CompetiçõesJogos OlímpicosTóquio 2020

Surfe fecha a lista de classificados para a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio

França leva o ouro na disputa por equipes do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021, última prova qualificatória para a Olimpíada

Chegou ao fim neste domingo (6), nas ondas de La Bocana, em El Salvador, o último evento qualificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O histórico Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2021 reuniu mais de 250 atletas, de 51 nações, durante nove dias de altas ondas no país da América Central. Enquanto o francês Joan Duru e a australiana Sally Fitzgibbons comemoraram os títulos individuais, a França foi a grande campeã por equipes.

Além de distribuir medalhas de ouro nas categorias masculina, feminina e por seleções, o ISA World Surfing Games teve como grande atrativo a definição dos últimos atletas classificados às Olimpíadas do Japão. O maior evento esportivo do Planeta estava marcado para 2020, mas precisou ser adiado para este ano devido à pandemia de Covid-19.

No total, foram 12 atletas que carimbaram vaga em Tóquio com a realização do Mundial da ISA em El Salvador. A lista olímpica de 40 nomes, 20 no masculino e 20 no feminino, foi fechada apenas neste domingo com o japonês Hiroto Ohhara, quarto lugar no ISA Games, garantindo a última vaga ainda em aberto.

Agora, o próximo compromisso destes atletas é no “Festival Olímpico de Surfe”, que será realizado em Shidashita, a 60 quilômetros de Tóquio, a partir de 25 de julho. Serão no máximo dois representantes por país em cada gênero e o Time Brasil contará com Italo Ferreira, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima na aguardada estreia do surfe como modalidade olímpica.

Mas outros países também terão os seus times completos no Japão e prometem chegar forte em busca da inédita medalha de ouro. Casos dos Estados Unidos, França, Austrália, Peru e o próprio país-sede dos Jogos. Nações com menos tradição no esporte, como Israel, Marrocos, Alemanha, Equador e Argentina, também terão representantes nas ondas de Shidashita e prometem abrilhantar ainda mais a disputa.

Aperitivo para o Japão

Disputado entre os dias 29 de maio e 6 de junho em El Salvador, o ISA World Surfing Games serviu como aperitivo para aqueles que aguardam a estreia do esporte em um palco olímpico. Realizada nos palanques de El Sunzal e La Bocana, a disputa reuniu a nata da modalidade e distribuiu medalhas de ouro nas categorias masculina, feminina e por equipes.

No feminino, a australiana Sally Fitzgibbons – que já havia garantido o seu lugar em Tóquio através do ranking do Championship Tour da WSL de 2019 – levou a melhor na grande final deste domingo sobre as portuguesas Yolanda Hopkins (2ª) e Teresa Bonvalot (3ª), além da peruana Daniella Rosas (4ª).

Em ondas de 1 metro, Sally sobrou na finalíssima ao arrancar 7.60 e 6.50 dos juízes logo em suas duas primeiras ondas. Também garantida nos Jogos, Yolanda Hopkins terminou com a prata e precisando de nota 9.23 para virar o placar. Bronze em El Salvador, Teresa Bonvalot também carimbou o seu passaporte para o Japão, assim como a atual campeã Pan-Americana, Daniella Rosas.

No masculino, a final foi uma disputa particular entre França e Japão. Joan Duru e Jeremy Flores defenderam a bandeira do país europeu na bateria decisiva do evento, enquanto Kanoa Igarashi e Hiroto Ohhara provaram mais uma vez que o Japão é uma nova potência do esporte e poderá muito bem deixar as medalhas em casa durante os Jogos Olímpicos.

Mesmo de fora das Jogos, já que as vagas da França ficaram com Michel Bourez e Jeremy Flores (também pelo ranking do Championship Tour de 2019), Joan Duru roubou a cena de backside nas direitas de La Bocana e conquistou o cobiçado título de campeão mundial do ISA Games, ajudando também o seu país a faturar a medalha de ouro por equipes.

O atleta somou 7.67 e 7.27 nas suas melhores ondas, descartando ainda uma nota 7.13. Com 7.07 e 6.67 no somatório, Kanoa ficou com a medalha de prata. Jeremy Flores saiu com notas 7.27, 5.67 e a medalha de bronze. Hiroto Ohhara terminou em quarto, mas teve motivos de sobra para comemorar, já que ficou com a última vaga ainda em aberto para os Jogos Olímpicos.

Cronograma olímpico

O dia 25 de julho de 2021 será uma data histórica para o surfe. O cronograma para a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos já está definido e o evento terá como sede as ondas de Shidashita, em Chiba, a cerca de 60 quilômetros de Tóquio.

O surfe terá quatro dias seguidos de disputas. Em caso de falta de ondas nesse período, a programação prevê mais quatro dias de backup, de 29 a 1º de agosto.

O “Festival Olímpico de Surfe”, como o Comitê Organizador denomina a modalidade, terá 40 atletas, sendo 20 no masculino e 20 no feminino, com no máximo dois representantes por país em cada gênero.

El Salvador ISA World Surfing Games 2021

Resultados

Masculino

1 Joan Duru (FRA)

2 Kanoa Igarashi (JAP)

3 Jeremy Flores (FRA)

4 Hiroto Ohhara (JAP)

Feminino

1 Sally Fitzgibbons (AUS)

2 Yolanda Sequeira (POR)

3 Teresa Bonvalot (POR)

4 Daniella Rosas (PER)

Equipes

1 França
2 Japão
3 Portugal
4 Peru

Atletas classificados aos Jogos Olímpicos de Tóquio

Masculino

Brasil: Italo Ferreira e Gabriel Medina

EUA: John John Florence e Kolohe Andino

França: Jeremy Flores e Michel Bourez

Austrália: Owen Wright e Julian Wilson

Peru: Lucca Mesinas e Miguel Tudela

Japão: Kanoa Igarashi e Hiroto Ohhara

Nova Zelândia: Billy Stairmand

África do Sul: Jordy Smith

Marrocos: Ramzi Boukhiam

Indonésia: Rio Waida

Alemanha: Leon Glatzer

Portugal: Frederico Morais

Chile: Manuel Selman

Argentina: Leandro Usuna

Feminino

Brasil: Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima

EUA: Carissa Moore e Caroline Marks

Austrália: Stephanie Gilmore e Sally Fitzgibbons

França: Johanne Defay e Pauline Ado

Peru: Daniella Rosas e Sofia Mulanovich

Portugal: Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot

Costa Rica: Leilani McGonagle e Brisa Hennessy

Japão: Amuro Tsuzuki e Mahina Maeda

Israel: Anat Lelior

Nova Zelândia: Ella Williams

Equador: Dominic Barona

África do Sul: Bianca Buitendag

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS: 

Equador volta ao Circuito Mundial de Surfe Profissional nesse mês, após 15 anos, com duas etapas do WSL Qualifying Series

Mais da metade dos resíduos de plástico do mundo são gerados por 20 empresas: ‘A catástrofe acena’

Yago Dora: Top 4 do Rip Curl Rottnest Search

Terra perdeu impressionantes 28 trilhões de toneladas de gelo em apenas 23 anos

Reta final do maior Prêmio do Surf Brasileiro em 2020/21!

Funcap apresenta programação do Encontro Nordestino de Cultura 2021

Seleção Brasileira se despede do ISA World Surfing Games 2021 com as quatro vagas olímpicas confirmadas

ISA Games El Salvador: casos de Covid-19 acende o sinal de alerta

Edmilson: “The Time” na Orlinha da Coroa do Meio

______________________________________________________________________________

Programação do Festival Olímpico de Surfe

Domingo, 25 de julho

Round 1 da categoria masculina

Round 1 da categoria feminina

Round 2 da categoria masculina

Round 2 da categoria feminina

Segunda-feira, 26 de julho

Round 3 da categoria feminina

Round 3 da categoria masculina

Terça-feira, 27 de julho

Quartas de final da categoria masculina

Quartas de final da categoria feminina

Semifinal da categoria masculina

Semifinal da categoria feminina

Quarta-feira, 28 de julho

Bateria da medalha de bronze feminina

Bateria da medalha de bronze masculina

Bateria da medalha de ouro feminina

Bateria da medalha de ouro masculina

Cerimônia de entrega de medalhas feminina

Cerimônia de entrega de medalhas masculina

Link para mais fotos, clique aqui.

Fotos: ISA / CBSurf

Fonte: CBSurf por e-mail

Publicado: 07/06/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *