MercadoNotíciasServiços

Películas automotivas proporcionam saúde, segurança e economia

Dirigir sem proteção de películas automotivas no horário de rush e sol forte, neste intenso verão sergipano, torna-se prejudicial à saúde dos motoristas. A incidência dos raios do sol que penetram no interior do veículo aumenta a sensação térmica e deixa o ambiente desconfortante para os ocupantes.

Estudos científicos comprovam que os raios solares também são os grandes vilões da saúde do motorista profissional. Em matéria publicada no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), intitulada “Motoristas cuidados com o câncer de pele”, aponta que pessoas que dirigiam apresentavam mais câncer de pele facial no lado esquerdo – justamente o lado da janela do motorista.

Condutor e passageiro ficam expostos aos raios nocivos do sol sem a proteção de película automotiva – Foto: Sombreiro Surf

Sem a devida proteção nos vidros do carro, os raios solares não são bloqueados e deixa o motorista exposto ao raio UVA (provoca o envelhecimento precoce e câncer de pele) e ao raio UVB (responsável por queimaduras na camada mais superficial, perceptível através de vermelhidão e bronzeamento excessivo).

A matéria da SBD também cita a pesquisa da Universidade de Saint Louis, dos Estados Unidos, indicando que já é possível chamar atenção das empresas fabricantes de automóveis para a colocação de vidros com proteção contra os raios ultravioleta (UV) do sol. Grande parte dos motoristas brasileiros opta pela aplicação das películas fumê para embelezar, ter a sensação de segurança, privacidade e conforto.

Evaristo Souza e Ricardo Souza, especialistas em películas automotiva, empresarial e residencial – Foto: Sombreiro Surf

Especialista em película automotiva, empresarial e residencial na capital sergipana, Ricardo Souza, da Ricardo Rasta Películas, aponta que a entrada dos raios UV e raio infravermelho (IV) pelo para-brisa, prejudicam a saúde do motorista. No caso dos raios UVA e UVB, eles provocam manchas e envelhecimento precoce da pele e, em alguns casos, câncer de pele. Já o raio IV prejudica a saúde dos olhos do motorista e do passageiro, queimaduras de pele, incidência no aumento de sardas, manchas e rugas. Ele explica que a dirigibilidade do condutor é afetada pelo raio e existe a real chance do proprietário obter grades perdas financeiras.

“O raio infravermelho prejudica o interior do veículo: painel, estofados, forros de portas, botões eletrônicos, peças personalizadas em acrílico, plástico e madeira. Estudos apontam a probabilidade de acontecer acidente de trânsito. Sem a proteção das películas automotivas a sessão térmica aumenta no interior do veículo, devido a forte incidência de luz solar, proporcionando cansaço, maior fadiga ao dirigir distâncias médias e perda de concentração. Uma película de excelência tecnológica bloqueia em mais de 90% o raio infravermelho”, explica o especialista Ricardo Souza.

Certificação do ‘Padrão RR em Qualidade de Aplicação’ em carros particulares, aplicativos e empresariais – Foto: RR

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da Resolução 254/2007, normaliza o uso de películas automotivas no mercado. A Lei do Insulfilm, como é conhecida pelos motoristas, determina o uso dos modelos antivandalismo, transparente e fumê e especifica os graus de transparência para cada posição dos vidros.

“Existem regras rígidas na aplicação de películas automotivas. O condutor tem que ficar atento às normas do CONTRAN para não ser penalizado. O correto é aplicar a película com grau de transparência de 75% no vidro dianteiro (para-brisa), 70% nos vidros das portas dianteiras e 28% nos vidros laterais traseiros e do fundo do veículo. Caso as películas não atendam as normas, o condutor é multado em R$ 195,23, além de receber cinco pontos na CNH, o veículo pode ficar retido para regularização”, cita Erivaldo Souza, especialista e responsável pela certificação do ‘Padrão RR em Qualidade de Aplicação’ da Ricardo Rasta Películas.

Para o especialista Ricardo Souza, películas da linha Antivandalismo RR são as que ganham destaques entre os motoristas mais exigentes e precavidos de Aracaju. O proprietário de carro de luxo e o gestor de frota de veículo empresarial optam por essa linha. Além de bloquear a maior parte dos raios nocivos à saúde do motorista, no caso o UVA, UVB e IV, a tecnologia internacional de fabricação deixa os vidros mais resistentes a impactos de colisão automotiva, evitando o estilhaçamento que fere gravemente o motorista. O uso da película é indicado para evitar tentativa de arrombamento automotivo, seja por pedrada ou paulada.

Películas RR com certifica de garantia de até 5 anos – Foto: RR Películas

Para os clientes mais apaixonados que investem na preservação do patrimônio, as películas da linha Air Blue, específica para reduzir a temperatura interna do veículo é a mais procurada pelos motoristas particulares e de aplicativos. De acordo com os gestores da RR Películas, a Air Blue tem certificações internacionais na função de bloquear a entrada dos raios solares que danificam os componentes do interior do veículo.

“A Air Blue RR regula a temperatura do interior do veículo, ela bloqueia a entrada de raios solares que impactam diretamente nos olhos do motorista, evitando problemas de visão e fadiga física. A maior incidência de câncer do Brasil é o de pele, pesquisas científicas comprovam que as películas fabricadas com o mais alto grau de tecnologia, evitam manchas e câncer de pele”, comenta o especialista Erivaldo Souza.

Películas Antivandalismo e Air Blue RR proporcionam saúde, segurança e economia – Foto: RR Películas

Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estendeu a campanha Dezembro Laranja, ela passou a se chamar Verão Laranja, o objetivo é de prolongar a campanha social até o término desta alta estação. O foco é alertar a população para o uso do protetor solar contra os raios ultravioleta, seja na praia, na piscina, no parque ou ao dirigir o automóvel, proteção é fundamental neste intenso verão.

Ricardo Rasta Películas Automotiva, Empresarial e Residencial

Endereço: Rua Itaporanga, nº 579, Bairro Getúlio Vargas, próximo ao Hospital do Tênis (Av. Predro Calazans), Aracaju/SE

Contatos WhatsAPP: (79) 99920-0521 / 99891-4705

Aracaju (SE), 21 de janeiro de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *