EntrevistaEsportes

Wilson Filho, uma vida dedica ao surf e as artes marciais

O surfista Wilson Filho, de 35 anos, reside em Aracaju e intensificou a prática esportiva ainda criança, ao lado dos amigos do Condomínio Alphaville I, bairro Suíssa. Entre os anos 80 e 90, a Av. Saneamento foi reduto de bons surfistas que se encontravam na sorveteria dos irmãos Pierre Santos e Paulo N´agulha.

A calçada do antigo Supermercado Prado Vasconcelos, atualmente loja Pisolar, também era ponto de encontro dos praticantes dos esportes surf e artes marciais nos finais de semana. Diversos adolescentes que moravam na região foram influenciados pelos surfistas da Av. Saneamento.

O esportista Wilson Filho tem 25 anos de surf na veia. Além de pegar boas ondas, ele pratica lutas marciais há 23 anos. Atualmente, o surfista é professor de Jiu-Jitsu na capital sergipana.

Em entrevista exclusiva para o Sombreiro Surf (SS), Wilson comentou a importante contribuição do lendário professor Jairo Moura para o desenvolvimento do “vale-tudo” e do Jiu-Jitsu. Jairo é um dos mestres de Jiu-Jitsu mais graduados de Sergipe.

O professor Wilson Filho (WF) morou no Rio de Janeiro, treinou Jiu-Jitsu, Muay Thai e “vale-tudo” ao lado de grandes nomes do MMA Artes Marciais Mistas. Conheça um pouco mais da vida esportiva do jovem surfista local da Praia da Cinelândia.

Wilson Filho ataca o lip da Praia das Dunas de backside – Foto: @Drydiboa

SS – Como você se inspirou na, prática do surf?

WF – Meu começo no surf chegou muito cedo, sendo inspirado pelos meus primos que moravam em Recife. Em todas as férias escolares eu viajava para capital pernambucana e surfava com eles. No comecinho dos anos 90, minha primeira prancha foi uma Arrecifes, biquilha. A segunda foi uma H2O e não parei mais, experimentei várias pranchas diferentes.

SS – Quando você começou a praticar Jiu-Jitsu?

WF – Primeiro veio à prática do Muay Thai, com nosso amigo Léo Pipoca. O Jiu-Jitsu entrou em minha vida em1996, com Sérgio “Marrinha”. Posteriormente, treinei com Laus Rocha e Erick Tavares.

Wilson Filho obtém excelentes resultados nas competições de artes marciais – Foto: Arquivo do Atleta

SS – Como foi ser competidor de surf e das lutas marciais?

WF – Fiquei dividido entre surf e lutas marciais por algum tempo. Foi aí que veio a decisão de me dedicar integralmente às lutas. Sentia mais segurança nas competições, pois, o resultado só dependia de mim. Ao contrário, nas competições surf o atleta fica muitas vezes à mercê da natureza. Eu nunca consegui um grande resultado nas competições surf. Nas lutas sempre fui muito calmo e confiante, daí a minha decisão de me dedicar mais às lutas!

O surf lava a alma de Wilson Filho – Foto: @Drydiboa

SS – Comente a sua estadia na cidade do Rio de Janeiro.

WF – No ano de 2004 me mudei para o Rio de Janeiro com objetivo de aperfeiçoar as artes marciais que pratico. Fiquei na cidade maravilhosa até meados de 2008. Tive a oportunidade de treinar com grandes nomes das artes marciais mistas, como José Aldo,  Vitor Shaolin, Marcos “Loro”, Eduardo Dantas, Thales Leites, Hacran Dias, entre outras feras do mundo da MMA.

Wilson Filho treinou com grandes nomes do UFC, a exemplo de José Aldo da Silva, na cidade do Rio de Janeiro – Foto: Arquivo do Atleta

SS – Quais são seus principais títulos nas competições de artes marciais?

WF – Já fui algumas vezes campeão sergipano de Jiu-Jitsu, três vezes campeão do Circuito Submission Sergipano, campeão Baiano de Jiu-Jitsu, campeão Alagoano Jiu-Jitsu e vice-campeão Carioca de Jiu-jitsu. Tenho também lutas de MMA, conquistei duas vitórias e uma derrota. Jiu-Jitsu e surf são a minha vida.

Wilson Filho manobra com pressão na Praia das Dunas – Foto: @Drydiboa

SS – Qual mensagem você daria para o lendário professor Jairo Moura?

WF – Jairo Moura, obrigado por trazer o Jiu-Jitsu para o estado de Sergipe.

SS – Deixe uma mensagem para os amantes do surf e das múltiplas artes marciais.

WF – A mensagem que eu tenho para passar é que as lutas moldam seu ego e sua humildade. O surf lava as nossas almas.

Professor Wilson Filho é amante do surf e pratica o esporte desde criança – Foto: @Drydiboa

Fotos Destacadas: Arquivo do Atleta e @Drydiboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *