Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil é a grande novidade do WSL Challenger Series 2022
A World Surf League está anunciando hoje o calendário atualizado do Challenger Series (CS) 2022, com oito etapas passando por seis países para os surfistas disputarem classificação para a elite do Championship Tour (CT). A grande novidade é o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, confirmado para os dias 1 a 8 de novembro na Capital Nacional do Surf. Com isso, a Praia de Itaúna será a primeira e única no mundo, a sediar etapas do Championship Tour e do Challenger Series na mesma temporada.
“É uma grande satisfação termos a cidade de Saquarema recebendo dois eventos das principais competições do mundo no mesmo ano”, destaca Ivan Martinho, CEO do escritório da World Surf League na América Latina. “Esse feito inédito da Praia de Itaúna ser a única a sediar etapas do CT e do CS, reitera a importância desse paraíso dos surfistas como um dos maiores palcos do esporte no mundo todo. Quero exaltar também o apoio da Corona, Banco do Brasil, Havaianas, 51 Ice, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Saquarema, por acreditarem no projeto e nos ajudarem a transformar esse sonho em realidade”.
O Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil é um evento produzido pela WSL Latin America e será realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema, Corona, Banco do Brasil, BB DTVM, Havaianas, 51 Ice e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento será promovido com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres, incentivado pela World Surf League. As etapas do Challenger Series são disputadas por 96 surfistas na categoria masculina, 64 na feminina e a competição será transmitida ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.
“Saquarema é, oficialmente, a única cidade do mundo que receberá os dois maiores eventos de surfe realizados pela WSL”, ressalta a prefeita de Saquarema, Manoela Peres. “Eu estou muito feliz e orgulhosa em compartilhar essa notícia e em receber mais uma vez grandes competições de surfe em nossas praias. Esses eventos são muito importantes para movimentar o turismo, a economia do nosso município e de toda a Região dos Lagos. É a quarta vez que nossa cidade sediará o Oi Rio Pro e agora teremos o Corona Saquarema Pro pelo Challenger Series, consolidando ainda mais o nosso município como a Capital Nacional do Surf”.
O Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil vai acontecer na reta final da temporada, então será decisivo na disputa pelas vagas para o CT 2023. Os integrantes da elite do CT deste ano, 34 homens e 17 mulheres, têm participação garantida. Entre eles, o surfista de Saquarema, João Chianca, o Chumbinho, que está estreando como titular na seleção brasileira da WSL esse ano. Ele terá a chance de competir em casa duas vezes, no Oi Rio Pro no mês de junho e no Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil em novembro.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Mudanças no clima agravam abastecimento de água e segurança hídrica
Rip Curl Pro Playa Grande abre a temporada 2022/2023 da WSL Latin America na Argentina
Vai começar a temporada 2022 do Circuito ASJ na Joaquina
Arábia Saudita anunciada como 110ª ISA Nação Membro
NAZA 10 expõe fotos das grandes ondas do “Canhão de Nazaré”
LayBack Pro promove sua segunda edição na Praia Mole de Florianópolis
79 Extreme Expression Session: o valor da amizade do bodyboard sergipano
Tatiana Weston-Webb radicaliza em Supertubos e vence o MEO Pro Portugal
41 jovens surfistas de todo o mundo premiados com bolsas ISA
Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil
Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco
Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf
______________________________________________________________________________
“Estou muito feliz com essa notícia incrível”, disse João Chianca. “Saquarema é conhecida como a Cidade do Surf, acho que ninguém fica desapontado com os eventos que rolam aqui e a ‘vibe’ na semana dos campeonatos é sempre gigantesca. Teve um evento QS 3000 aqui no ano passado, quando tive a oportunidade de fazer a final e, poder sentir o gostinho de me apresentar em frente de casa, de todos os meus amigos, da família, é o que me motiva a ser surfista profissional. Agora, ter a oportunidade de me apresentar em dois eventos com essa magnitude, vai ser incrível”.
Além dos 34 e das 17 tops do CT 2022, também têm presença confirmada em todas as oito etapas do WSL Challenger Series, mais 58 homens e 43 mulheres indicados pelos rankings das etapas do Qualifying Series, promovidas pelos sete escritórios regionais da WSL no mundo. Completam a quantidade de participantes de cada etapa, dois homens e duas mulheres do Mundial Junior da WSL e dois convidados (wildcards) e duas convidadas pelos organizadores dos eventos. Todas as vagas que sobrarem de tops do CT que não desejarem competir, serão substituídas por convidados (wildcards) que a WSL indicar.
O Challenger Series 2022 será iniciado na Austrália, logo após a quinta etapa do Championship Tour em Margaret River, quando haverá um corte na elite, de 34 para 22 homens e de 17 para 10 mulheres. Este grupo dos top-22 e das top-10, já estará classificado para o CT 2023 e seguirá competindo nas cinco últimas etapas da temporada, buscando terminar entre os 5 primeiros dos rankings que irão disputar os títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals. Os que ficarem abaixo da linha de corte, terão o Challenger Series para tentar se manter na elite.
A batalha pelas 10 vagas para a categoria masculina e pelas 5 da feminina, vai começar com duas etapas seguidas na Austrália, na Gold Coast de 7 a 15 de maio e em Sidney de 17 a 24 do mesmo mês. Mais duas acontecem no mês de julho, de 3 a 10 em Ballito na África do Sul e de 30 a 7 de agosto na Califórnia, Estados Unidos. Depois, vem a perna europeia em outubro, com uma etapa em Ericeira, Portugal, do dia 1 a 9 e de 12 a 23 em Hossegor, na França. O Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil será a penúltima do ano, de 1 a 8 de novembro na Praia de Itaúna. E a grande final é no Havaí, no Haleiwa Challenger, de 26 de novembro a 7 de dezembro em Haleiwa Beach.
CALENDÁRIO DO WSL CHALLENGER SERIES 2022:
1.a- Mai 07-15: Boost Mobile Gold Coast Pro apresentado pela Rip Curl na Austrália
2.a- Mai 17-24: Sydney Surf Pro apresentado pela Rip Curl em Manly Beach na Austrália
3.a- Jul 03-10: Ballito Pro apresentado pela O´Neill em Willard Beach na África do Sul
4.a- Jul 30-07: Vans US Open of Surfing em Huntington Beach na Califórnia, Estados Unidos
5.a- Out 01-09: EDP Vissla Pro Ericeira na Praia Ribeira D´Ilhas em Portugal
6.a- Out 12-23: Quiksilver & Roxy Pro France em Hossegor na França
7.a- Nov 01-08: Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil
8.a- Nov 26-07: Haleiwa Challenger em Haleiwa Beach, Oahu – Havaí
COVID-19 – A saúde e segurança dos atletas, staff e da comunidade local, são de extrema importância para a World Surf League, que trabalha em estreita colaboração com as autoridades de saúde locais, para implementar um robusto protocolo de segurança para todos, em relação ao Covid-19. Os procedimentos incluem triagem pré-evento em conformidade com as diretrizes estaduais e locais, que recomenda o uso de máscara em toda a arena do evento.
Fonte: João Carvalho – WSL Latin America Media Manager / Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications / Casa do Bom Conteúdo
Publicado: 28/03/2022