Competições

Circuito Banco do Brasil de Surfe: Miguel Pupo arrasta o título inédito na Praia da Grama

No Condomínio Fazenda da Grama, Miguel Pupo surfou acima da média para conquistar o campeonato inédito na América Latina, nas ondas artificiais da Praia da Grama, na quarta-feira (1º), na cidade de Itupeva (SP). A grande final da última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, com pontuação válida para o ranking da World Surf League Qualifying Series (WSL QS) South America 2023/2024, entre dois surfistas do litoral norte de São Paulo, Miguel enfrentou Deivid Silva e levou a melhor.

Os dois atletas chegaram empolgados e fluidos na Praia da Grama. No caso de Miguel, o retorno para a elite do surfe mundial de 2024 foi inspiração para soltar o seu surfe nas perfeitas ondas artificiais de Itupeva. Vale destacar, a família Pupo comemorou a conquista do título de campeão da última etapa do WSL Challenger Series, o Saquarema Pro 2023, de Miguel Pupo, além do irmão Samuel Pupo ter ganhado da World Surf League (WSL) a chance de competir entre os melhores surfistas do mundo na próxima temporada do WSL Championship Tour (WSL CT). Deivid Silva também garantiu seu retorno à elite mundial do surf, no mesmo evento no Rio de Janeiro, graças à excelente atuação de Miguel Pupo nas ondas da Praia de Itaúna.

Miguel Pupo no Circuito Banco do Brasil de Surfe, realizado na Praia da Grama. Foto: Daniel Smorigo / WSL

Miguel Pupo caiu na piscina de ondas artificiais na segunda fase, como cabeça de chave, ele venceu quatro confrontos até chegar na final da última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Tainá Hinckel conquista o título de campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023

______________________________________________________________________________

Na bateria final de 20 minutos, os dois atletas surfaram três ondas à esquerda e três ondas à direita, a nota da melhor onda de cada lado era somada e Miguel Pupo conquistou o título na Praia da Grama por uma pequena diferença. Deivid Silva chegou embalado ao pontuar a maior média de toda a competição, 16,87 na segunda bateria das semifinais, contra o ex-top WSL CT, Alex Ribeiro. No duelo com Miguel Pupo, Deivid não foi feliz na sua apresentação à esquerda, mas na primeira onda à direita, soltou as poderosas manobras de backside para alcançar 9,23 pontos. O atleta comemorou sua performance, mas não foi o suficiente para virar o confronto.

O vice-campeão do WSL Challenger Series 2024, Samuel Pupo, surfou a melhor onda à esquerda na última tentativa, 8,90 pontos e na primeira à direita cravou 7,77. Os dois atletas tinham mais duas tentativas à direita da Praia da Grama, mas nenhum conseguiu superar a melhor nota nas ondas perfeitas. Com o resultado, Miguel Pupo venceu a quinta etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe somando 16,67 pontos, contra 16,40 do vice-campeão.

Pódio do Circuito Banco do Brasil de Surfe, realizado na Praia da Grama. Foto: Daniel Smorigo / WSL

Confira o ranking final masculino do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023 e o ranking atualizado do WSL QS South America 2023/2024, após a etapa na Praia da Grama. As informações são da WSL Latin America.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

MP ajuíza ação civil pública que impacta positivamente o surfe no litoral norte sergipano

______________________________________________________________________________

Top-5 do Circuito Banco do Brasil Surfe 2023, após cinco etapas:

1º – Ian Gouveia (PE): 2.416 pontos
2º – Edgard Groggia (SP): 1.945
3º – Gabriel Klaussner (SP): 1.916
4º – Cauã Costa (CE): 1.850
5º – Rodrigo Saldanha (SP): 1.811

Top-10 da World Surf League Qualifying Series (WSL QS) South America 2023/2024, após 9 etapas:

1º – Ian Gouveia (BRA): 6.550 pontos
2º – Mateus Herdy (BRA): 6.182
3º – Cauã Costa (BRA): 5.405
4º – Rafael Teixeira (BRA): 4.818
5º – Heitor Mueller (BRA): 4.671
6º – Luel Felipe (BRA): 4.395
7º – Edgard Groggia (BRA): 3.945
8º – Gabriel Klaussner (BRA): 3.775
9º – Mateus Sena (BRA): 3.707
10º – Lucas Vicente (BRA): 3.658

Foto Destacada: Daniel Smorigo / WSL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *