CompetiçõesNotíciasSurf Girl

WSL Finals: Caroline Marks conquista o título mundial e a vaga olímpica em Trestles

A jovem americana Caroline Marks surpreendeu no WSL Finals, em San Clemente (EUA), no sábado (9), em um dia ensolarado, com ondas perfeitas de até 2,5 metros, e um grande público em Trestles. Ela conquistou seu primeiro título de campeã mundial da World Surf League Championship Tour (WSL CT) ao vencer a pentacampeã mundial, a havaiana Carissa Moore, na melhor de três baterias da grande final do WSL Finals.

Em sua estreia na disputa do WSL Finals, Caroline Marks, de 21 anos, superou vários desafios e estabeleceu novos recordes nas ondas de Trestles. A americana enfrentou a sensação do WSL CT 2023, sua compatriota Caitlin Simmers, a quinta colocada do ranking. No primeiro confronto do dia, Caitlin venceu a australiana Molly Picklum, obtendo um placar de 15.17 pontos, contra os 12.17 pontos da quarta colocada do ranking.

WSL Finals 2023: a Praia de Trestle lotada, na Califórnia (EUA). Foto: Pat Nolan / WSL

A vitória de Caitlin Simmers trouxe destaque à disputa do WSL Finals. As duas estreantes no Top 5 da WSL Finals competiram diretamente pela última vaga do Time Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, de acordo com o ranking da WSL. Além disso, a competição também envolve a busca pelo inédito troféu Duke Kahanamoku de campeã mundial de surfe.

Caitlin Simmers alcançou a quarta colocação no WSL Finals 2023, em TrestlesCalifórnia (EUA). Foto: Cait Miers / WSL

Caroline Marks não deu chances para a jovem atleta de 17 anos, Caitlin Simmers, que ocupa a quarta posição no ranking WSL CT. Marks, local da Praia de Melbourne na Flórida, EUA, surfou as duas melhores ondas do confronto, com notas de 6.00 e 5.67 pontos, avançando no WSL Finals com uma média de 11.67 pontos, enquanto a atleta de Oceanside, Califórnia, ficou com 10.36 pontos.

Caroline Marks no WSL Finals 2023, em TrestlesCalifórnia (EUA). Foto: Cait Miers / WSL

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

WSL Finals: Filipe Toledo é bicampeão mundial de surfe na Califórnia

______________________________________________________________________________

Na segunda bateria da americana em Trestles, Caroline Marks enfrentou a australiana bicampeã mundial Tyler Wright, segunda colocada no ranking do WSL CT. A jovem americana não se intimidou com a experiente atleta e ambas alternaram a liderança nos primeiros minutos da disputa de 35 minutos. No entanto, Marks brilhou ao receber a nota de 8.33 pontos, garantindo a liderança com uma média de 14.83, contra os 13.10 pontos de Wright.

Tyler Wright, no WSL Finals 2023, em Trestles, Califórnia (EUA). Foto: Thiago Diz / WSL

Para reforçar sua vitória no confronto, Caroline Marks explorou a direita de Trestles para executar duas grandes rasgadas precisas e conectadas, seguidas de uma batida forte na crista da onda. Para finalizar, ela realizou outra batida perfeita na junção, mostrando todo o seu estilo. Os juízes pontuaram sua performance com 9.07, a melhor onda das 10 baterias realizadas no WSL Finals 2023. Com esse desempenho impressionante, Marks avançou para a grande final com um total de 17.40 pontos, contra 13.70 pontos da bicampeã mundial.

Caroline Marks conquista o primeiro título mundial no WSL Finals 2023, em Trestles, Califórnia (EUA). Foto: Thiago Diz / WSL

A grande final do WSL Finals

A jovem americana Caroline Marks precisou surfar apenas duas baterias na melhor de três da grande final contra a havaiana Carissa Moore, Top 1 do WSL Finals e pentacampeã mundial. No primeiro confronto, Marks foi muito superior, surfou as duas melhores ondas (8.67 + 8.43 pontos) e alcançou uma média de 17.10 pontos, contra os 14.97 pontos da havaiana.

Caroline Marks no WSL Finals 2023, em Trestles, Califórnia (EUA). Foto: Pat Nolan / WSL

Na segunda bateria da grande final do WSL Finals, Caroline Marks mais uma vez surfou as duas melhores ondas no confronto (7.60 + 7.00 pontos). A americana estava imparável nas perfeitas ondas de Trestles, superando a pentacampeã mundial com uma pontuação de 14.60 pontos, contra os 13.53 pontos de Carissa Moore.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

CBSurf Master Tour: show de surfe e campeões definidos na Praia da Caueira/SE

______________________________________________________________________________

A pentacampeã mundial Carissa Moore no WSL Finals 2023, em Trestles, Califórnia (EUA). Foto: Thiago Diz / WSL

Caroline Marks foi superior entre as Tops 5 da categoria feminina do WSL Finals, aplicando um forte backside com grandes manobras radicais. Ela conquistou a sonhada vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo a segunda representante dos Estados Unidos pelo ranking da World Surf League. Marks surfou a melhor onda da competição, com 9.07 pontos, e alcançou a melhor média da categoria feminina, com 17.40 pontos. Além disso, ela conquistou seu primeiro título de campeã mundial da World Surf League Championship Tour 2023.

Caroline Marks no WSL Finals 2023, em Trestles, Califórnia (EUA). Foto: Pat Nolan / WSL

RANKING FINAL DAS TOPS 5 DA WORLD SURF LEAGUE CHAMPIONSHIP TOUR 2023

TOP-5 DA CATEGORIA FEMININA / WSL FINALS
1ª: Caroline Marks (EUA) – 59,870 pontos
2ª: Carissa Moore (HAV) – 62,490
3ª: Tyler Wright (AUS) – 62,065
4ª: Caitlin Simmers (EUA) – 49,070
5ª: Molly Picklum (AUS) – 54,070

Caroline Marks campeã mundial do WSL Championship Tour 2023. Foto: Pat Nolan / WSL

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Impacto Ambiental: Tartaruga-oliva vulnerável é encontrada morta na Barra dos Coqueiros

______________________________________________________________________________

Os campeões mundiais do WSL Finals 2023, o brasileiro Filipe Toledo e a americana Caroline Marks. Foto: Cait Miers / WSL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *