CompetiçõesNotícias

Uma emocionante estreia no surfe na praia de Tsurigasaki

A praia de Tsurigasaki tem um dos melhores surfe do Japão – e será a casa da emocionante estreia olímpica do novo evento. O teste para Tóquio 2020 mostrou o melhor que o esporte tem a oferecer.

Ondas de classe mundial, agilidade impressionante, atrasos no tempo e a intervenção de uma tartaruga marinha contribuíram para um evento de teste de surf altamente agitado – e bem-sucedido – na Praia de Tsurigasaki, Japão.

A competição de quatro dias, de 18 a 21 de julho como parte da série Ready Steady Tokyo, deu ao Comitê Organizador e à International Surfing Association (ISA) uma boa preparação para o evento do próximo verão.

São necessários quatro dias para a competição acontecer, mas Tóquio 2020 proporcionou uma janela de oito dias, de 25 de julho a 1 de agosto, para garantir. Vinte homens e 20 mulheres vão competir em Tóquio 2020; no evento-teste, 40 surfistas japoneses participaram para replicar o formato exato da competição olímpica.

Getty Images

A primeira rodada apresenta quatro atletas por bateria, enquanto a segunda rodada tem cinco; a partir da terceira rodada, foi uma competição frente a frente. Os atletas com as duas pontuações mais altas em 10 continuarão para a próxima rodada, com cada bateria durando 30 minutos.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS: 

Dia Mundial do Rock

Proibido em partes do Brasil no passado, skate vira força Olímpica do país

Tóquio 2021: surfe olímpico tem baterias definidas

Tóquio 2021: assista os melhores momentos da última qualificação olímpica surfe

Brasil classifica 8 dos 10 atletas masculinos da América Latina para o Challenger Series

Ctcae: Surfe liberado nos fins de semana em Sergipe

Ninho de tartarugas é encontrado na Praia do Havaizinho

Cantor do UB40 anuncia aposentadoria

Luan Luduvice: a arte de fotografar o esporte surfe

Premiação recorde para medalhistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Adilson Junior registra onda na Praia das Dunas

______________________________________________________________________________

O nevoeiro e as pequenas pausas na quinta-feira atrasaram o início da competição. Os organizadores também tiveram que enfrentar o desafio imprevisível de uma tartaruga marinha botando seus ovos durante a noite, a poucos metros da área de observação dos jurados.

Depois que as ondas aumentaram – e com os ovos intactos – as coisas começaram a andar em segurança. O tempo do fim de semana foi muito variável, de chuva forte a sol forte, o que forneceu mais informações sobre as diferentes condições que os surfistas podem enfrentar enquanto procuram se tornar os primeiros medalhistas de ouro olímpicos de seu esporte.

Getty Images

A praia, situada na costa do Pacífico da província de Chiba, a cerca de 62 km a sudeste de Tóquio, é famosa por suas ondas consistentes e de classe mundial e atrai 600.000 surfistas todos os anos.

As quebras mediram entre 1 e 1,5 metros durante o evento teste, o que será aceitável para a nata da safra mundial de surf no próximo ano.

“Dependemos da Mãe Natureza, dependemos das condições naturais tal como se apresentam”, disse Robert Fasulo, Diretor Executivo do ISA. “Estamos muito confiantes e parte do motivo de estarmos aqui neste período é para ver como estão as condições durante a formatação.”

Hiroto Ohhara venceu o evento masculino, enquanto Minami Nonaka levou o ouro feminino. Os próprios surfistas deram sinal de positivo para o local e arredores.

“Venho muitas vezes aqui para praticar e há boas ondas”, disse Shino Matsuda. “Este é um local absolutamente bom para uma competição de surf de classe mundial.”

Getty Images

“Eu nasci em Tóquio e posso ir às Olimpíadas de Tóquio – isso me faz sentir muito bem”, acrescentou Arashi Kato.

Fasulo concluiu: “As três maiores lições foram que o formato do evento funciona, as ondas estão absolutamente dentro do padrão para realizar um evento de alta qualidade e de nível mundial, e podemos inovar um pouco na forma como apresentamos o esporte”.

“Estou muito feliz por estar aqui, é realmente grande”, disse Kenta Ishikawa, resumindo o clima geral. “Nunca vi nada assim antes – estou muito feliz.”

Se as tartarugas permitirem, os olímpicos devem se sentir da mesma forma no próximo verão.

Fonte: Olimpíadas

Publicado: 15/07/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *