NotíciasSurf Girl

Tainá Hinckel conquista o título de campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023

A catarinense Tainá Hinckel conquistou o título de campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023 na Praia da Grama, em Itupeva (SP), na quarta-feira (1º), ao alcançar o vice-campeonato na etapa inédita na América Latina, realizada na piscina de ondas, com pontuação válida para o ranking da World Surf League Qualifying Series (WSL QS) South America, que decidirá a classificação de sete homens e três mulheres para o WSL Challenger Series (WSL CS) 2024, divisão de acesso à elite do surfe mundial.

Tainá Hinckel radicalizou no Circuito Banco do Brasil de Surfe, realizado na Praia da Grama. Foto: Daniel Smorigo / WSL

Na grande final, Tainá Hinckel bateu de frente com a inspirada Sophia Medina, local de São Sebastião (SP). As duas jovens surfistas que despontam nas competições internacionais nesta temporada, surfaram três ondas à direita e três à esquerda, a melhor onda pontuada de cada lado entrou na somatória. Tainá Hinckel alcançou 15.70 pontos nas duas melhores ondas artificiais, contra 15.97 da campeã da quinta e última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, Sophia Medina.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Griffin Colapinto passa por cirurgia no quadril


______________________________________________________________________________

Sophia Medina foi a campeã da última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, nas ondas artificias da Praia da Grama. Foto: Daniel Smorigo / WSL

A campanha de Tainá Hinckel no Circuito Banco do Brasil de Surfe foi marcada pelo equilíbrio técnico e emocional nas excelentes apresentações das cinco etapas disputadas. A catarinense se manteve na liderança do ranking do início ao fim: campeã da primeira etapa no Rio de Janeiro, o Saquarema Surf Festival. Na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), terminou na quinta colocação. Na Praia de Stella Maris, em Salvador (BA), a catarinense conquistou a terceira colocação. Na quarta etapa, em São Sebastião (SP) terminou na nona colocação. Com a conquista do vice-campeonato na Praia da Grama, Tainá Hinckel alcançou 3.300 pontos no ranking para consagrar-se campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023.

Tainá Hinckel no Circuito Banco do Brasil de Surfe, realizado na Praia da Grama. Foto: Daniel Smorigo / WSL

Estou muito feliz por ter mostrado meu surfe nesse campeonato. Infelizmente, na final acabei não vencendo por pouco, mas estou amarradona. Estou amarradona por ter sido a campeã do Circuito Banco do Brasil esse ano e acredito que tenha sido merecido, pelo fato da constância de resultados. Esse campeonato aqui na piscina foi muito irado e estou feliz de ter participado. Gostaria muito de ter vencido, infelizmente não deu, mas valeu muito toda essa experiência e estou feliz em levar mais dois troféus pra casa”, disse Tainá Hinckel na matéria da WSL.

Ian Gouveia e Tainá Hinckel foram os campeões do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023. Foto: Daniel Smorigo / WSL

Com o resultado do Circuito Banco do Brasil de Surfe na Praia da Grama, Tainá Hinckel permanece na liderança do ranking WSL QS South America, Sophia Medina ocupa a segunda colocação, e a surfista local de Florianópolis (SC), Laura Raupp, está em terceiro lugar. A disputa pelo título do WSL QS está acirrada entre as atletas da nova geração do surfe brasileiro. As próximas etapas prometem um show de surf e confrontos emocionantes.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

MP ajuíza ação civil pública que impacta positivamente o surfe no litoral norte sergipano


______________________________________________________________________________

Confira o ranking final feminino do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023 e o ranking atualizado do WSL QS South America 2023/2024, após a etapa na Praia da Grama. As informações são da WSL Latin America.

Top-5 do Circuito Banco do Brasil Surfe 2023:

1ª – Tainá Hinckel (SC): 3.300 pontos (Campeã)
2ª – Laura Raupp (SC): 3.150
3ª – Sophia Medina (SP): 2.650
4ª – Vera Jarisz (ARG): 2.445
5ª – Juliana dos Santos (CE): 2.050

Circuito Banco do Brasil de Surfe, realizado na Praia da Grama. Foto: Daniel Smorigo / WSL

Top-10 da World Surf League Qualifying Series (WSL QS) South America 2023/2024, após 9 etapas:

1ª – Tainá Hinckel (BRA): 8.925 pontos
2ª – Sophia Medina (BRA): 7.145
3ª – Laura Raupp (BRA): 6.265
4ª – Isabelle Nalu (BRA): 5.337
5ª – Vera Jarisz (ARG): 5.322
6ª – Arena Rodriguez Vargas (PER): 4.723
7ª – Melanie Giunta (PER): 4.140
8ª – Naire Marquez (BRA): 4.078
9ª – Karol Ribeiro (BRA): 3.980
10ª – Kalea Gervasi (PER): 3.871

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *