WSL Pro Portugal: Seleção Brasileira de Surf preparada
A seleção brasileira está pronta para a terceira etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2024, o MEO Rip Curl Pro Portugal, que acontecerá de 6 a 16 de março. Com uma história de sucesso em Supertubos, Peniche, onde conquistou seis vitórias em 13 etapas desde 2009 nas ondas tubulares de águas frias, o Brasil se destaca como líder de títulos nesse local, incluindo vitórias de João Chianca em 2023, Tatiana Weston-Webb em 2022, Gabriel Medina em 2017 e Adriano de Souza em 2011.
O WSL Pro Portugal é uma etapa importante do CT 2024 para os brasileiros Samuel Pupo, Gabriel Medina, Caio Ibelli e Deivid Silva, que estão na linha de corte desta temporada. Buscar a recuperação é crucial para não ficar de fora das quatro etapas finais que decidirão os cinco melhores surfistas do ranking WSL Championship Tour para disputar o título mundial no WSL Finals, que será realizado em Lower Trestles (EUA), no mês de setembro.
No entanto, este ano, a equipe brasileira enfrentará desafios adicionais, com a ausência de João Chianca devido a lesões e de Filipe Toledo, por questões da busca pelo equilíbrio da saúde mental e foco específico para as Olimpíadas de Paris 2024.
O brasileiro Deivid Silva ocupa a 29ª posição do ranking CT 2024, e será o primeiro atleta da categoria masculina a cair na água gelada de Supertubos, para duelar com os havaianos Barron Mamiya e Imaikalani deVault. Na 9ª bateria, o brasileiro Miguel Pupo vai encarar o australiano Ryan Callinan e o marroquino Ramzi Boukhiam.
O tricampeão mundial e atleta qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris, Gabriel Medina, enfrentará o compatriota Samuel Pupo e o italiano Leonardo Fioravanti no 10º confronto do Portugal Pro. Na bateria posterior, os brasileiros Italo Ferreira e Caio Ibelli disputarão com o havaiano Ian Gentil. Na 12ª bateria, o brasileiro Yago Dora enfrentará o australiano Liam O´Brien e o português Frederico Morais, que buscará o título da terceira etapa do WSL Championship Tour em casa.
Apesar dos desfalques na etapa da perna europeia, a seleção brasileira continua forte, com atletas como Tatiana Weston-Webb e a jovem Luana Silva no feminino. Elas ocupam a 7ª posição do ranking CT 2024 e estão prontas para brilhar nas ondas de Supertubos, em busca de aumentar ainda mais o prestígio do Brasil no circuito mundial de surfe.
A jovem Luana Silva, atleta olímpica classificada para Paris 2024, vai duelar na primeira fase com as australianas Molly Picklum e Sophie McCulloch, na segunda bateria. A vice-campeã mundial, Tatiana Weston-Webb, enfrentará a francesa Johanne Defay e a australiana India Robinson, na quinta bateria.
A janela de competição do MEO Rip Curl Pro Portugal começa nesta quarta-feira (6), com prazo para o término no dia 16 de março. O evento será transmitido ao vivo pelos canais da World Surf League. A primeira chamada está agendada para as 4h45, horário de Brasília. Para mais informações, clique aqui.
Baterias das primeira fase do MEO Rip Curl Pro Portugal, apresentadas pela WSL Latin Amerérica:
Categoria Masculino
1º e 2º lugares avançam para a 3ª fase e 3º lugar disputa a repescagem
1ª bateria
Connor O´Leary (JPN), Jake Marshall (EUA), Cole Houshmand (EUA)
2ª bateria
Barron Mamiya (HAV), Imaikalani deVault (HAV), Deivid Silva (BRA)
3ª bateria
Griffin Colapinto (EUA), Callum Robson (AUS), Kelly Slater (EUA)
4ª bateria
John John Florence (HAV), Jacob Willcox (AUS), Marco Mignot (FRA)
5ª bateria
Ethan Ewing (AUS), Rio Waida (IDN), Joan Duru (FRA)
6ª bateria
Jack Robinson (AUS), Crosby Colapinto (EUA), Joaquim Chaves (POR)
7ª bateria
Jordy Smith (AFR), Matthew McGillivray (AFR), Kade Matson (EUA)
8ª bateria
Kanoa Igarashi (JPN), Seth Moniz (HAV), Eli Hanneman (HAV)
9ª bateria
Ryan Callinan (AUS), Miguel Pupo (BRA), Ramzi Boukhiam (MAR)
10ª bateria
Leonardo Fioravanti (ITA), Gabriel Medina (BRA), Samuel Pupo (BRA)
11ª bateria
Ian Gentil (HAV), Italo Ferreira (BRA), Caio Ibelli (BRA)
12ª bateria
Yago Dora (BRA), Liam O´Brien (AUS), Frederico Morais (POR)
Categoria Feminina
1º e 2º lugares avançam para as oitavas de final e 3º lugar disputa a repescagem
1ª bateria
Caitlin Simmers (EUA), Isabella Nichols (AUS), Alyssa Spencer (EUA)
2ª bateria
Molly Picklum (AUS), Luana Silva (BRA), Sophie McCulloch (AUS)
3ª bateria
Caroline Marks (EUA), Gabriela Bryan (HAV), Francisca Veselko (POR)
4ª bateria
Bettylou Sakura Johnson (HAV), Lakey Peterson (EUA), Sawyer LIndblad (EUA)
5ª bateria
Johanne Defay (FRA), Tatiana Weston-Webb (BRA), India Robinson (AUS)
6ª bateria
Tyler Wright (AUS), Brisa Hennessy (CRC), Sally Fitzgibbons (AUS)