Kalani Konig, Sofia Godoy e Vini Sardi são campeões do Park no STU National Porto Alegre (RS)
Os dias passavam em Porto Alegre (RS) e parecia que dificilmente a terceira etapa do STU National 2024 seria concluída. Mas a tempestade prevista para este domingo (14/04) não deu as caras e o melhor do skateboarding brasileiro, enfim, pôde ser reverenciado na orla do Guaíba. No Park, Kalani Konig, Sofia Godoy e Vini Sardi (Paraskateboarding) se sagraram campeões.
Foi mesmo uma etapa bem atípica, raramente vista. Por conta do mau tempo e das condições climáticas desfavoráveis, o cronograma da competição teve que ser bem reduzido. Do total de quatro fases do masculino, apenas duas foram realizadas, numa adaptação da organização durante os dias de evento, para que a final pudesse acontecer. Assim, os vencedores de cada uma das seis baterias da fase classificatória (fase 1), que começou na sexta e só terminou no sábado, acabaram se garantindo na grande final deste domingo.
Desta forma, a final acabou sendo disputada por Kalani Konig, Gustavo Picaski, Victor Ikeda, Murilo Peres, Diego Takahashi e Mateus Guerreiro. Nesta fase decisiva, os skatistas competem em dois tempos de 20 minutos com um intervalo técnico de sete minutos, que acabou sendo reduzido para três minutos. As notas são aplicadas pelos juízes a cada volta, valendo a melhor delas para termos de pontuação final. Nesse período, cada um conseguiu fazer seis voltas e, no fim, melhor para Kalani Konig, campeão com a nota 83,17. Gustavo Picaski foi o segundo com 79,39 e Victor Ikeda o terceiro, com 79,00.
“É a melhor sensação possível, amo Porto Alegre, meu pai e meus avós são daqui. Andar na final ao lado de amigos e ídolos, como Murilo Peres e Mateus Guerreiro, é legal demais. Estou muito feliz por vencer aqui novamente. Só tenho a agradecer a todo mundo que veio nesses dias, mesmo debaixo de chuva. Foram dias difíceis, muito ruim, porque você vem para a pista concentrado, daí chove e desconcentra, perde o foco, tem que aquecer de novo quando o tempo melhora… Acordei hoje bem ansioso, porque o clima ainda estava estranho e não sabia se iria correr. Bom que não choveu e conseguimos concluir a etapa. Acabou dando tudo certo, acertei boas voltas e levei o título”, disse Kalani.
Natural de Florianópolis, Kalani Konig conquistou o bicampeonato na capital gaúcha. Ao vencer a segunda de três etapas até aqui do STU National 2024, abriu ainda mais na liderança do ranking brasileiro. Aos 16 anos, um dos grandes nomes da nova geração, até já projeta os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.
“Coloquei na minha cabeça, até anotei em um caderninho, de tentar ganhar todas as etapas do STU neste ano. Pelo menos, já foram duas. Uma outra meta é tentar fazer dois pódios numa mesma etapa, no Street e no Park, o que ninguém conseguiu até hoje. O mais perto que consegui numa mesma etapa foram dois quartos lugares”, revelou. “Mas quero muito mesmo estar em Los Angeles em 2028. Com certeza estarei lá. Quero aproveitar para agradecer também ao meu pai e à minha mãe, que sempre me apoiaram e estão sempre comigo, desde que comecei”, finalizou.
E na última das finais do dia, quem fez a festa foi a anfitriã Sofia Godoy, gaúcha de Campo Bom, que conquistou o bicampeonato em casa e se manteve no topo do ranking da modalidade, depois de também ter subido ao lugar mais alto do pódio em Criciúma (SC).
Assim como no Street feminino, as meninas do Park só puderam entrar em cena neste domingo. As semifinais, que estavam marcadas para o sábado, não puderam ser realizadas por conta da chuva e tudo ficou para o último dia de realização da etapa. O céu limpou e elas puderam se apresentar. Depois de cada finalista conseguir dar um total de cinco voltas nas duas sessões de 20 minutos da final, Sofia Godoy confirmou a boa fase e arrancou dos juízes uma nota 72,00, garantindo o título. Isadora Pacheco (69,00) ficou com o vice-campeonato e Fernanda Tonissi (67,00) completou o pódio, na terceira posição.
“Aquela Sofia do ano passado que ganhou aqui conseguiu fazer uma volta muito boa, mas a Sofia de hoje evoluiu, não só na pista, com novas manobras, mas como pessoa também. Já não fico mais tão nervosa como antes, o que às vezes nos atrapalha. E andar em casa, ao lado da minha família, e com muitos amigos na arquibancada, alivia bastante a tensão e ajuda muito. É uma vibe totalmente diferente, e numa pista em que ando direto. Foi difícil toda essa indefinição se teria ou não etapa, torcíamos muito para que parasse de chover, e acabou dando certo. Feliz é a palavra”, disse Sofia, de apenas 15 anos.
Paraskateboarding
Já o Paraskateboarding foi a categoria um pouco menos afetada pelo mau tempo, já que a final da modalidade Park já estava mesmo marcada para o domingo. Ainda assim, os nove paraskatistas não tiveram tempo para treinar nos dias anteriores, apenas o período natural de aquecimento antes da competição de hoje. No fim, título para Vini Sardi, que também foi campeão do Park em Florianópolis, na primeira etapa do ano — na segunda, em Criciúma, foi realizado o Paraskateboarding Street e Vini ficou em quarto lugar.
“Toda essa paralisação por causa do mau tempo afetou muito meu desempenho. Só acertei uma volta, não consegui mandar muitas manobras que queria, muito por falta de treino mesmo. A última vez que conseguimos entrar na pista para treinar foi na quarta-feira e é bem difícil manter uma constância. Afetou, mas acertei uma boa volta, porque já tinha andado aqui em 2022, quando fui campeão também, e tentei mesclar a volta que dei há dois anos com a de hoje. Deu certo. Fiz meu melhor e fui feliz”, vibrou Vini, que totalizou 72 pontos na melhor volta.
O segundo lugar da etapa ficou com Felipe Nunes (71,00). Ítalo Romano (68,10) fechou o pódio, na terceira colocação.
RESULTADO FINAL – PARK MASCULINO
1º – Kalani Konig – 83,17
2º – Gustavo Picaski – 79,39
3º – Victor Ikeda – 79,00
4º – Murilo Peres – 78,17
5º – Diego Takahashi – 74,00
6º – Mateus Guerreiro – 50,00
RESULTADO FINAL – PARK FEMININO
1ª – Sofia Godoy – 72,00
2ª – Isadora Pacheco – 69,00
3ª – Fernanda Tonissi – 67,00
4ª – Marina Praxedes – 66,20
5ª – Fernanda Galdino – 65,50
6ª – Maitê Demantova – 64,17
RESULTADO FINAL – PARASKATEBOARDING PARK
1º – Vini Sardi – 72,00
2º – Felipe Nunes – 71,00
3º – Ítalo Romano – 68,10
4º – Tony Alves – 62,17
5º – Leo Almeida – 33,00
6º – David Soares – 29,33
7º – Nando Araújo – 21,00
8º – Jota Ribeiro – 19,33
9º – Rogério Bento – 18,33
Foto Destacada: Sofia Godoy no STU National 2024, em Porto Alegre. Foto: Pablo Vaz / CBSk
Fonte: CBSk