto deram um show de surfe em Paracuru. A manobra Hang Five estava nos pés de Robson Fraga, sendo realizada com maestria nos dois confrontos anteriores, mas o alagoana Fábio Alves conquistou a liderança nos minutos iniciais, com a média de 3,30 pontos. O potiguar Leidson ficou em segundo (1,90) e Robson em terceiro (1,67). Jonas Lima tinha a preferência na escolha de onda, o paulista aguardava pacientemente a melhor série enquanto seus adversários construíam as médias surfando as pequenas ondas da Praia do Ronco do Mar.
Faltando 5 minutos para o término, Fábio Alves somava 12,70 pontos, Robson Fraga em segundo, com 9,70 pontos, Jonas Lima em terceiro, 7,66 pontos e Leidson caiu para o último, 5,30 pontos. O resultado colocava o sergipano no topo do ranking da CBSurf Longboard 35+. A vontade de vencer foi demonstrada através das remadas intensas dos quatro atletas em busca das melhores ondas. O ritmo ficou intenso e Jonas Lima aguardou a sua última onda a ser computada, mas o resultado não veio. Ele precisa de 9,74 para assumir a segunda colocação e conquistar o título nacional.
Na volta final do ponteiro, Robson Fraga pegou mais uma onda até a beira da praia. Ele saiu do mar faltando menos de 50 segundos para o término e aguardava sua nota ser computada. Nada mudou na Praia do Ronco do Mar. O alagoano Fábio Alves liderou toda a bateria e se tornou campeão da última etapa, o Paracuru Surf Festival, e o sergipano Robson Fraga conquistou o oitavo título nacional impondo uma campanha equilibrada na temporada 2023, chegando com força nas três finais do circuito nacional.
Robson Fraga terminou como vice-campeão do Paracuru Surf Festival. Ele somou 860 pontos no ranking, chegando a 2.580 pontos para consagrar-se Campeão Brasileiro Amador de Longboard, categoria 35+ da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) no Ceará.
Um ano bem difícil por conta de três lesões que me deixaram sem andar direto e um bom tempo fora d’água, mais como sou nordestino, não desisto nunca. Conseguir manter a constância nos 3 eventos do brasileiro, com isso me consagrando Campeão Brasileiro 2023 , 35+ ( meu 8º título brasileiro). Só agradecer por tudo que acontece em minha vida, a minha família linda, meus apoiadores, meus alunos, meus amigos e a todos que torcem por mim. Que venham mais e melhores”, disse Robson Fraga na sua rede social.
Outras categorias do CBSurf Longboard
O Paracuru Surf Festival também coroou os talentosos campeões brasileiros profissionais e demais categorias amadoras da modalidade. A atleta nordestina Atalanta Batista (PE) venceu as três etapas do Circuito CBSurf Longboard 2023, obtendo 100% de aproveitamento e consagrando-se tricampeã brasileira profissional na Praia Ronco do Mar.
Rodrigo Sphaier (RJ) duelou com o atleta Carlos Bahia (SP) até os últimos minutos da grande final em Paracuru. Os dois atletas lutaram na briga direta pelo título nacional. Ao surfar a melhor onda do dia no Ronco do Mar e conquistando a nota 9,00, o atleta do Rio de Janeiro venceu o Paracuru Surf Festival e se tornou tricampeão brasileiro profissional da CBSurf em 2023.
Também foram definidos outros campeões amadores. Paulo Pacheco (CE) disputou apenas a última etapa do Circuito CBSurf para vencer a categoria Long 50+ e o atleta Daniks Fischer (SP) arrastou o título nacional para o sudeste.
Outra atleta que disputou apenas a última etapa foi Jamille Araújo (CE). A nordestina não deu mole para suas adversárias e venceu a categoria Long Sub-18 do Paracuru Surf Festival, mas Júlia Vianna (RJ) comemorou o título nacional. No masculino, Robson Silva (CE), que também disputou apenas uma etapa do circuito, subiu no lugar mais alto do pódio em Paracuru e Daniel Batista (PE) arrastou o título nacional da CBSurf 2023.
Foto Destacada: Perfil do atleta Robson Fraga