Golfinho encalhando na Praia da Cinelândia é encontrado por banhistas
Banhistas encontraram na beira da Praia da Cinelândia, Atalaia, um filhote de golfinho da espécie boto-cinza, na tarde de quinta-feira 25. De acordo com o vídeo publicado nas redes sociais, o animal marinho não tem machucado gerado por rede de arrasto de embarcações pesqueiras.
A “bycatch” é a prática de pesca artesanal também realizada por rede de arrasto em alto mar. Ela é responsável pela morte de diversas espécies marinhas, incluindo os golfinhos. O Projeto Tamar contabilizou 2.148 mortes de tartarugas marinhas por encalhes no litoral dos estados de Sergipe e Bahia em 2018.
O primeiro swell de inverno atingiu o litoral sergipano no início desta semana. As ondas quebraram acima de 1,5m no outside das praias da Atalaia, deixando o mar balançado e com forte correnteza na movimentação da maré.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS: Está oficialmente aberta a Janela de Realização do 1º Surfland Big Waves Brasil
LEIA MAIS: Acredite em dias melhores
______________________________________________________________________________
Para especialistas, o modelo de pesca artesanal predatória, coloca em risco o processo de reprodução das espécies marinhas.
Surfistas experientes citaram nos grupos de redes sociais que o golfinho se deslocou à beira da praia por meio das fortes correntezas. A espécie marinha chegou exausta na areia da Praia da Cinelândia. Os banhistas ligaram para Centro Integrado em Operações de Segurança Pública – Ciosp e solicitaram o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.
O Sotalia guianensis, nome científico do boto-cinza, é uma das menores espécies de catáceos, atingem até 2m e vivem em águas costeiras, baias, enseadas e estuários, a exemplo dos rios Sergipe e Vaza Barris.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS: Novo decreto governamental adia abertura das praias sergipanas
LEIA MAIS: Edmilson “The Time” Misso na Praia do Meio
______________________________________________________________________________
Nas praias de Aracaju é comum entre os surfistas menos experientes confundirem as espécies de golfinhos com tubarão. A presença do Sotalia guianensis é visível para os banhistas na Praia dos Artistas, na boca do Rio Sergipe. Eles nadam em grupos de 2 a 6 indivíduos e os poucos saltos embeleza naturalmente o ambiente praiano.
Nas praias da capital é comum os surfistas menos experientes confundirem as espécies de golfinhos com tubarão. A presença do Sotalia guianensis é visível para os banhistas na Praia dos Artistas, na foz do Rio Sergipe. Eles nadam em grupo de poucos indivíduos e seus saltos embelezam naturalmente o ambiente praiano.
Publicado: 26/06/2020