Notícias

Pegar onda com ícones do surfe é um dos privilégios de participar do Surf Experiences

A cada edição do Surf Experiences, Phil Rajzman, atleta da elite mundial, convida grandes nomes que fizeram a história do surfe no Brasil. Essa 5ª edição, que será realizada de 17 a 19 de dezembro, na praia de Geribá, em Búzios/RJ, terá a participação especial do carioca Daniel Friedamnn, 65 anos, que fez parte da geração dos anos 60 mudando os rumos do esporte no País e influenciou surfistas nas décadas seguintes. “Daniel é o primeiro brasileiro a conquistar uma etapa de circuito mundial da história, campeão do Waimea 5000 (realizado no Quebra-Mar, Barra da Tijuca) e que acumula mais vitórias no circuito mundial na Austrália. Além de ser um grande ícone da história, tenho um carinho especial por ele porque quando comecei a surfar na escolinha do Rico de Souza, com 7 anos de idade, Daniel era um dos professores e me deu muitas dicas boas”, conta Rajzman.

Segundo o atleta, depois de sua carreira na pranchinha, Daniel colecionou títulos também no longboard. “Para mim Daniel representa o surfe e essa relação de conhecimento com a natureza, este espírito sintonizado com a frequência do mar para escolher as ondas certas, saber em cada onda o movimento e a manobra que será feita. É um prazer tê-lo no Surfe Experiences”, completa Rajzman, bicampeão mundial de longboard (2007 e 2016).

Daniel Friedmann, ícone do surfe (crédito: Fernando Fedoca Lima)

“O evento do Phil é muito legal. Ensinar o surfe, falar sobre o esporte, transmitir as mensagens boas para as novas gerações e para todos que querem realmente conhecer um pouco do que todos nós passamos para chegar até aqui é realmente sensacional. Também esse envolvimento da família toda e a natureza faz um bem danado. Acho isso incrível e fico feliz de ter a oportunidade de participar junto com ele”, afirma Friedmann, que começou com 11 anos de idade e coleciona títulos, venceu mais de 20 campeonatos e fez mais de 30 finais. Além de ser um respeitado shaper. Friedmann é da geração composta por surfistas como Ricardo Bocão e Rico de Souza (convidado da última edição do Surf Experiences), que continua surfando e influenciando novos talentos do esporte.

O Surf Experiences é sem dúvida uma excelente oportunidade para as famílias que participam – geralmente filhos com seus pais e até avós – surfarem com ícones do esporte. No evento também a presença de outra lenda do surfe brasileiro Vitorino James, campeão mundial de longboard, com 240 troféus conquistados. “Essa oportunidade que proporcionamos de as pessoas conhecerem, pegarem onda junto, conviverem e trocarem informações com grandes nomes do esporte brasileiro, recebendo os toques desses ícones dentro da água, vivenciando o estilo de vida do surfe, é sem dúvida o que mais deixa a galera neste alto astral e sempre com vontade de querer mais”, diz Rajzman.

Daniel Friedmann, ícone do surfe (crédito: Fernando Fedoca Lima)

Além das aulas de surfe e rodas de conversa, uma novidade dessa edição será a presença do professor Bruno Castello da Costa, fundador do curso Rio Surf Survive de sobrevivência na arrebentação, que falará aos participantes sobre “Autonomia do Surfista na Arrebentação”. Ele ensina treinamentos para entrar e sair do mar com a prancha e passar a arrebentação. “O Bruno é uma referência no oceano e fará todos entenderem, por meio de aulas práticas, as questões que conversamos muito na teoria, de como funcionam essas correntes de retorno, entrada e saída do mar, uma experiência nova que a galera”, explica Rajzman.

Nesta edição, o Surf Experiences promoverá também uma trilha em Búzios: “será um caminho possível de ser feito com a família, com um visual maravilhoso, e poderemos observar lá de cima o mar, as ondulações, as formações das ondas, conversar sobre o vento e a corrente, a direção de swell, entre outras questões”, informa o bicampeão mundial. “O surfe tem muito essa relação de desbravamento, de busca pela onda perfeita, que nunca foi surfada. É muito comum o surfista fazer uma trilha para conseguir pegar uma onda incrível”, conclui.

Daniel Friedmann, ícone do surfe (crédito: Fernando Fedoca Lima)

A clínica, realizada desde 2019, é voltada para todas as idades e para todos os níveis de surfe, tem o intuito de unir gerações ao redor da cultura do surfe. “Essa 5ª edição está bem próxima da última que promovemos. Temos recebido muitos elogios e pedidos da galera que participou das clínicas anteriores para que haja mais, e um índice altíssimo de pessoas retorna, em torno de 80%”, conta Rajzman.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Robson Fraga é vice-campeão do Macumba Longboard Classic Surf Festival e está preparado para o Campeonato Brasileiro de Longboard em Jericoacoara/CE

Justiça Federal em Sergipe vai julgar ações sobre derramamento de óleo em praias do Nordeste

Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves termina com finais espetaculares na Praia de Itaúna

Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf

Longboard: Robson Fraga é campeão brasileiro no Festival Multicultural Viva

Tom Morey, inventor do Boogie Board, morre aos 86 anos

Inverno 21: Amarildo Lima ataca o lip da Tiririca

Inverno 21: Nicodemos Ramos no lugar certo da Praia das Dunas

MPF ajuíza ação para suspender audiência pública virtual sobre perfuração de poços de petróleo na Bacia Sergipe-Alagoas

______________________________________________________________________________

O atleta costuma dizer que o surfe é uma família, é um estilo de vida. “Uma vez que você entra para Ohana (família no estilo havaiano de se falar), sempre fará parte. Temos tido muitas alegrias durante as clínicas e fazemos um valor especial para quem já participou ou é nosso cliente na aquisição de pranchas.”  

Daniel Friedmann, ícone do surfe (crédito: Fernando Fedoca Lima)

Em suas clínicas, Rajzman, que já viajou o mundo, visa trazer a visão do surfe da Polinésia às praias brasileiras, para que o esporte seja visto também como um estilo de vida. As aulas são divididas em nível iniciante, intermediário e avançado. Os participantes ficam hospedados, fazem as refeições saudáveis e todas as atividades monitorados também por professores e a equipe de Rajzman. As inscrições são limitadas, os interessados devem contatar Bel no tel. 21 98888-7292.

A 5ª edição do Surf Experiences tem os apoios da Açailand de Búzios, Geribá Beach House, Hotel Le Relais la Borie, The Search House club, Três Chalés, Eduardo Vianna, O Pico Certo e Phil Rajzman Shapes. Além da Prefeitura Municipal de Búzios, Associação de Surf de Búzios (ASB) e Guarda Vidas Búzios.

Confira o vídeo de umas das clínicas para entender melhor seu conceito https://youtu.be/zekFQHiHM6c.

Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal “Phil Good” youtube.com/user/rajzman1 e no site www.philrajzman.com.br

Foto Destacada: Daniel Friedmann, ícone do surfe (crédito: Fernando Fedoca Lima)

Fonte: Casa do Bom Conteúdo

Publicado: 05/12/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *