Progressão do Para Surfing continua a ser impulsionado no terceiro dia em Pismo Beach
As concorrentes estreantes Emma Dieters (AUS) e Jade Edward (SCO) estabeleceram novos recordes
As mulheres estiveram na vanguarda no terceiro dia de competição no Campeonato Mundial de Para Surfing ISA de Pismo Beach 2022, organizado pela AmpSurf (WPSC), mostrando o crescimento nos níveis de participação e desempenho.
Com o envolvimento das mulheres em alta, um aumento de 20% em relação ao evento do ano passado, não é surpresa ver novos recordes estabelecidos e progressão impulsionada.
Aos 51 anos, Sam Bloom (AUS) está determinado a continuar melhorando. Competindo pela primeira vez na divisão sem assistência do Women’s Prone 1, a duas vezes medalhista de ouro do Women’s Prone 2 obteve um total de 14,17 baterias e está no topo da tabela de classificação, à frente da atual campeã Sarah Bettencourt (EUA).
Uma exibição incrível em sua segunda bateria levou a companheira de equipe e protegida de Bloom, Emma Dieters (AUS), ao topo da tabela de classificação no Women’s Prone 2. Também escreveu o nome de Dieters no livro dos recordes. Seu total de bateria de 17,83 é oficialmente o mais alto da história do surf feminino da ISA Para.
A escocesa Jade Edward está aparecendo em seu primeiro WPSC como a mulher mais jovem de todos os tempos, com apenas 10 anos de idade. Aprendendo a surfar nos últimos 18 meses, Edward está encantado com o esporte.
“Adoro surfar, é simplesmente incrível”, disse Edward. “Eu ando de skate há um bom tempo. Acho que, como tenho equilíbrio no skate, também posso me equilibrar na prancha de surfe.”
Defendendo a medalha de ouro da categoria Deficiência Visual Feminina 1, a portuguesa Marta Paço iniciou sua campanha de forma muito forte, marcando 9,50 para uma corrida incrivelmente longa após uma grande decolagem.
“Eu surfo há cinco anos”, disse Paço. “Comecei em 2017 e desde então venho tentando provar que surfistas completamente cegos podem surfar como surfistas normais. É por isso que estou aqui todos os anos e tentando buscar a medalha de ouro e sempre tentando fazer algo novo, algo melhor.”
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Praias de Aracaju contaminadas por manchas de óleo
______________________________________________________________________________
A primeira rodada foi concluída para todas as classificações, com a segunda rodada dando início às rodadas de eliminação em várias divisões. A maioria das divisões funciona no formato round robin, o que significa que o posicionamento na tabela de classificação geral de cada divisão determina quem continua na competição e quem é eliminado.
Condições mais complicadas à tarde fizeram com que as tabelas de classificação nas classificações Men’s Prone 2, Stand 3 e Prone 1 não sofressem muitas mudanças.
Competindo em seu primeiro WSPC, Caleb Swanepoel (RSA) está extremamente orgulhoso de representar seu país. O sobrevivente do ataque de tubarão de 27 anos perdeu a perna em 2015.
“Todo mundo pensa: ‘Sobrevivente de ataque de tubarão, você deve ter sido um surfista’, mas na verdade só aprendi a surfar depois que perdi minha perna”, disse Swanepoel. “Na verdade, eu estava praticando bodysurf com meus irmãos quando havia um grande tubarão branco na água na África do Sul. Veio para mim, arrancou toda a minha perna direita acima do joelho. É um milagre que eu ainda esteja aqui hoje.“
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Yago Dora também é um dos 11 titulares da seleção brasileira da WSL no CT 2023
______________________________________________________________________________
“A jornada para o surf aconteceu alguns anos depois disso. Digo que o oceano me tirou, mas também me devolveu muito. É um privilégio acordar todos os dias e saber que a vida é um presente, então aproveite ao máximo cada dia.”
A competição será retomada no Pismo Beach Pier com o estande feminino 2, rodada 2, às 7h, quinta-feira, 8 de dezembro.
Fonte: ISA por e-mail
*Matéria recebida por e-mail no dia 7/12/2022, mas publicada em 19/12/2022 por motivos técnicos na formatação e transmissão do conteúdo. A Redação do Sombreiro Surf assume o erro, pede desculpas à assessoria e leitores, e buscará brevemente novas perspectivas para solução dos problemas.