Meio AmbienteNotícias

Ninho de tartarugas é encontrado na Praia do Havaizinho

O fato chama atenção à fiscalização de veículos que trafegam nas praias da capital. O condutor pratica crime ambiental e coloca o banhista em risco de atropelamento ou acidente

Na manhã do badalado feriado pandêmico de São Pedro em Aracaju, ensolarada terça-feira 29, na Praia do Havaizinho, a equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe localizou um ninho de tartarugas próximo aos bares da areia da praia.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

Conforme a matéria do portal Infonet, a equipe GBS acionou a Fundação Projeto Tamar para retirar os ovos e encaminhá-los para o Oceanário de Aracaju, localizado na Orla de Atalaia. O biólogo Rauber Garcia relatou que a equipe monitora os ovos na incubadora e o período de nascimento dos filhotes pode variar entre 45 e 60 dias.

Tráfego de veículo no litoral

A ocorrência envolvendo ninho de tartarugas na Praia do Havaizinho chama atenção para o condutor que viola as legislações vigentes ao transitar com o veículo na areia da praia. Nas dunas do melhor pico surfe da capital, em dias de boas ondas, é fácil observar alguns veículos estacionados de frente para o mar.

Trafegar com veículos na faixa de areia coloca em risco grande parte da biodiversidade litorânea. No caso das tartarugas, afasta as fêmeas do processo de desova, coloca os filhotes em risco de atropelamento e os ninhos podem ser compactados.

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

Nos últimos anos, o índice de atropelamentos e acidentes envolvendo banhistas nas praias sergipanas aumentou e, consequentemente, ganhou exposição midiática e clamor social. A pedido do Ministério Público Federal (MPF), em ação civil pública ajuizada em 2014, a Justiça proibiu o tráfego de veículos na faixa de areia do litoral sul de Aracaju, em maio de 2021.

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) ficou responsável em impedir o tráfego de veículo da Praia da Aruana até a foz do Rio Vaza Barris, cabendo apreender aqueles que desrespeitarem a proibição.

Os réus da ação Prefeitura de Aracaju, SMTT e o Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária (DER) interpuseram recursos contra a sentença, mas as medidas devem ser cumpridas pelo município e a superintendência, de acordo com a legislação.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS: 

Cantor do UB40 anuncia aposentadoria

Edgard Groggia e Daniella Rosas conquistam os títulos do Corona Open Salinas Surf City no Equador

Luan Luduvice: a arte de fotografar o esporte surfe

Premiação recorde para medalhistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Corona Open Salinas Surf City define as quartas de final femininas na quinta-feira no Equador

Encerrada a ‘Janela de Competição’ do Prêmio Surfland Big Waves Brasil / Mormaii!

Adilson Junior registra onda na Praia das Dunas

______________________________________________________________________________

Legislações

O condutor que trafega com veículo automotor nas praias de Sergipe viola legislações municipais de trânsito, o Artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro, ou legislações ambientais federais

Alguns surfistas foram autuados por dirigir ou estacionar nas áreas de reservas ambientais fiscalizadas pelas autoridades federais, a exemplo da Reserva Biológica de Santa Isabel (Rebio Santa Isabel), na cidade de Pirambu, litoral norte. Muitos condutores perderam o sono devido ao alto valor da multa federal, além de responder processo jurídico do auto de infração.

Foto: Governo Federal

Segundo informações da CPtran – Companhia de Polícia de Trânsito, o motorista flagrado transitando na areia da praia comete infração média, perde quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e é multado em R$130,16.

Fundação Projeto Tamar

Segundo a Fundação Projeto Tamar, instituição que atua na proteção das tartarugas marinhas há mais de 40 anos, Sergipe é um dos estados com maior quantidade de desova da tartaruga-oliva no Brasil. A espécie frequenta os 125 km de litoral em quase todo o ano como padrão reprodutivo e constrói ninhos nas areias das praias para realizar a desova. A campanha SOS Ninhos mostra à sociedade que as tartarugas marinhas são as moradoras mais antigas da Praia de Pirambu, e destaca a importância de respeitar o processo de reprodução desta espécie.

Campanha de educação ambiental da Fundação Projeto Tamar – Foto: Tamar

A primeira base de pesquisa da Fundação Projeto Tamar foi construída no município de Pirambu, em 1981. O trabalho exaustivo dos biólogos na preservação das tartarugas marinhas é de fundamental importância à biodiversidade e, atualmente, o litoral sergipano é uma das áreas mais relevantes de reprodução da espécie oliva no oceano Atlântico Ocidental.

Foto Destacada: Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

Publicado: 01/07/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *