CompetiçõesEsportesLongboardNotícias

Robson Fraga no topo do Brasil

O surfista Robson Fraga conquistou um feito inédito para Sergipe, consagrando-se octacampeão brasileiro amador do Circuito CBSurf Longboard 2023 na terceira e última etapa do Paracuru Surf Festival, realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, nas ondas perfeitas da Praia do Ronco do Mar, na cidade de Paracuru, Ceará.

Robson Fraga (SE) chegou em Paracuru na segunda colocação no ranking da categoria Long 35+, somando 1.720 pontos após as duas primeiras etapas realizadas no Espírito Santo, a primeira no Pontal de Ipiranga, em Linhares, e a segunda em Solemar, Jacaraípe.

Na liderança estava Jonas Lima (SP) com 1.730 pontos, Gabriel Aguirre (RN) em terceiro, somando 1.670, e Frederico Medeiros (RN) em seguida, 1.400. A disputa pelo título nacional foi intensa e outros atletas também participaram na briga direta, a exemplo de Luciano Rosa (SC) e Marcelo Bibita (CE), mas que precisariam de combinações de resultados. O sol brilhou forte no primeiro dia de competição em Paracuru, as ondas da Praia Ronco do Mar chegaram a meio metro de altura e com as melhores séries demoradas.

Praia do Ronco do Mar, sede do Paracuru Surf Festival 2023, no Ceará. Foto: Lima Jr. / CBSurf

Na bateria três da fase 1, Robson Fraga avançou no primeiro lugar, somando 9,84 pontos, Leidson Araújo (RN) virou na última onda, alcançando 6,44 pontos, para conquistar a segunda vaga na próxima fase. O atleta Paulo Pacheco (CE) terminou na terceira colocação e ficou fora da competição. Enquanto Luciano Rosa (SC) parou na 5ª colocação do Paracuru Surf Festival, somando 610 pontos e ficando fora da briga pelo título.

Frederico Medeiros (RN) também ficou fora da disputa, alcançando a 7ª colocação. Os longboarders Marcelo Bibita e Carlos Diniz (SP) não competiram, e por isso, o título ficou inalcançável. Na primeira bateria da semifinal, realizada na terça-feira (12), a disputa direta pelo título nacional pegou fogo nas ondas de até meio metro de altura e séries demoradas.

Robson Fraga duelou com o paulista Jonas Lima e o potiguar Gabriel Aguirre. Os 20 minutos de disputa foram acirrados no Ronco do Mar. Robson abriu o confronto com a nota 3,17 pontos e até metade do confronto liderou de forma absoluta. O sergipano se mostrou ativo na busca pelas melhores ondulações para somar nas duas melhores ondas 7,90 pontos.

Robson Fraga no Paracuru Surf Festival 2023, Ceará. Foto: Perfil do Atleta / @esperanza.ph_

Gabriel ocupou a segunda colocação, com 4,06 e Jonas no último lugar, média 2,67. Robson Fraga teve tempo de ampliar o placar (9,10) para chegar na grande final da categoria Long 35+, o paulista Jonas Lima conquistou a segunda vaga ao virar no minuto final, Gabriel Aguirre deu adeus à competição e ao título nacional. A bateria final foi composta pelo paulista Jonas Lima que persistia na busca pelo título nacional, e mais três atletas nordestinos, por Fábio Alves (AL), Leidson Araújo e Robson Fraga.

Os finalistas nos 25 minutos de confronto deram um show de surfe em Paracuru. A manobra Hang Five estava nos pés de Robson Fraga, sendo realizada com maestria nos dois confrontos anteriores, mas o alagoana Fábio Alves conquistou a liderança nos minutos iniciais, com a média de 3,30 pontos. O potiguar Leidson ficou em segundo (1,90) e Robson em terceiro (1,67). Jonas Lima tinha a preferência na escolha de onda, o paulista aguardava pacientemente a melhor série enquanto seus adversários construíam as médias surfando as pequenas ondas da Praia do Ronco do Mar.

Faltando 5 minutos para o término, Fábio Alves somava 12,70 pontos, Robson Fraga em segundo, com 9,70 pontos, Jonas Lima em terceiro, 7,66 pontos e Leidson caiu para o último, 5,30 pontos. O resultado colocava o sergipano no topo do ranking da CBSurf Longboard 35+. A vontade de vencer foi demonstrada através das remadas intensas dos quatro atletas em busca das melhores ondas. O ritmo ficou intenso e Jonas Lima aguardou a sua última onda a ser computada, mas o resultado não veio. Ele precisa de 9,74 para assumir a segunda colocação e conquistar o título nacional.

Robson Fraga no pódio da categoria Long +35 do Paracuru Surf Festival 2023. Foto: Lima Jr. / CBSurf

Na volta final do ponteiro, Robson Fraga pegou mais uma onda até a beira da praia. Ele saiu do mar faltando menos de 50 segundos para o término e aguardava sua nota ser computada. Nada mudou na Praia do Ronco do Mar. O alagoano Fábio Alves liderou toda a bateria e se tornou campeão da última etapa, o Paracuru Surf Festival, e o sergipano Robson Fraga conquistou o oitavo título nacional impondo uma campanha equilibrada na temporada 2023, chegando com força nas três finais do circuito nacional.

Robson Fraga terminou como vice-campeão do Paracuru Surf Festival. Ele somou 860 pontos no ranking, chegando a 2.580 pontos para consagrar-se Campeão Brasileiro Amador de Longboard, categoria 35+ da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) no Ceará.

Um ano bem difícil por conta de três lesões que me deixaram sem andar direto e um bom tempo fora d’água, mais como sou nordestino, não desisto nunca. Conseguir manter a constância nos 3 eventos do brasileiro, com isso me consagrando Campeão Brasileiro 2023 , 35+ ( meu 8º título brasileiro). Só agradecer por tudo que acontece em minha vida, a minha família linda, meus apoiadores, meus alunos, meus amigos e a todos que torcem por mim. Que venham mais e melhores”, disse Robson Fraga na sua rede social.

Outras categorias do CBSurf Longboard

O Paracuru Surf Festival também coroou os talentosos campeões brasileiros profissionais e demais categorias amadoras da modalidade. A atleta nordestina Atalanta Batista (PE) venceu as três etapas do Circuito CBSurf Longboard 2023, obtendo 100% de aproveitamento e consagrando-se tricampeã brasileira profissional na Praia Ronco do Mar.

Rodrigo Sphaier (RJ) e Atalanta Batista (PE) campeões brasileiros do Circuito CBSurf Longboard 2023. Foto: Lima Jr. / CBSurf

Rodrigo Sphaier (RJ) duelou com o atleta Carlos Bahia (SP) até os últimos minutos da grande final em Paracuru. Os dois atletas lutaram na briga direta pelo título nacional. Ao surfar a melhor onda do dia no Ronco do Mar e conquistando a nota 9,00, o atleta do Rio de Janeiro venceu o Paracuru Surf Festival e se tornou tricampeão brasileiro profissional da CBSurf em 2023.

Também foram definidos outros campeões amadores. Paulo Pacheco (CE) disputou apenas a última etapa do Circuito CBSurf para vencer a categoria Long 50+ e o atleta Daniks Fischer (SP) arrastou o título nacional para o sudeste.

Outra atleta que disputou apenas a última etapa foi Jamille Araújo (CE). A nordestina não deu mole para suas adversárias e venceu a categoria Long Sub-18 do Paracuru Surf Festival, mas Júlia Vianna (RJ) comemorou o título nacional. No masculino, Robson Silva (CE), que também disputou apenas uma etapa do circuito, subiu no lugar mais alto do pódio em Paracuru e Daniel Batista (PE) arrastou o título nacional da CBSurf 2023.

Foto Destacada: Perfil do atleta Robson Fraga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *