Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival: definidos os campeões brasileiros
Na 4ª etapa e última etapa do Circuito CBSurf Longboard 2022, o Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, corou os campeões brasileiros na Praia Principal de Jeri
Na “Terra do Sol”, os melhores longboards brasileiros deram um show na última etapa do CBSurf Longboard, no Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, realizado na paradisíaca Vila de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, entre os dias 23 e 27 de novembro.
O sol brilhou na Praia Principal de Jeri no decorrer da competição, levando um bom público para Vila de Jericoacoara para assistirem às baterias finais que decidiram os campeões nacionais do Circuito CBSurf Longboard 2022.
Na disputada Final da categoria Long Pro Feminino, composta por atletas da região sudeste e nordeste, a carioca Chloé Calmon (RJ) enfrentou Ayllar Cinti (RJ), Atalanta Batista (PE) e Kate Brandi (SP).
Chloé Calmon (RJ) venceu todas as baterias disputadas do Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, além de surfar a melhor onda da categoria no Round 1, 8.67 pontos e cravar a maior média na Final, 16.60, para se tornar campeã do Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival e consagrar-se Tricampeã Brasileira de Longboard Profissional.
Kate Brandi (SP) terminou na segunda colocação na etapa 4 do CBSurf Longboard, com 13.34 pontos. Atalanta Batista (RJ) ficou em terceiro, com 9.33 e Ayllar Cinti (RJ) terminou no quarto lugar, alcançando 9.04.
Já na Long Pro Masculino, Carlos Bahia (SP) chegou em Jijoca de Jericoacoara com fome de vitória e na primeira colocação do ranking CBSurf Longboard, com 5.180 pontos, após três etapas.
Decidindo o título nacional diretamente com Rodrigo Sphaier (RJ), segundo colocado do ranking com 4.680 pontos e Jefson Silva (SP) em terceiro, com 4.560, Carlos Bahia (SP) avançou para as Semifinais em segundo lugar na bateria 1.
No segundo confronto das Semifinais do Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, o líder do Circuito CBSurf Longboard 2022 foi eliminado pelo conterrâneo Théo Cabeleira (SP), primeiro colocado com 15.60 pontos e Ravike Silva (CE) em segundo, cravando 13.24.
Com a derrota precoce, Carlos Bahia (SP) terminou em sétimo lugar no Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival e alcançou 6.350 pontos. Na bateria anterior das Semifinais, Jefson Silva (SP) tinha avançando em segundo lugar à grande Final somando 10.34 pontos, persistindo na busca pelo título de campeão brasileiro. O vencedor do confronto foi Alexandre Escobar (ES), cravando 12.17.
Rodrigo Sphaier (RJ) enfrentou uma duríssima batalha na bateria 3 das Semifinais, contra Antônio Silva (CE), Adryan Pardo (CE) e João Pedro (SP). Contudo, o inspirado Antônio Silva (CE) impôs um forte ritmo para conquistar a maior média de todo o evento, 17.96 pontos e chegar na grande Final em primeiro lugar. Na segunda colocação ficou João Predro (SP), com a média 15.07, eliminando o vice-líder do ranking do Circuito CBSurf Longboard, Rodrigo Sphaier (RJ) que parou na sétima colocação do Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, com 14.50.
Com a derrota, Rodrigo Sphaier (RJ) chegou a 5.790 pontos no ranking CBSurf Longboard 2022, permanecendo na segunda colocação, mas sem chance de se consagrar campeão brasileiro.
O top 3 do ranking, Jefson Silva (SP), era o único atleta capaz de alcançar a primeira colocação de Carlos Bahia (SP) e conquistar o título brasileiro, contudo precisava vencer o Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival.
Na grande Final, Jefson Silva (SP) enfrentou Antônio Silva (CE), Alexadre Escobar (ES) e João Pedro (CE). Na corrida pelo título brasileiro, Jefson não se encontrou nas ondas da Praia Principal de Jeri, surfou apenas três ondas e alcançou apenas 5.77 pontos na somatória das duas melhores notas, dando adeus ao título brasileiro.
Os atletas cearenses, eram as grandes surpresas da etapa 4 do Circuito CBSurf Longboard, e não tomaram conhecimento do top 3 Jefson Silva (SP).
O local João Pedro (CE) se consagrou campeão do Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival 2022, ao cravar 13.26 pontos. Já Antônio Silva (CE) surfou a melhor onda do confronto, 7.93, mas não conseguiu trocar o 5.33 na última onda surfada, terminado na segunda colocação. Alexandre Escobar (ES) cravou 10.04 na somatória, conquistando a terceira colocação.
Com o quarto lugar de Jefson Silva (SP) no Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, Carlos Bahia (SP) fez a festa na Vila de Jericoacoara, consagrando-se Campeão Brasileiro de Longboard Profissional 2022.
Na categoria Long 35+, o atleta de Aracaju, Robson Fraga (SE), venceu o Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival e alcançou o título de campeão do Circuito CBSurf Longboard 2022.
Já na categoria Long 50+, a disputa pelo título brasileiro fiou entre o líder do ranking Marcelo Bibita (CE) e Márcio Costa (PR), vice-líder do CBSurf Longboard. Na Final, Paulo Pacheco (CE) venceu o Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, com 11.90 pontos, Márcio Costa (PR) foi o vice-campeão (9.20), Marcelo Bibita (CE) terminou em terceiro (6.74) e Paulo Sefton (SC) na quarta colocação (6.30).
Com o resultado da categoria Long 50+ no Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, o título de campeão do Circuito CBSurf Longboard 2022 foi para o Paraná, Márcio Costa superou Marcelo Bibita (CE) e foi grande campeão brasileiro 2022.
O atleta Daniel Silva (PE), líder do ranking da categoria Long 18+, não compareceu no Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival, deixando o caminho livre para Miguel Carbonell (RN) e Antônio Robles (RN), segundo e terceiro colocado no ranking, respectivamente. Os potiguares chegaram à grande Final, mas o título de campeão do Circuito CBSurf Longboard 2022 ficou com o pernambucano Daniel Silva.