Terremoto na Ilha de Java, Indonésia, ceifa mais de 260 vidas
Os membros do Sombreiro Surf se solidarizam com as comunidades da Ilha de Java, na Indonésia, vítimas de terremoto ocorrido na tarde de segunda-feira (21). Até o momento, são mais de 260 vidas ceifadas na Java Ocidental. As crianças que estavam no horário escolar estão entre as principais vítimas. O abalo sísmico deixou centenas de pessoas feridas, infraestrutura comprometida e muito pânico entre os sobreviventes.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey – USGS, sigla em inglês), o terremoto de magnitude 5,6, com seu epicentro a 10 km de profundidade, atingiu a região montuosa da Java Ocidental, cuja capital é Bandung, considerada a província mais populosa da Indonésia, com quase 50 milhões de habitantes. A cidade de Cianjur Regency, com população estimada em 170 mil pessoas, recebeu forte tremor, que soterrou um vilarejo local e prejudicou os serviços de infraestrutura em várias áreas afetadas.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Praias de Aracaju contaminadas por manchas de óleo
______________________________________________________________________________
A Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (BNPB – Badan Nasional Penanggulangan Bencana) , da Indonésia, enfrenta inúmeras dificuldades, devido ao terreno íngreme e acidentado. Os acessos às áreas afetadas, como as estradas dos vilarejos, foram bloqueadas pelos deslizamentos de terras e mais de 340 casas, fortemente edificadas, ficaram destruídas.
Diversos locais na cidade de Cianjur Regency estão sem eletricidade. O governo local deu um prazo de até 3 dias para restabelecer a rede energética.
Em matéria publicada no site da BNPB, o tenente-general TNI Suharyanto disse: “As casas danificadas serão reconstruídas pelo governo. Ninguém pode prever quando ocorrerá um desastre, o mais importante é como a resposta é dada pelo governo e pela comunidade quando ocorre um desastre.”
Conforme as autoridades locais, não existe risco de tsunami e o número de mortos aumentará no decorrer das horas.
Vale destacar, a Ilha de Java está localizada no chamado “Anel de Fogo do Pacífico“, uma área de atividade sísmica e vulcânica intensa.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
19ª edição do Imbassaí em Cena ocorre durante circuito Baiano de Surf
______________________________________________________________________________
Surf na Java Ocidental
A Ilha de Java apresenta ondas de qualidade mundial e recebe turistas/surfistas em busca das ondas perfeitas da Indonésia. Banhada pelo Oceano Índico, o estreito de Sunda, localizado na Java Ocidental, é bastante frequentado, lugares como Pelabuhan Ratu Bay, Panaitan, Bayah, Dili e Tinjil quebram altas ondas.
Em Pelabuhan Ratu Bay, a cerca de 130 km de Jakarta, capital da Indonésia, é o spot surf mais procurado entre abril e novembro, quando o swell de sul e de sudoeste encosta nas praias exóticas.