Tainá Hinckel conquista o título de campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023
A catarinense Tainá Hinckel conquistou o título de campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023 na Praia da Grama, em Itupeva (SP), na quarta-feira (1º), ao alcançar o vice-campeonato na etapa inédita na América Latina, realizada na piscina de ondas, com pontuação válida para o ranking da World Surf League Qualifying Series (WSL QS) South America, que decidirá a classificação de sete homens e três mulheres para o WSL Challenger Series (WSL CS) 2024, divisão de acesso à elite do surfe mundial.
Na grande final, Tainá Hinckel bateu de frente com a inspirada Sophia Medina, local de São Sebastião (SP). As duas jovens surfistas que despontam nas competições internacionais nesta temporada, surfaram três ondas à direita e três à esquerda, a melhor onda pontuada de cada lado entrou na somatória. Tainá Hinckel alcançou 15.70 pontos nas duas melhores ondas artificiais, contra 15.97 da campeã da quinta e última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, Sophia Medina.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Griffin Colapinto passa por cirurgia no quadril
______________________________________________________________________________
A campanha de Tainá Hinckel no Circuito Banco do Brasil de Surfe foi marcada pelo equilíbrio técnico e emocional nas excelentes apresentações das cinco etapas disputadas. A catarinense se manteve na liderança do ranking do início ao fim: campeã da primeira etapa no Rio de Janeiro, o Saquarema Surf Festival. Na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), terminou na quinta colocação. Na Praia de Stella Maris, em Salvador (BA), a catarinense conquistou a terceira colocação. Na quarta etapa, em São Sebastião (SP) terminou na nona colocação. Com a conquista do vice-campeonato na Praia da Grama, Tainá Hinckel alcançou 3.300 pontos no ranking para consagrar-se campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023.
Estou muito feliz por ter mostrado meu surfe nesse campeonato. Infelizmente, na final acabei não vencendo por pouco, mas estou amarradona. Estou amarradona por ter sido a campeã do Circuito Banco do Brasil esse ano e acredito que tenha sido merecido, pelo fato da constância de resultados. Esse campeonato aqui na piscina foi muito irado e estou feliz de ter participado. Gostaria muito de ter vencido, infelizmente não deu, mas valeu muito toda essa experiência e estou feliz em levar mais dois troféus pra casa”, disse Tainá Hinckel na matéria da WSL.
Com o resultado do Circuito Banco do Brasil de Surfe na Praia da Grama, Tainá Hinckel permanece na liderança do ranking WSL QS South America, Sophia Medina ocupa a segunda colocação, e a surfista local de Florianópolis (SC), Laura Raupp, está em terceiro lugar. A disputa pelo título do WSL QS está acirrada entre as atletas da nova geração do surfe brasileiro. As próximas etapas prometem um show de surf e confrontos emocionantes.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
MP ajuíza ação civil pública que impacta positivamente o surfe no litoral norte sergipano
______________________________________________________________________________
Confira o ranking final feminino do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023 e o ranking atualizado do WSL QS South America 2023/2024, após a etapa na Praia da Grama. As informações são da WSL Latin America.
Top-5 do Circuito Banco do Brasil Surfe 2023:
1ª – Tainá Hinckel (SC): 3.300 pontos (Campeã)
2ª – Laura Raupp (SC): 3.150
3ª – Sophia Medina (SP): 2.650
4ª – Vera Jarisz (ARG): 2.445
5ª – Juliana dos Santos (CE): 2.050
Top-10 da World Surf League Qualifying Series (WSL QS) South America 2023/2024, após 9 etapas:
1ª – Tainá Hinckel (BRA): 8.925 pontos
2ª – Sophia Medina (BRA): 7.145
3ª – Laura Raupp (BRA): 6.265
4ª – Isabelle Nalu (BRA): 5.337
5ª – Vera Jarisz (ARG): 5.322
6ª – Arena Rodriguez Vargas (PER): 4.723
7ª – Melanie Giunta (PER): 4.140
8ª – Naire Marquez (BRA): 4.078
9ª – Karol Ribeiro (BRA): 3.980
10ª – Kalea Gervasi (PER): 3.871