Lesão ligamentar tira Italo Ferreira do WSL CT 2023
O campeão mundial Italo Ferreira está fora das competições da World Surf League Championship Tour (WSL CT) nesta temporada. Na quarta-feira, 26, a assessoria de imprensa do atleta emitiu nota e afirmou que o potiguar realizou a segunda ressonância magnética em São Paulo, com o Drº Marcelo Baboghluian e equipe médica. A equipe multidisciplinar constatou uma lesão no Ligamento Colateral Medial – Grau 2.
Segundo Drº Marcelo, Italo Ferreira não passará por cirurgia, mas o tratamento será com fisioterapia intensa. O campeão olímpico seguirá o protocolo inicial de seis semanas de recuperação.
A lesão ocorreu na etapa 9 do WSL CT, o Open J-Bay, na África do Sul, na terça-feira, 18. Na bateria 7 do Round Eliminatório, contra o havaiano Ian Gentil, o campeão olímpico liderava o confronto, mas ao aplicar um grande floater de backside acabou lesionando o joelho esquerdo na finalização da manobra.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Surf é terapêutico. Mas surfista também precisa de terapia
______________________________________________________________________________
Italo Ferreira abandonou a bateria aos 16 minutos para o término, na praia de Jeffreys Bay recebeu atendimento médico, em seguida, foi encaminhado direto para o hospital local, e ao realizar o primeiro exame de ressonância magnética foi constatado a lesão.
“Os médicos especialistas, que analisaram as imagens, ficaram perplexo ao compará-las com o vídeo da onda e do acidente sofrido por Italo Ferreira, durante a etapa da Jeffreys Bay. Pela intensidade da torção no joelho, posicionamento da queda, pressão sofrida, o desfeche poderia ter sido muito diferente”, disse a nota da assessoria de imprensa do campeão mundial após o segundo exame de ressonância magnética, em São Paulo.
A temporada WSL CT 2023 chegou ao fim para Italo Ferreira. Ele não participará da decisiva etapa 10 do Circuito Mundial de Surf, o Tahiti Pro, em agosto, nas ondas de Teahupoo, na Polinésia Francesa. Ao abandonar a bateria do J-Bay Pro, o brasileiro ficou sem chance de alcançar uma vaga no Top 5 para disputar o título de campão mundial 2023 no WSL Finals, na Califórnia, Estados Unidos, em setembro.
O campeão olímpico também não será qualificado para os Jogos Olímpicos de Verão na França por meio do ranking do WSL Championship Tour 2023. No momento, Italo Ferreira ocupa a 12ª posição do ranking. O líder do CT, Filipe Toledo, vai em busca do bicampeonato mundial e já está qualificado para Paris 2024. A segunda vaga olímpica oriunda do ranking WSL CT está em disputa entre João Chianca e Yago Dora, quarto e quinto colocado, respectivamente.
“Após o tratamento, Italo iniciará novamente o seu treinamento para voltar mais forte para a próxima temporada”, finaliza a nota da assessoria de imprensa do atleta.
Foto Destacada: Italo Ferreira do Brasil antes de surfar na bateria 7 da Rodada Eliminatória no Corona Open J-Bay em 18 de julho de 2023 em Jeffreys Bay, Eastern Cape, África do Sul. (Foto de Alan Van Gysen/World Surf League)