Luana Soares e Jefson Silva conquistam o Uruguay Longboard Festival
O longboard brasileiro dominou o Uruguay Longboard Festival. Jefson Silva e Luana Soares foram os campeões na Playa Bikini e assumem a liderança do ranking WSL South America 2023/2024
No Uruguay Longboard Festival, os surfistas brasileiros Jefson Silva e Luana Soares conquistaram os títulos de campeões na Playa Bikini, Manantiales, em Punta del Este, Uruguai, no domingo (24). No total, mais de 50 longboards de 8 países participaram da primeira etapa, que foi realizada a partir da quarta-feira (21) em alto nível competitivo. O evento distribui 1.000 pontos para o ranking da World Surf League Longboard Tour South America 2023/2024.
A vitória do paulista Jefson Silva sobre o uruguaio Ignacio Pignataro na grande final foi marcada pela demora das notas a serem computadas pelos juízes das últimas ondas surfadas na reta final da disputa. O resultado foi decidido pelo critério de desempate, destacando-se a habilidade dos competidores em se adaptar às condições das ondas de até 1,20 metros de altura nas melhores séries, além das mudanças necessárias das estratégias para obter as melhores pontuações.
Os dois atletas alcançaram 11,15 pontos no final do confronto de 25 minutos para o delírio da torcida local, que lotou a Playa Bikini. Jefson Silva foi preciso na escolha de ondas no início da disputa, enquanto Pignataro conseguiu o empate na última onda surfada, 5,40 pontos. O brasileiro consagrou-se campeão do Uruguay Longboard Festival ao surfar a melhor onda da bateria, 6,40 pontos, que foi utilizada como critério de desempate.
É a minha primeira vez aqui no Uruguai e quero agradecer a todos vocês, que nos receberam muito bem. Espero voltar mais vezes e é sempre muito difícil surfar contra pessoas como o Nacho (Ignacio Pignataro), porque se você não conseguir a onda boa, vai ter problemas. Estou muito feliz, o Nacho é um grande amigo, assim como os outros competidores também e estou muito contente pela vitória”, disse o campeão do Uruguay Longboard Festival, o brasileiro Jefson Silva na matéria da WSL Latin America.
Enquanto isso, na decisão do título da categoria feminina, num confronto entre atletas brasileiras, a vitória de Luana Soares sobre a estreante nas competições da WSL, Kate Brandi, foi apertada, decidida pelos detalhes das manobras e a habilidade de superar os obstáculos para alcançar o lugar mais alto no pódio.
As performances consistentes e de alto nível das atletas na grande final em Playa Bikini mostraram a força do longboard brasileiro na América do Sul. A paulista Kate Brandi surfou a melhor onda da disputa, 4,25 pontos, mas a conterrânea Luana Soares foi a melhor e consagrou-se campeã do Uruguay Longboard Festival pelo placar de 7,55 contra 7,45 pontos.
Foi muita emoção e essa vitória é muito importante para mim. Quero agradecer primeiramente a Deus por essa vitória e a toda minha família, meus patrocinadores e amigos também pela torcida. Quero agradecer também a galera aqui do Uruguai, que me recebeu superbem e estou muito feliz. É até difícil de acreditar que venci, a ficha ainda não caiu, mas só Deus sabe o quanto é trabalhoso para chegar até aqui”, comentou a campeã do Uruguay Longboard Festival, a brasileira Luana Soares na matéria da WSL Latin America.
Agora, os competidores da América do Sul estarão de olho no próximo desafio: a segunda etapa do Longboard Tour da World Surf League (WSL) South America 2023/2024, o Saquarema Surf Festival. O evento será realizado na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, de 15 a 21 de abril, na Praia de Itaúna. Jefson Silva e Luana Soares lideram o ranking, e os campeões do circuito garantirão vagas para competir no Circuito Mundial de Longboard da World Surf League, que acontecerá em julho na Austrália.
Top-5 do ranking masculino do Longboard Tour da World Surf League (WSL) South America 2023/2024, após a primeira etapa:
1º – Jefson Silva (BRA): 1.000 pontos
2º – Ignacio Pignataro (BRA): 800
3º – Piccolo Clemente (PER): 650
3º – Matias Maturano (PER): 650
5º – Wenderson Biludo (BRA): 500
5º – Lucas Garrido Lecca (BRA): 500
5º – Surfiel Gil (ARG): 500
Top-5 do ranking feminino do Longboard Tour da World Surf League (WSL) South America 2023/2024, após a primeira etapa:
1º – Luana Soares (BRA): 1.000 pontos
2º – Kate Brandi (BRA): 800
3º – Maria Fernanda Reis (PER): 650
3º – Jasmim Avelino (BRA): 650
5º – Ryane Amaral (BRA): 500
5º – Ayllar Cinti (BRA): 500
5º – Ana Camila Kaspar (PER): 500
5º – Evelyn Gontier (ARG): 500