Liga Mundial de Surf cancela CT e QS 2020 e apresenta novo formato e calendário do Championship Tour 2021
O CEO da Liga Mundial de Surf (WSL), Erik Logan, anunciou na manhã dessa sexta-feira 17, através dos canais de comunicação da instituição, o cancelamento da temporada Chamipionship Tour (CT) e do Qualifyning Series (QS) 2020, devido à pandemia global do novo coronavírus (COVID-19).
A tomada de decisão aconteceu após inúmeras reuniões entre os principais colaboradores da WSL. Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) caracterizou e emitiu o alerta pandêmico, em 11 de março, a entidade máxima do surf mundial, apresentava comunicados de adiamento e cancelamento das etapas aos competidores e imprensa.
Nos últimos meses, os números de vítimas ampliaram significativamente nas regiões apontadas pela OMS (Américas, Europa, Mediterrâneo Oriental, Sudeste da Ásia, África e Pacífico Ocidental), pressionando o cancelamento dos dois principais circuitos mundiais de surf da WSL.
O risco de contaminação é real globalmente. A segurança dos atletas, staff, da legião de fãs que acompanham as etapas e as comunidades foram colocados em primeiro lugar pelos principais colaboradores.
“Acreditamos que o surf é um dos esportes que precisa de muita segurança para ser realizado nesta época do Covid. Temos um enorme respeito pelas preocupações contínuas de muitas pessoas na nossa comunidade, enquanto o mundo trabalha para solucionar tudo isso”, afirmou o CEO Erick Logan em vídeo e matéria jornalística no site da WSL.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS: Campeão mundial pro júnior, Lucas Vicente treina no Rio e em Saquarema durante a quarentena
LEIA MAIS: Golfinho encalhando na Praia da Cinelândia é encontrado por banhistas
______________________________________________________________________________
Temporada 2021
Após o anúncio do cancelamento, novas atualizações e alterações foram apresentadas. A Liga Mundial de Surf confirmou o início da temporada 2021 ainda neste ano no Havaí. No mês de novembro, as mulheres disputam na ilha de Maui e em dezembro os homens na ilha de Oahu.
De acordo com a entidade, existe a dependência de aprovação do Estado do Havaí e das entidades locais. As restrições de viagens internacionais, que já é realidade entre países, serão determinantes para iniciar a nova temporada.
O evento especial “The WSL Finals”, que será realizado em um único dia no mês de setembro em algum lugar, definirá os vencedores dos títulos mundiais das categorias masculino e feminino 2021.
Confira o novo formato e calendário do Championship Tour 2021 apresentado pela Liga Mundial de Surf:
“The WSL Finals” – os títulos mundiais feminino e masculino serão decididos em um único dia de competição, denominado “The WSL Finals”. Após o término da temporada de dez eventos do CT, as cinco mulheres e os cinco homens mais bem ranqueados, lutarão por seus respectivos títulos em um novo formato de “surf-off” (sistema mata-mata) em uma das melhores ondas do mundo.
Mesmo número de etapas no CT masculino e feminino: O CT de 2021 será realizado com o mesmo número de 10 eventos para mulheres e para homens pela primeira vez na história, com as mulheres se juntando aos homens para competirem novamente no Taiti, o que não acontece para elas desde 2006.
Novo calendário dos circuitos: além do novo formato do CT, o calendário será atualizado para criar temporadas distintas entre o CT e o Challenger Series (CS). A partir de 2021, o CS será disputado entre os meses de agosto e dezembro. Já o Qualifying Series (QS), vai de janeiro até o final de junho de 2021, determinando os classificados para competir no Challenger Series. Os pontos das etapas do QS disputadas em 2020 serão computados no QS de 2021.
Essa evolução faz parte de uma discussão de vários anos e o formato final foi definido em uma colaboração conjunta entre os surfistas, patrocinadores e a WSL.
“Trabalhamos extensivamente em colaboração com a equipe de Tours e Competition da WSL nessas novas mudanças e estamos muito empolgados com as novas atualizações no formato”, disse Tatiana Weston-Webb, representante das atletas da WSL. “A nova temporada do CT, as mulheres indo competir no Taiti novamente e o compromisso da WSL em criar mais oportunidades para os novos talentos nas regiões, são mudanças que, sem dúvidas, irão ajudar a criar os futuros campeões mundiais do surfe”.
“Eu mal posso esperar para colocar a lycra e competir novamente”, disse Filipe Toledo, vencedor do Oi Rio Pro em Saquarema em 2018 e 2019. “Estou animado com as mudanças no formato com a WSL Finals e ansioso para ver como essas mudanças poderão criar uma nova dinâmica no circuito mundial”. Calendário do World Surf League Championship Tour 2021*:
*Todos os eventos estão sujeitos a alterações conforme as atualizações do COVID-19.
Shiseido Maui Pro presented by Roxy: Maui, Havaí:
25 de novembro a 6 de dezembro de 2020
Billabong Pipeline Masters: Oahu, Havaí:
8 a 20 de dezembro de 2020
MEO Pro Portugal: Peniche, Portugal
18 a 28 de fevereiro de 2021
Corona Open Gold Coast presented by Billabong: Queensland, Austrália:
18 a 28 de março de 2021
Rip Curl Pro Bells Beach: Victoria, Austrália
1 a 11 de abril de 2021
Margaret River Pro: West Australia, Austrália:
16 a 26 de abril de 2021
Oi Rio Pro presented by Corona: Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil
20 a 29 de maio de 2021
Surf Ranch Pro: Califórnia, EUA
10 a 13 de junho de 2021
Quiksilver Pro G-Land: Indonésia
20 a 29 de junho de 2021
Corona Open J-Bay: África do Sul
7 a 19 de julho de 2021
Outerknown Tahiti Pro: Teahupo’o, Tahiti:
26 de agosto a 6 de setembro de 2021
The WSL Finals: local a ser definido
8 a 16 de setembro de 2021
Os ajustes no CT de 2021 começam pela inédita WSL Finals, provocando algumas mudanças de praias no calendário. Devido não ser a época ideal de ondas, o Championship Tour não terá mais o evento da França. No entanto, a WSL em parceria com a Quiksilver e a ROXY, está comprometida com a região e tem esperanças em promover um importante evento do Challenger Series em Hossegor em 2021.
Novo corte no meio da temporada de 2022
Além dessas mudanças para 2021, um corte no meio da temporada será introduzido para o CT em 2022, para reduzir o número de competidores para a segunda metade do circuito, de 36 para 24 surfistas na categoria masculina e de 18 para 12 na feminina. Os eventos poderão ser realizados nas melhores épocas de swell em lugares como G-Land e J-Bay, visando assegurar que as estrelas do esporte possam se enfrentar com mais frequência. Devido aos desafios do COVID-19 e do ano em transição em 2021, o corte não será implementado até a temporada de 2022, o que significa que todos os qualificados para o CT 2020 surfarão uma temporada completa quando o Tour retornar no final deste ano.
Mais informações sobre eventos regionais – incluindo o CS, QS, Big Wave, Longboard, Pro Junior – serão disponibilizadas nas páginas de eventos regionais no WorldSurfLeague.com.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS: Homenagem: jornalista Amaral Cavalcante valorizou o surf sergipano
LEIA MAIS: Poluição plástica aumenta nos rios e praias de Aracaju
______________________________________________________________________________
WSL Countdown: eventos especiais serão realizados na Austrália, EUA e Europa
Buscando levar o surfe competitivo para os fãs do esporte durante este período de muitas restrições para viagens internacionais, a WSL realizará uma série de eventos regionais de exibição com surfistas do CT, denominados de WSL Countdown, nos EUA, Austrália, Portugal e França.
Nos EUA, o Surf Ranch sediará o Rumble at the Ranch, um evento especial de equipes mistas no mês de agosto. Na Austrália, o Australian Grand Slam apresentará eventos no formato “strike mission” na Gold Coast e em Margaret River nos meses de setembro e outubro. Na França e em Portugal, acontecerá a Euro Surf Cup com estrelas regionais do CT no final de setembro e início de outubro.
A WSL desenvolveu protocolos de saúde e segurança para esses eventos locais, em colaboração com organizações de saúde pública, autoridades locais e estaduais, utilizando diretrizes estabelecidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, Organização Mundial da Saúde e pelas melhores práticas emergentes estabelecidas por outras ligas e eventos esportivos ao vivo somente para transmissão, sem presença de público.
Esses eventos de exibição de pré-temporada, utilizarão uma variedade de formatos e serão disputados por alguns dos melhores surfistas do mundo. Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pelo WorldSurfLeague.com. Mais detalhes sobre a WSL Countdown estarão disponíveis em breve.
*Com informações da Liga Mundial de Surf.
Foto Destacada: Italo Ferreira e Gabriel Medina na final do Billabong Pipe Masters no Havaí em 2019 – Foto: Kelly Cestari / WSL
Publicado: 18/07/2020