CompetiçõesNotíciasSurf Girl

WSL Finals: Stephanie Gilmore é campeã em Trestles

A australiana Stephanie Gilmore conquistou o oitavo título mundial ao vencer a havaiana Carissa Moore na grande final do WSL Finals, em Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, além de alcançar a maior nota (8.33) e melhor média (16.83) da categoria Feminina

Última atleta a confirmar presença no WSL Finals, a australiana Stephanie Gilmore foi imbatível em Trestles, na Califórnia, Estados Unidos, nesta quinta-feira (8), ao vencer todas as baterias disputadas e se tornar campeã mundial da World Surf League Championship Tour (WSL CT).

A campanha da australiana no WSL Finals foi incontestável em San Clemente. No primeiro confronto, a quinta colocada do ranking WSL CT 2022 enfrentou a atleta da Costa Rica, Brisa Hennessy, numa disputada bateria.

O segundo ano do WSL Finals, em Lower Trestles, recebeu um grande público para conhecer os campeões mundiais da World Surf League Championship Tour (WSL CT) 2022 – Foto: Pat Nolan / World Surf League

Brisa Hennessy liderou boa parte do confronto, contudo, Stephanie Gilmore surfou a melhor onda faltando pouco mais de 10 minutos para o término, 7.93. A costa-riquenha, quarta colocada no ranking WSL CT, somava 14.33 (7.33+7.00) e a australiana 12.10 (7.93+4.17). Stephanie precisa de 6.40 para virar o confronto, mas Brisa detinha a preferência na escolha de onda aos 7 minutos para o término.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

WSL Finals: Tatiana Weston-Webb é a quarta do mundo

______________________________________________________________________________

Faltando menos de dois minutos, a heptacampeã deu o golpe final para avançar no WSL Finals. A costa-riquenha optou em bloquear a australiana numa onda à direita de Trestles, entregando a preferência da escolha de onda para heptacampeã, que não perdeu tempo ao surfar uma direta de frontside faltando menos de um minuto.

Brisa Hennessy rasgou forte em Trestles, no WSL Finals – Foto: Pat Nolan / World Surf League

Stephanie Gilmore abriu a onda da virada com uma forte rasgada no lip da onda, jogando muita água, em seguida, desferiu mais quatro rasgadas para conquistar 6.83. Brisa Hennessy tentou surfar a segunda onda da série, mas sem potencial, ela entrou e saiu da onda. A australiana avançou com o placar de 14.76, contra 14.33 da costa-riquenha, que terminou a temporada WSL CT 2022 em quinto lugar no ranking.

A australiana Stephanie Gilmore enfrentou a vice-campeã mundial de 2021 do WSL CT, a brasileira Tatiana Weston-Webb, quarto lugar no atual ranking, e mais uma vez venceu o confronto faltando pouco mais de dez minutos para o término.

Stephanie Gilmore apresentou excelente preparo físico no WSL Finals – Foto: Pat Nolan / World Surf League

Tatiana Weston-Webb teve um início fenomenal em Trestles. Na segunda onda surfada alcançou a nota 8.00 pontos, na terceira cravou 6.87, na somatória detinha 14.87, contra 13.50 da australiana.

Stephanie Gilmore precisava de 7.88 para virar a bateria. Ao surfar a melhor onda do confronto à direita, a australiana variou e radicalizou as manobras de frontside, alcançando 8.30 para ficar em primeiro e vencer a disputa eletrizante na Califórnia.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

WSL Finals: Filipe Toledo campeão mundial em Trestles

______________________________________________________________________________

A brasileira Tatiana Weston-Webb precisava de 7.31 para virar. Ela surfou mais três ondas, mas foi insuficiente para alcançar a nota da virada, na melhor onda surfada cravou 6.87. Tatiana terminou a temporada como a quarta melhor atleta do ranking WSL CT 2022.

A brasileira Tatiana Weston-Webb fechou a temporada WSL CT 2022, no WSL Finals, em quarto lugar no ranking – Foto: Pat Nolan / World Surf League

A heptacampeã mundial, Stephanie Gilmore, mais uma vez foi imbatível contra a segunda colocada no ranking WSL CT, a francesa Johanne Defay, além de surfar a melhor do dia em Trestles (8.33), cravou a melhor média entre todos os confrontos da categoria Feminina, 16.83.

Em Lower Trestles, Stephanie Gilmore começou o confronto com sede de vitória, na primeira onda fez 6.33, em seguida, conquistou 8.33, deixando a francesa sem reação no decorrer da disputa. Johanne Defay não se achou na bancada californiana, na melhor onda surfada alcançou 5.93, e na segunda 4.60, apenas.

Johanne Defay não achou as melhores ondas Trestles, no WSL Finals, em San Clemente – Foto: Pat Nolan / World Surf League

Johanne Defay tentou surfar mais quatro ondas para tentar virar o confronto, contudo a situação não era favorável. Sem conseguir trocar as notas e precisando de 16.83 para conquistar a vitória, a francesa se despediu do WSL Finals na terceira colocação do ranking WSL CT 2022, com a média 10.53 pontos.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Manchas de óleo chegam no litoral de Aracaju

______________________________________________________________________________

A australiana avançou à grande final do WSL Finals para enfrentar a pentacampeã mundial e medalhista de ouro em Tóquio 2020, a havaiana Carissa Moore, despachando Johanne Defay ao conquistar a impressionante média 16.83.

A australiana Stephanie Gilmore foi imbatível no WSL Finals, na Califórnia – Foto: Pat Nolan / World Surf League
Primeiro confronto da final do WSL Finals

Na melhor de três confrontos, a grande final do WSL Finals, em Lower Trestles, foi show de surf entre as maiores campeãs mundiais em atividade, a líder do ranking WSL CT 2022, Carissa Moore e Stephanie Gilmore.

A australiana acumulava desgaste físico ao vencer três confrontos seguidos, de 35 minutos cada, por outro lado, Stephanie Gilmore vinha embalada e com sede de vitória para alcançar mais um título mundial na sua longeva carreira.

Na grande final do WSL Finals, Stephanie Gilmore estava com sede de vitória e não deu chance para a havaiana Carissa Moore – Foto: Pat Nolan / World Surf League

No primeiro confronto, Stephanie Gilmore foi incontestável, cravou as duas melhores notas (8.33+6.67). Na primeira onda surfada e melhor nota da disputa, a australiana executou duas grandes rasgadas jogando muito água, conectou para uma batida de frontside e na finalização, ao atacar o lip batendo com agressividade, caiu da prancha, mas a nota já tinha sido construída, conquistando 8.33.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

WSL Finals: Italo Ferreira bate Jack Robinson e chega à grande final

______________________________________________________________________________

Carissa Moore conseguiu achar a primeira onda após 11 minutos do início do confronto, 5.90. Em seguida, surfou uma onda 3.33, entretanto, a heptacampeã mundial respondeu aos 16 minutos para o término, surfando à esquerda (5.27), a havaiana precisava de 8.60 para alcançar a liderança.

A havaiana Carissa Moore não apresentou a sua melhor performance no WSL Finals 2022 – Foto: Pat Nolan / World Surf League

Mais uma vez a australiana ampliou a vantagem, ao surfar uma onda 6.67. Carissa Moore respondeu, ao trocar a nota 3.33 por 5.00, ela precisava de 9.10 para ser primeira colocada.

Os minutos finais voaram, as ondulações ficaram mais demoradas, e as poucas ondas que entraram não tinham potencial para a virada, Stephanie Gilmore venceu o primeiro confronto da grande final do WSL Finals, pelo placara 15.00, contra 10.90 pontos da havaiana Carissa Moore.

Segundo confronto da final do WSL Finals

No segundo confronto da final do WSL Finals, em San Clemente, Califórnia, mais uma vez a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore iniciou na liderança.

A primeira onda surfada de Stephanie Gilmore alcançou 5.83, aos 23 minutos para término. A havaiana conquistou 5.17 ao surfar a sua primeira onda. Na segunda melhor onda, após 10 minutos, a australiana dropou à direita para desferir manobras radicais variadas, emplacando 5.83 pontos.

Stephanie Gilmore impôs um ritmo muito forte e com total radicalidade na final do WSL Finals – Foto: Pat Nolan / World Surf League

A pentacampeã mundial Carissa Moore precisa de 8.66 faltando sete minutos para o término. Detendo a preferência na escolha de onda, Stephanie Gilmore surfou outra onda à direita de Lower Trestles, bateu forte na primeira manobra, abriu um cutback, conectou para rasgar forte, venceu a sessão da espuma, cravou mais uma rasgada e uma forte batida na junção.

Na beira da praia de Trestles a torcida foi a loucura, todos aguardavam a nota da australiana ser divulgada, ao sair 6.67 pontos o troféu de campeã mundial do WSL CT 2022 ficou seguro por uma das mãos de Stephanie Gilmore.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Taça Brasil: Tainá Hinckel vence o São Chico Pro

______________________________________________________________________________

Carissa Moore surfou uma boa onda de frontside após a de Stephanie Gilmore, o silêncio tomou conta em Trestles, a havaiana precisava de 9.50 para virar, mas alcançou 6.80, melhor onda surfada dos dois confrontos finais do WSL Finals. A pentacampeã mundial diminuiu a diferença, precisava de 7.88.

O surf radical de Stephanie Gilmore arrancou gritos e aplausos do público em Trestles, no WSL Finals 2022 – Foto: Pat Nolan / World Surf League

Stephanie Gilmore aproveitou o erro de Carissa Moore ao tentar entrar numa onda sem potencial. Era perceptível o desconforto da havaiana no outside de Trestles.

A preferência da escolha de onda passou para australiana, na casa dos dois minutos para o término, a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore achou outra onda à direita de Lower Trestles, rasgou forte de frontside, bateu reto em seguida e aplicou uma grande manobra progressiva na finalização.

A torcida foi à loucura quando os juízes deram 7.23 pontos, Carissa Moore precisava de 8.43 para virar a disputa e forçar o terceiro confronto contra Stephanie Gilmore.

Stephanie Gilmore comemora o oitavo título mundial de surf, em Trestles, no WSL Finals 2022 – Foto: Beatriz Ryder / World Surf League

Detendo a preferência na escolha de onda, Casissa Moore tentou remar em mais uma onda, mas não conseguiu entrar. Ainda com a preferência, a havaiana se posicionou no outside, mas não entrou ondulação na bancada de Lower Trestles.

Com a somatória de 15.23, Stephanie Gilmore venceu a grande final do WSL Finals, alcançando o oitavo título mundial da carreira e terminou a temporada do World Surf League Championship Tour no topo do ranking. A havaiana Carissa Moore somou 11.97, terminando como vice-campeã mundial 2022.

Stephanie Gilmore vence Carissa Moore e é octacampeã do WSL CT, em Trestles, no WSL Finals 2022 – Foto: Thiago Diz / World Surf League

A brilhante arrancada de Stephanie Gilmore, de 34 anos, foi incontestável. O seu vigor físico para disputar cinco baterias seguidas de 35 minutos cada, e o poder metal de manter a tranquilidade nos momentos mais difíceis (os dois primeiros confrontos) chamaram a atenção da imprensa especializada. Na entrevista publicada no portal da WSL Latin America, a octacampeã disse: “Realmente, não tenho palavras que possam descrever o que estou sentindo agora. Estou muito orgulhosa por ter conseguido passar pela Brisa (Hennessy), a Tatiana (Weston-Webb) e a Johanne (Defay), as surfistas mais incríveis do mundo, junto com a Carissa (Moore), que na minha opinião, é a campeã real deste ano. Eu queria ganhar mais um título e foi muito legal porque foi contra a Carissa, a melhor surfista de todos os tempos, na minha opinião”.

Stephanie Gilmore levanta o troféu de campeã mundial da World Surf League Championship Tour 2022, no WSL Finals, na Califórnia – Foto: Beatriz Ryder / World Surf League

Confira os resultados e a premiação do WSL Finals:

Campeã –  Stephanie Gilmore (AUS) – US$ 200.000

Vice-campeã – Carissa Moore (HAV) – US$ 100.000

3ª – Johanne Defay (FRA) – US$ 70.000

4ª – Tatiana Weston-Webb (BRA) – US$ 60.000

5ª – Brisa Hennessy (CRI)  – US$ 40.000

A havaiana Carissa Moore cumprimenta a campeã mundial da World Surf League Championship Tour 2022, Stephanie Gilmore, no WSL Finals, no outside Trestles – Foto: Foto de Pat Nolan / World Surf League

Confronto 1 da Final do WSL Finals:

Stephanie Gilmore (AUS) 15.00 x 10.90 Carissa Moore (HAV)

Confronto 2 da Final do WSL Finals:

Stephanie Gilmore (AUS) 15.23 x 11.97 Carissa Moore (HAV)

Confrontos anteriores do WSL Finals:

1º – Stephanie Gilmore (AUS) 14.76 x 14.33 Brisa Hennessy (CRI)

2º – Stephanie Gilmore (AUS) 15.30 x 14.87 Tatiana Weston-Webb (BRA)

3º – Stephanie Gilmore (AUS) 16.83 x 10.53 Johanne Defay (FRA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *