CompetiçõesSurf Girl

Tahiti Pro: Tatiana Weston-Webb garante vaga no WSL Finals

Tatiana Weston-Webb venceu a australiana Isabella Nichols no Round Eliminatóro do Tahiti Pro, avançou às quartas de final e garantiu vaga no WSL Finals e vai disputar o título de campeã mundial em Trestle, na Califórnia, em setembro

A única atleta brasileira no World Surf League Championship Tour, Tatiana Weston-Webb, venceu a bateria 3 da Rodada de Eliminação (repescagem) contra a australiana Isabella Nichols no início da noite de quarta-feira (17) no Brasil. Com a vitória, Tatiana avançou às quartas de final do Tahiti Pro e garantiu a classificação para disputar o título de campeã mundial de surf 2022 no WSL Finals, que será realizado em setembro, nas ondas de Trestles, na Califórnia.

Em condições atípicas em Teahupo´o, na Polinésia Francesa, o confronto começou com ondas e séries irregulares de 5 a 6 pés, sem proporcionar tubos profundos. Isabella Nichols achou a primeira onda, abrindo com uma batida de backside e uma pequena rasgada na finalização, os juízes pontuaram 2.67.

Tatiana Weston-Webb avançou às quartas de final do Tahiti Pro, garantiu vaga no WSL Finals e vai disputar o título de campeã mundial na Califórnia, em setembro – Foto: Damien Poullenot / World Surf League

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Para preservar, basta não poluir e ajudar a limpar as praias

______________________________________________________________________________

Tatiana Weston-Webb respondeu em seguida ao surfar um bom tubo na Praia dos Crânios Quebrados, como Teahupo´o é conhecida, mas não conseguiu concluir (1.23). Aos 26 minutos, a australiana surfou outra onda emparedada, soltou três manobras de borda para alcançar 3.50 pontos.

Para Tatiana Weston-Webb só a vitória interessava para manter o sonho de disputar o título mundial de surf 2022. A brasileira virou a chave e parou de esperar as ondas tubulares que não entravam na rasa bancada de Teahupo´o. Aos sete minutos para o término, Tatiana precisa de 4.00 para virar a bateria, em seguida, achou a melhor onda da disputa, abrindo duas grandes manobras na borda de frontside, ela conquistou 4.17 e alcançando a primeira posição.

A australiana Isabella Nichols foi barrada por Tatiana Weston-Webb na Rodada de Eliminação do Tahiti Pro – Foto: Damien Poullenot / World Surf League

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Saulo Mendonça registra manobra no Surfari TV

______________________________________________________________________________

Na somatória das duas melhores ondas surfadas, Tatiana Weston-Webb tinha 6.34 (4.17 + 2.17) e a australiana Isabella Nichols precisava de 2.85 para vencer a bateria. Contudo, ao tentar pegar um tubo, o lip pesado da onda de Teahupo´o acetou a cabeça e derrubou a australiana da prancha, eliminando qualquer chance de virar o confronto.

A brasileira venceu a bateria 3 da repescagem, somando 6.34 pontos, contra 6.17 da atleta Isabella Nichols. Com o resultado, Tatiana Weston-Webb avançou às quartas de final do Tahiti Pro, garantiu vaga no WSL Finals, e disputará o título de campeã mundial 2022, entre os dias 8 e 16 de setembro, nas ondas de Trestles, na Califórnia.

Tatiana Weston-Webb garantiu vaga no WSL Finals no Tahiti Pro e vai disputar o título de campeã mundial nas ondas de Trestles, na Califórnia, em setembro – Foto: Beatriz Ryder / World Surf League

Em entrevista para WSL, Tatiana Weston-Webb, comentou a grande vitória. “Foi uma bateria muito estranha. Eu queria ter começado com uma nota boa logo no início e não sabia se esperava por um tubo, ou se pegava uma onda pra fazer manobras. O tempo foi passando, então resolvi pegar umas pra mandar umas rasgadas e estou aliviada por ter avançado. Agora vou encarar a Carol (Caroline Marks) e espero que tenha uns tubos pra gente surfar. Estamos hospedadas no mesmo lugar, já nos divertimos bastante aqui e estou animada para competir de novo nessas ondas”.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Doug Barbosa manobra forte na Tiririca

______________________________________________________________________________

A próxima chamada para o Outerknown Tahiti Pro está marcada para esta quinta-feira (18), a partir das 13h30min, horário de Brasília. O leitor poderá acompanhar a etapa 10 da World Surf League Championship Tour nas plataformas digitais da WSL, clique aqui.

Confira os resultados do Outerknown Tahiti Pro, categoria Feminina, nessa quarta-feira (17), apresentado pela WSL Latin America:

SEGUNDA FASE – 9.o lugar com US$ 13.500 e 2.610 pontos:
1.a: Vahine Fierro (FRA) 6,60 x 3,20 Johanne Defay (FRA)
2.a: Brisa Hennessy (CRI) 8,93 x 5,33 Gabriela Bryan (HAV)
3.a: Tatiana Weston-Webb (BRA) 6,34 x 6,17 Isabella Nichols (AUS)
4.a: Lakey Peterson (EUA) 6,56 x 6,37 Tyler Wright (AUS)

Confira os próximos confrontos do Outerknown Tahiti Pro, categoria Feminina, nessa quinta-feira (18), apresentado pela WSL Latin America:

QUARTAS DE FINAL – 5.o lugar com US$ 20.000 e 4.745 pontos:
1.a: Tatiana Weston-Webb (BRA) x Caroline Marks (EUA)
2.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Courtney Conlogue (EUA)
3.a: Carissa Moore (HAV) x Vahine Fierro (FRA)
4.a: Brisa Hennessy (CRI) x Lakey Peterson (EUA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *