Notícias

Em Sergipe, black trunks está sendo o novo coronavírus

Grupos de notícias foram bombardeados por informações negativas relacionadas à prática esportiva surf no litoral de Sergipe. Vídeos e fotos de estacionamentos lotados de veículos nas praias da capital e na Caueira alertaram a imprensa e as autoridades públicas à gravidade do problema nos últimos dias.

Moradores do Povoado Caueira, em Itaporanga D´Ajuda, também demonstraram indignação nas redes sociais e pediram providêcias das autoridades referente a aglomeração dos surfistas de Aracaju na Orla da Caueira, em tempo extrema gravidade de pandemia da Covid-19.

Um morador se posicionou através de troca de mensagem no grupo local: “Realmente está ficando meio assustador para os moradores, pois nos fins de semana não só os surfistas, mas os veranistas estão vindos como se fosse um fim de semana comum, sei que muitos acham que são exageros as recomendações do isolamento, mas ação que respeito cabe”.

Imagem: Portal Governo de Sergipe

LEIA MAIS: Core Abdominal no Surf

“Estamos preocupados, pois, estamos mantendo quarentena, tomando providências possíveis, mas com o número de pessoas frequentando a praia e nossa região, ficaremos muito mais vulneráveis”, relato citado no grupo de moradores do Povoado Caueira.

Surf: imagem negativa na imprensa

Nas últimas semanas, surfistas e banhistas intensificaram a violação do descumprimento de interdição ao acesso de todas as praias da Adema – Administração Estadual do Meio Ambiente, autarquia do Governo de Sergipe. A imagem negativa ecoou na imprensa sergipana.

O site 93noticias.com.br publicou no último dia 06, matéria “Surfistas de Aracaju descumprem quarentena para pegar ondas em praias do interior”, citando as praias do litoral sul – Caueira, Dunas e Abaís são as mais frequentadas por praticantes do esporte que violam as restrições do decreto do Governo de Sergipe.

Imagem: Portal 93noticias.com.br

As emissoras de televisão também apresentaram matérias telejornalísticas nas últimas semanas, noticiando para os sergipanos o estacionamento da Orla da Atalaia, em especial, a Praia da Cinelândia, lotada de carros em um bom dia de ondas.

Para aquele que ama olhar o horizonte num dia ensolarado e relaxar ao lado dos amigos, praticar exercícios físicos ao ar livre e, em especial, surfar, não é tarefa fácil deixar de lado os hobbies na atual crise sanitária global do novo coronavírus.

LEIA MAIS: Assista os Jogos Mundiais de Surf de 1996 da ISA

Mas nada justifica violar decretos governamentais e romper limite de interdição de todas as praias de Sergipe decretado pela autarquia Estadual, Adema, independente de colocar em prática todas as medidas no máximo de segurança: uso do álcool gel 70º, máscara no rosto, manter distanciamento social e não compartilhar acessórios da prática esportiva.

Para muitos surfistas, o treino para manter a imunidade alta e o condicionamento físico acontece dentro de casa, com total segurança. O foco no momento é não se contaminar e preservar a saúde, a vida, a família, a sociedade e, consequentemente, não sobrecarregar o sistema de saúde pública.

A falta de atenção

O Sombreiro Surf alertou os surfistas sergipanos nos últimos meses, assim que foram noticiados oficialmente os primeiros casos da Covid-19, através de matérias jornalísticas e publicações nas redes sociais.

LEIA MAIS: MPF e MP/SE enviam recomendação a órgãos ambientais para proteger o bioma Mata Atlântica

Infelizmente, negligenciar o comportamento de isolamento social e romper os acessos às praias impostos pelas autoridades públicas não engrandece a imagem esportiva.

Muitos surfistas não levam a sério a infecção através do novo coronavírus. Eles se colocam como destemidos aos problemas de saúde originados pela Covid-19.

Imagem: Governo de Sergipe

Ninguém é invisível para o vírus nessa pandemia, nem os surfistas que se acham black trunks nas praias sergipanas. Preservar a vida e a saúde da família vale mais que um bom dia de surf. Agir com bom senso e ter empatia pelo próximo são regras básicas na atual crise.

Imagem: Governo de Sergipe

Nas últimas 24h o número de contaminados em Sergipe alcançou a marca de 2.032 pessoas em 52 municípios do total de 75. A Secretaria de Estado da Saúde registrou até o fechamento dessa matéria 37 vidas ceifadas pelo novo coronavírus e 14 óbitos em investigação.

Foto Destacada: Montagem SS / 93Notícias

Publicado: 13/05/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *