Orla da Atalaia: violência aumenta no cartão postal de Sergipe
Nos últimos dias a comunidade surf da Praia do Havaizinho, no bairro Atalaia, ficou estarrecida com o aumento da violência na Orla da Atalaia, principal cartão postal de Sergipe. O clima de insegurança toma conta dos frequentadores do local e a reclamação aumenta devido à iluminação precária em toda a extensão da Orla e nos principais pontos da faixa de areia.
Um surfista local, acompanhado de duas amigas, foram surpreendidos por três marginais na areia da Praia da Atalaia, em frente ao Posto de Salva-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. O fato ocorreu na quinta-feira (17), início da noite, quando o grupo de amigos estavam escutando música e curtindo o brilho da luz da lua que clareava o oceano.
“Eu estava com duas amigas na areia da praia escutando música, no início da noite, em frente ao Posto do Corpo de Bombeiro. Achei mais seguro ficar naquela região, mas fomos surpreendidos por três marginais desarmados. Entrei em luta corporal com dois elementos, a minha sorte foi o cabo de madeira do guarda-sol pertencente ao bar da areia. Enquanto me defendia, o terceiro ladrão levou a caixa de som JBL e os aparelhos celulares. As minhas duas amigas conseguiram correr, graças a Deus. O pior poderia ter acontecido!”, relatou à redação do Sombreiro Surf, o popular surfista vítima de assalto que pediu anonimato.
A violência ficou perceptível nos últimos meses na Orla da Atalaia, a imprensa sergipana vem noticiando várias ocorrências. Na região da Praça de Eventos, uma mulher foi esfaqueada na região do tórax após reagir a um assalto. Ela teve a sua bicicleta, aparelho celular e demais pertences roubados. A vítima foi socorrida pela equipe do SAMU e encaminhada para o Hospital João Alves Filho, ficando internada na Ala Vermelha.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Mudanças no clima agravam abastecimento de água e segurança hídrica
Rip Curl Pro Playa Grande abre a temporada 2022/2023 da WSL Latin America na Argentina
Vai começar a temporada 2022 do Circuito ASJ na Joaquina
Arábia Saudita anunciada como 110ª ISA Nação Membro
NAZA 10 expõe fotos das grandes ondas do “Canhão de Nazaré”
LayBack Pro promove sua segunda edição na Praia Mole de Florianópolis
79 Extreme Expression Session: o valor da amizade do bodyboard sergipano
Tatiana Weston-Webb radicaliza em Supertubos e vence o MEO Pro Portugal
41 jovens surfistas de todo o mundo premiados com bolsas ISA
Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil
Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco
Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf
______________________________________________________________________________
O site Tripadvisor, a maior empresa de orientação de viagens do Brasil, apresenta relatos no Fórum Aracaju de turistas vítimas de assaltos nos últimos meses. “Lugar de muita beleza natural, rios, praias e muitos, muitíssimos assaltos a turistas”, não divulgam e nem alertam, e tentam abafar todos os casos, segundo os próprios moradores”, cita um turista que foi vítima de assalto ao lado da sua família.
Na noite do último sábado (26), uma adolescente foi vítima de estrupo na areia da Praia da Bomba, na região dos Lagos, Orla da Atalaia. A Polícia Militar confirmou que a vítima estava ao lado de dois amigos (uma menina e um menino). Eles foram abordados por dois homens nos Lagos da Orla, em seguida, levados à areia da praia. Os marginais roubaram os pertences das vítimas e praticaram o estrupo.
O Sombreiro Surf alerta a sociedade praieira e aos turistas para o risco de violência na faixa de areia do litoral aracajuano, especialmente, no turno da noite. “Muitos banhistas ficam na areia da praia após o final de tarde. A água morna e a falsa sensação de segurança instigam a permanência. O banhista deve evitar o banho noturno ou passear na areia”, cita o surfista vítima de assalto na Praia da Atalaia.
No calçadão da Orla da Atalaia o perigo é constante e o cidadão de bem tem que estar sempre alerta. “O calçadão da Orla da Atalaia tem diversos pontos com iluminação precária. Há meses o problema é recorrente. A situação é grave, o cidadão fica exposto e vulnerável à violência. Não existe módulos da Guarda Municipal para manter a segurança na Orla da Atalaia, proteger o patrimônio público e a sociedade. Na verdade, a Orla está abandonada pelo poder público municipal. A ponte de madeira da Praia do Havaizinho está em reforma desde o mês de setembro de 2021. A insegurança no local é enorme! As quadras de esportes foram desativadas, afastando os praticantes de futebol, basquete e vôlei”, relata um surfista funcionário público que pediu anonimato.
O Sombreiro Surf fez a checagem prévia dos fatos narrados pelas fontes jornalísticas. Por se tratar de informações verdadeiras e de interesse público, os conteúdos foram divulgados respeitando o sigilo da fonte, que é uma garantia constitucional prevista no art. 5º, inciso XIV, in fine, da Constituição Federal. Caso alguma autoridade pública queira noticiar o direito de resposta, basta enviar e-mail para: jornalismo@sombreirosurf.com.
Publicado: 28/03/2022