NotíciasSaúde

Surfista responsável, fique em casa

Renunciar o surf na crise global da Covid-19 não é tarefa fácil para o surfista apaixonado pelo esporte. O isolamento social é necessário para evitar a transmissão social do novo coronavírus, isto é, quando não se consegue identificar a origem da contaminação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), restringir o fluxo de pessoas nas ruas viabiliza a não explosão do número de contaminados e, consequentemente, a redução de vidas ceifadas.

Painel de Situação da Doença de Coronavírus (COVID-19) – Fonte: https://experience.arcgis.com/

Uma parte dos surfistas locais não é exemplo à sociedade sergipana. Nas últimas duas semanas, as praias do litoral norte e sul do Estado e a Orla da Atalaia viraram colônia de férias para inúmeros jovens e adultos que praticam atividade esportiva e vivenciam a cultura de beira de praia.

Tem surfista negligenciando a sua vida e a dos seus familiares. O contato social e nas diversas superfícies praianas podem contaminar e ceifar vidas. Enquanto o problema for com o vizinho, tem surfista que não dá atenção para o grave problema social da Covid-19. Ser irresponsável não está na moda surf wear e o caldo pode ser pesado ao se contaminar.

Praia do Havaizinho recebeu grande fluxo de surfistas antes do Decreto do Governo de Sergipe referente a Covid-19 – Foto: SS

O Governo do Estado de Sergipe assinou o Decreto n° 40.567, que determina o fechamento temporário de órgãos públicos e do comércio não essencial até o próximo dia 17 de abril. Na tarde da última sexta-feira (03), o governador Belivaldo Chagas assinou o novo Decreto nº 40.570, orientando ações aos municípios e restringindo a circulação de pessoas nos espaços públicos de titularidade ou administrados pelo Estado.

Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju assinam Decretos visando o combate do avanço da pandemia Covid-19 – Foto: Agência de Notícias/Mário Sousa

Reforçar o combate do avanço da pandemia do novo coronavírus é o objetivo do Governo de Sergipe.  Na madrugada da última quinta-feira (2), duas pessoas vieram a óbito na cidade de Aracaju devido a Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) oficializou a informação e a luz amarela passou a piscar intensamente.

O decreto municipal de Aracaju proibindo temporariamente o não funcionamento das orlas da cidade, calçadões do bairro 13 de Julho e demais logradouros públicos foi assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, na última quarta-feira (01).

A Praia da Cinelândia foi fiscalidade pelas entidades públicas municipais – Foto: PMA/Marcelle Cristinne

Em seguida, a ação conjunta entre Defesa Civil de Aracaju, do Programa Municipal de Proteção a Defesa do Consumidor (Procon Aracaju)  e Guarda Municipal na Praia da Cinelândia, Atalaia, foi colocada em prática. As equipes fiscalizaram e orientaram à sociedade praiana e aos ambulantes para evitar aglomerações e reduzir drasticamente a circulação de pessoas.

Comércio ambulante na Praia da Cinelândia foi orientado pelas autoridades públicas municipais – Foto: PMA/Marcelle Cristinne

O Ministério Público de Sergipe (MP) recomendou a interdição dos estacionamentos que concentram aglomeração de pessoas em toda a extensão da orla marítima de Aracaju, de todas as praças públicas da capital e do Calçadão 13 de Julho, localizado na Av. Beira Mar, para evitar fluxo de circulação e concentração de pessoas, na quinta-feira (02).

Imagem: Ministério Público de Sergipe

As instituições públicas do Estado estão unidas em prol da sociedade neste momento de pandemia do novo coronavírus. Os surfistas sergipanos têm que cumprir os Decretos do Governo de Sergipe, da Prefeitura de Aracaju e seguir as solicitações do Ministério Público de Sergipe.

Ficar em quarentena é regra entre a sociedade mundial, não se trata de férias ou manter a atividade esportiva cotidiana, mas ficar em isolamento social para preservar a vida e evitar que vidas sejam ceifadas no menor Estado do Brasil. Surfista responsável, fique em casa!

Foto Destacada: 79 Extreme Sergipe

Aracaju (SE), 04 de abril de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *