EntrevistaLongboardNotícias

CBSurf Long Sup Wave: Roseildo Santos vence no Aracaju Sergipe Surf Festival

O longboard barra-coqueirense foi o melhor competidor sergipano entre todas as categorias das competições nacionais realizadas na Praia da Cinelândia, em Aracaju

Quem brilhou no Aracaju Sergipe Surf Festival foi o barra-coqueirense Roseildo Santos, consagrando-se campeão brasileiro da categoria Longboard +35, na primeira etapa do Circuito CBSurf Long Sup Wave, realizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), na Praia da Cinelândia, na capital sergipana, entre os dias 24 e 26 de junho.

O longboard Roseildo Santos, tem 41 anos, 25 dedicado ao surf de pranchinha e 15 de pranchão, é conhecido entre os surfistas sergipanos como “Monstro” ou “Monstrinho”. Os apelidos representam a sua atuação radical nas ondas da Praia da Cinelândia, ao vencer a categoria Longboard +35.

Nascimento Júnior (PE), Gabriel Aguirre (RN) e o grande campeão Roseildo Santos, o “Mostro“, no pódio da categoria +35 do Aracaju Sergipe Surf Festival CBSurf Long Sup Wave 2022 – Foto: CBSurf/@damangar

Monstro” é local da Praia da Costa, na Barra dos Coqueiros, município da Grande Aracaju, ele começou a praticar o longboard após receber incentivos dos amigos de outside. “Eu sempre gostei de competição de surf. E com o incentivo de alguns amigos que me viram surfar de longboard, eles me disseram que eu tinha um futuro grande surfando de longboard”, disse o campeão brasileiro da etapa 1 do Circuito CBSurf Long Sup Wave.

Roseildo Rita Farias dos Santos, o “Monstrinho”, ganhou destaque no cenário regional em 2011, quando venceu a categoria Longboard do Pena Surf Nordeste, penúltima etapa do circuito nordestino, realizada na Praia do Havaizinho, Orla da Atalaia, em Aracaju.

A radicalidade do “power surf” de “Monstrinho” chamou a atenção no Pena Surf Nordeste, com manobras de backside verticais, fluidas e conectadas, impondo muita pressão para jogar bastante água e alcançar o lugar mais alto do pódio.

Roseildo Rita Farias dos Santos, o “Monstrinho”, na etapa 1 do Circuito Brasileiro CBSurf Long Sup Wave, na Praia da Cinelândia, em Aracaju – Foto: Enviada/Atleta

A brilhante vitória de “Monstrinho” no Aracaju Sergipe Surf Festival CBSurf Long Sup Wave 2022, sinaliza que a categoria Longboard agrupa os melhores competidores da atualidade do surf sergipano.

Nos últimos anos, as principais vitórias do surf competitivo sergipano nos circuitos brasileiros são da categoria Longboard. Segundo surfistas experientes da Praia da Havaizinho, a ausência de um circuito estadual forte nos municípios surf sergipanos que: valorize os atletas com premiações financeiras e promova o acesso dos melhores competidores aos campeonatos nacionais e internacionais poderá ofuscar a chegada de novos atletas inspirados nos atuais campeões.

A inquestionável vitória de Roseildo Rita Farias dos Santos, o “Monstrinho”, na etapa 1 do Circuito Brasileiro CBSurf Long Sup Wave, reforça que os atletas do longboard sergipano merecem maior atenção dos poderes públicos, das indústrias e das empresas privadas que acreditam na influência positiva do esporte na vida de crianças, jovens e adultos.

O longboard Roseildo Santos manobrando forte de frontside – Foto: Arquivo/Atleta

Confira mais uma entrevista exclusiva do Sombreiro Surf Notícias (SS), com o grande campeão barra-coqueirense do Aracaju Sergipe Surf Festival da CBSurf 2022, Roseildo Farias (RF), o “Monstrinho” sergipano mais radical das ondas da Praia da Cinelândia.

(SS) – Como foi a sua preparação para disputar o Aracaju Sergipe Surf Festival da CBSurf?

(RF) – A minha preparação foi o apoio da minha família e do instrutor Beto Gringo que me deu o auxílio, pois há mais de 15 dias que eu não surfava.

(SS) – Analise as baterias da categoria Longboard +35 na primeira etapa do Circuito CBSurf Long Sup Wave?

(RF) – São competidores com a mesma capacidade que eu tenho no surf, porém nossas habilidades foram diferentes em relação ao mar.

(SS) – As condições das ondas não foram as melhores, atletas reclamaram da corrente, vento intenso e da qualidade das ondas. No seu ponto de vista, quais obstáculos foram superados para você chegar à grande final do Aracaju Sergipe Surf Festival da CBSurf, categoria Longboard +35?

(RF) – Meu obstáculo maior foi com meus adversários, porém não sentir dificuldade de enfrentar o mar, pois com o mar e o surf eu consigo me adaptar de qualquer forma.

Roseildo Santos verticaliza nas manobras de frontside – Foto: Arquivo/Atleta

(SS) – Na bateria final você surfou muito, venceu com a somatória de 11.50 pontos, contra 6.90 do segundo colocado. Qual foi a tática para surfar boas ondas na Praia da Cinelândia e se sagrar campeão brasileiro com ampla margem de pontos?

(RF) – Na verdade, não teve uma grande tática, a única coisa que tive foi calma e paciência para fazer os bicos mais longos que os meus adversários.

(SS) – A comunidade surf da cidade de Barra dos Coqueiros está em festa! Você entra para o “Hall dos Atletas Sergipanos Campeões em Etapas Nacionais de Surf”. Monstro, como foi a recepção no seu pico surf, a Praia da Costa? Qual a sensação de ser campeão de uma etapa nacional em casa?

(RF) – A sensação da Praia da Costa ainda não sentir. A sensação de ser um campeão em casa é muito gratificante, pois o reconhecimento é muito grande e fico feliz em honrar a cidade que vivo.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Oceano oferece possibilidades para se tornar uma fonte alternativa de energia

Temporada de caravela portuguesa aberta em Sergipe

Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco

______________________________________________________________________________

O campeão Roseildo Santos, o “Mostro“, carregado nos braços após a vitória do Aracaju Sergipe Surf Festival CBSurf Long Sup Wave 2022 – Foto: CBSurf/@damangar

(SS) – Você mostrou grande potencial competitivo para o mundo ver (transmissão ao vivo pelo YouTube). Quais são seus próximos planos como atleta de elite do surf sergipano? Competirá as próximas etapas do CBSurf Longboard 2022?

(RF) – Meu próximo plano é participar do campeonato sergipano. Eu gostaria bastante de participar das outras etapas do CBSurf, porém no momento não está sendo acessível para eu poder participar.

(SS) – Deixe uma mensagem para os surfistas sergipanos e para os leitores do Sombreiro Surf Notícias.

(RF) – Nunca deixe de acreditar nos seus sonhos, pois com determinação e coragem você consegue alcançar seus objetivos. Eu tenho colegas de surf que pensam que não tem capacidade suficiente de surfar, pois, não têm a prancha adequada para a ocasião, sendo que a ferramenta principalmente é saber surfar.

Publicado: 01/07/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *