WSL apresenta calendário Championship Tour 2023
O OI Rio Pro está confirmado no Brasil, Surf Ranch Pro retorna ao tour e Surf City El Salvador Pro mais uma vez no calendário WSL CT 2023. A próxima temporada também definirá a lista de atletas classificados para os Jogos Olímpicos da França 2024
A World Surf League (WSL) apresentou o calendário Championship Tour (CT) 2023 nesta segunda-feira (19), serão 10 etapas realizadas nas melhores ondas do mundo, com direito ao corte de atletas das categorias Masculino e Feminino na metade do tour. A 11º etapa, a grande final para decidir os campeões mundiais, será realizada no WSL Finals, mais uma vez em Trestles, San Clemente, na Califórnia, entre os dias 7 e 15 de setembro.
No circuito WSL CT 2022 comprovou-se que a nova estrutura de competições da Liga Mundial de Surf (WSL) deixou o circuito mais emocionante à grande audiência digital e mais competitivo aos atletas. Até a etapa 5, o Margaret River Pro que será realizado em abril de 2023, na Austrália, necessitará de mais atenção e dedicação dos melhores surfistas do mundo, para não serem cortados na metade do circuito.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Manchas de óleo chegam no litoral de Aracaju
______________________________________________________________________________
Pelo segundo ano consecutivo o Havaí (EUA) realizará duas etapas do WSL CT 2023. O circuito mundial de surf dará a largada no Pro Pipeline, de 29 de janeiro a 10 de fevereiro. Em seguida, entre os dias 12 e 23 de fevereiro é a vez do Pro Sunset Beach.
A perna europeia de surf receberá apenas uma etapa do WSL CT, o Portugal Pro. O evento 3 que será realizado em Peniche, na praia de Supertubos, de 8 a 16 de março, reunirá os amantes do esporte de todo o Continente Europeu.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Edson ‘Papagaio’ bota pra dentro na Cacimba do Padre
______________________________________________________________________________
Posteriormente ao corte, os 24 melhores competidores da categoria Masculino e as 12 melhores do Feminino vão em busca dos cinco primeiros lugares (Top 5) do ranking WSL CT, para decidirem os campeões mundiais no WSL Finals 2023. A primeira batalha registra o retorno do Surf Ranch Pro, na piscina de ondas artificiais, em Lemoore, na Califórnia (EUA), etapa 6, que será realizada entre os dias 27 e 28 de maio.
Na América Latina serão duas etapas, o Surf City El Salvando Pro foi mais uma vez confirmado no calendário mundial da WSL, etapa 7, que será realizada de 9 a 18 de junho. Em 2022, as ondas de Punta Roca, em La Libertad, proporcionaram um show de surf e grandes performances dos melhores atletas do mundo.
Em seguida, o “Maracanã do Surf”, a cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, receberá mais uma vez o OI Rio Pro, etapa 8 do tour, entre os dias 23 de junho e 1 de julho. A única etapa WSL CT na América do Sul, registra excelentes números à WSL, seja em termo de audiência física ou digital e nos ganhos financeiros distribuídos entre à instituição, patrocinadores e apoiadores.
A onda extensa de J-Bay – Jeffreys Bay, em Eastern Cape, localizada na África do Sul, e os tubos profundos e perigosos de Teahupoo, Tahiti, na Polinésia Francesa, foram mais uma vez confirmados pela WSL. Na “Praia dos Crânios Quebrados”, Teahupoo, o Tahiti Pro, etapa 10, poderá confirmar mais uma vez os cinco primeiros colocados do ranking WSL CT 2023 para decidirem o WSL Finals, última etapa que definirá os campeões mundiais em setembro, em Trestles, na Califórnia.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
79 Extreme registra bodyboardings na Praia das Dunas
______________________________________________________________________________
Classificação para os Jogos Olímpicos da França 2024
O WSL Championship Tour 2023 reservará grandes emoções para os melhores competidores do mundo. Após a realização das 10 etapas, o ranking WSL CT indicará 18 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo 10 atletas da categoria Masculino e 8 do Feminino. No total, serão 48 atletas que disputarão as cobiçadas medalhas olímpicas na França, o potiguar Italo Ferreira foi o primeiro surfista do mundo a ganhar a inédita medalha de ouro em Tóquio.