The Time

Jogos Olímpicos de Paris: torre de julgamento em Teahupo’o concluída antes do previsto

A nova torre de julgamento em Teahupo’o, que será utilizada na modalidade de surfe dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no Taiti, Polinésia Francesa, com um orçamento estimado em cerca de US$ 5 milhões, foi erguida na bancada de recife de coral e, nesta semana, fotos e vídeos foram divulgados pelas redes sociais.

Sob pressão dos surfistas, da população local, de ativistas ambientais e das autoridades de entidades esportivas ao redor do mundo, a construção da nova torre de alumínio de três andares no meio do oceano prosseguiu através do Comitê Olímpico Internacional (COI). Nem os protestos e petições conseguiram deter o projeto, que resultou na destruição de parte da bancada de corais e poderia causar um impacto direto na biodiversidade marinha, especialmente na pesca.

O fotógrafo e cineasta lendário, Tim McKenna, considerado um embaixador do oceano e reconhecido por capturar imagens do surf, da natureza e de outras modalidades de esportes radicais, além de documentar uma das ondas mais icônicas e perigosas do mundo, Teahupo’o, compartilhou em suas redes sociais imagens aéreas e opiniões relacionadas à nova torre de alumínio instalada no recife.

Cena do vídeo que apresenta a nova torre de alumínio em Teahupo’o, no Taiti, para ser utilizada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Imagem: Tim McKenna

“A nova torre está de pé. A onda está tão perfeita como nunca. O coral sofreu danos mínimos, depois de um canal ter sido marcado na lagoa para garantir que os barcos da construção circulassem facilmente. Levará alguns anos até vermos se os casos de ciguatera aumentam drasticamente em alguns peixes naquela zona específica. No entanto, a torre parece ótima e foi construída antes do previsto. Teahupo’o agora tem uma torre de última geração para os próximos vinte anos”, disse Tim McKenna.

A nova torre de alumínio abrigará a equipe técnica da modalidade de surf nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A competição acontecerá entre os dias 27 de junho a 30 de Julho em Teahupo’o, Tahiti. Após as competições, o equipamento poderá ser utilizado para os campeonatos locais e etapas da World Surf League (WSL) e eventos da International Surfing Association (ISA).

Imagem Destacada: cenas do vídeo de @timmckenna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *