Esportes

Campeões definidos no STU National 2024: a alagoana Carla Karolina vence no Skate Street

A etapa de abertura do STU National 2024, realizada neste final de semana em Florianópolis, no Skate Park do Abraão, apresentou momentos emocionantes no skateboarding brasileiro, destacando-se por atletas inspiradores e performances excepcionais. No Street masculino, o campeão Ivan Monteiro, após superar uma lesão no braço, exibiu resiliência e habilidade ao executar a mesma manobra que o levou à fratura. No feminino, a alagoana Carla Karolina conquistou o título ao inovar em seu estilo, demonstrando um skate refinado e determinação.

O campeão da categoria Skate Street, Ivan Monteiro, no STU National Florianópolis 2024. Foto: Pablo Vaz / CBSk

“Treinei bastante nos últimos dias para começar o ano da melhor forma. Ter acertado minha volta de primeira foi perfeito pra mim. Até aproveitei para inovar um pouco, mandando manobras que nunca tinha feito antes em outros campeonatos. Então, com certeza me superei. Essa nova pista é bem ampla, gosto de andar em pistas assim, porque consigo aproveitar mais o meu skate, andando mais rápido. E o nível de todas estava bem alto, o que me puxou ainda mais. Espero me manter bem para continuar mostrando meu melhor skate”, disse a campeã Carla Karolina, na matéria jornalística da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk).

O campeão da categoria Skate Park, Dan Sabino, no STU National Florianópolis 2024. Foto: Pablo Vaz / CBSk

A categoria Skate Park, apresentou um novo formato de competição, onde a final passou a ter seis skatistas, antes era oito atletas. Dan Sabino surpreendeu ao conquistar o título na competição masculina, enfrentando adversários renomados, como o medalhista olímpico Pedro Barros na grande final.

Aos 15 anos, Dan Sabino demonstrou maturidade e habilidade excepcionais para assegurar sua primeira vitória no STU National Florianópolis.

“Uma final de gigantes, né?! Vou ser sincero que vim aqui dar o meu máximo, claro, mas não esperava essa vitória. É a realização de um sonho de criança, meu primeiro título no STU. E disputei com skatistas que, além de amigos, são meus ídolos, como o Pedro Barros. Loucura! Estou feliz demais. O público de Floripa é irado. A torcida maior era para Pedro e Kalani, que são daqui, mas o carinho que recebi foi sensacional. Nem sei o que dizer. É um dia especial. Treinei muito para essa etapa e estou feliz que deu tudo certo. Quero aproveitar para agradecer ao meu pai, a toda minha família e a Deus”, Dan Sabino comentou na matéria jornalística da CBSK.

A campeã da categoria Skate Park, Yndiara Asp, no STU National Florianópolis 2024. Foto: Júlio Detefon / CBSk

Já no feminino, andando em casa, com velocidade e radicalidade, a catarinense Yndiara Asp, levou a melhor para se tornar campeã da primeira etapa do STU National. Na grande final, em duas sessões de 20 minutos para as seis atletas, Asp duelou com as três representante do Brasil na modalidade Park nos Jogos Olímpicos de Tóquio e não se intimidou, apresentou todo os seu potencial para vencer Florianópolis.

Vini Sardi, atual campeão brasileiro e presidente da Associação Brasileira de Paraskateboard, sagrou-se campeão da categoria Paraskate Park, no Skate Park do Abraão.

O campeão da categoria Paraskate Park, Vini Sardi, no STU National Florianópolis 2024. Foto: Pablo Vaz / CBSk

“A pista aqui ficou irada. É um pouco cansativa pra gente, por ser mais larga, mas é muito boa, muito lisa, as transições são perfeitas e dá para fazer conexões muito boas. A parte funda é demais para mandar uns aéreos. E essa pista aumenta muito o nível da galera”, contou. “E já estamos com uma parceria com a Prefeitura de Florianópolis para trazer mais nosso esporte pra cá e fazer de Floripa a capital brasileira do Paraskate. Campeonatos focados, que podemos usar de base e fazer um ranking para o STU. Já está tudo certo”, afirmou Vini Sardi, na matéria jornalística da CBSk.

A campeã da categoria Skate Street, Carla Karolina, no STU National Florianópolis 2024. Foto: Pablo Vaz / CBSk

A primeira etapa do STU National Florianópolis 2024 foi realizada pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), entre os dias 2 e 4 de fevereiro.

Resultados das categorias Skate Street, Skate Street e Paraskate Park no STU National, na primeira etapa de 2024:

SKATE STREET MASCULINO

1º – Ivan Monteiro: 84,27 pontos

2º – João Lucas Alves: 77,75

3º – Wallace Gabriel: 75,88

4º – Kalani Konig: 73,43

5º – Sebastian Simonetto: 62,59

6º – Gabriel Fortunato: 60,16

SKATE STREET FEMININO

1ª – Carla Karolina: 62,16 pontos

2ª – Isabelly Ávila: 60,53

3ª – Rafaela Murbach: 60,31

4ª – Kemily Suiara: 58,17

5º – Maria Lúcia Rocha: 50,93

6ª – Viviane Orlando: 39,81

SKATE PARK MASCULINO

1º – Dan Sabino: 85,00 pontos

2º – Pedro Barros: 82,55

3º – Augusto Akio: 82,40

4º – Kalani Konig: 82,30

5º – Luiz Francisco: 82,17

6º – Murilo Peres: 73,33

SKATE PARK FEMININO

1ª – Yndiara Asp: 75,17 pontos

2ª – Dora Varella: 73,00

3ª – Isadora Pacheco: 70,00

4ª – Fernanda Tonissi: 68,90

5ª – Sofia Godoy: 66,00

6ª – Lua Vicente: 64,67

PARASKATE PARK

1º – Vini Sardi: 61,50 pontos

2º – Ítalo Romano: 54,00

3º – Felipe Nunes: 52,67

4º – Tony Alves: 47,00

5º – Jota Ribeiro: 45,00

6º – David Soares: 43,17

7º – Kauê Augusto – 41,00

8º – Rogério Bento – 30,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *