CompetiçõesSurf Girl

Margaret River Pro: Luana Silva perde na repescagem e está eliminada do WSL CT

A brasileira surfou a segunda melhor onda do confronto, mas foi superada pelas suas adversárias na Austrália

Mentalmente, o Margaret River Pro vem provocando grande pressão entre os atletas que lutam para não serem cortados na metade desta temporada do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) realizada em Western Australia. Na segunda-feira (15), na costa oeste australiana, a primeira baixa da Seleção Brasileira de Surf foi a atleta Luana Silva.

Posteriormente às 12 primeiras baterias da rodada de abertura da categoria masculina, a repescagem feminina foi para a água de Main Break. Luana Silva abriu a primeira fase do Margaret River e caiu para a repescagem ao ficar na terceira colocação.

Na repescagem, ela ocupava a 10ª colocação do ranking WSL CT 2024. Duelou com a costarriquenha Brisa Hennessy e a australiana India Robinson no segundo confronto. Enquanto Brisa precisava avançar para se manter entre as 10 primeiras, India Robinson estava na linha de corte e só a vitória interessava.

Brisa Hennessy no Western Australia Margaret River Pro 2024. Foto: Beatriz Ryder / @wsl

As boas ondas de 4-6 pés proporcionaram momentos de grande emoção em Margaret River. O início da disputa começou equilibrado. Brisa Hennessy foi a primeira a surfar de frontside para pontuar 6,50 pontos. Em seguida, India Robinson respondeu com três manobras de frontside e fez 6,00. Luana Silva surfou duas ondas seguidas. Na primeira, acertou duas batidas de frontside para conquistar 4,50 pontos. Na segunda, acertou duas boas batidas e na finalização caiu da prancha, somou 4,83 para assumir a liderança com a média 9,33 pontos.

A australiana surfou a segunda onda, uma boa direita, onde aplicou cinco manobras, sendo três rasgadas repetitivas e duas batidas. Os juízes pontuaram 5,83 pontos. Na somatória, India Robison assumiu a liderança. Mas Brisa respondeu com duas boas manobras, um cutback de arco ampliado e conectou para finalizar batendo forte. Ela somou 6,10 para retomar a liderança, com 12,60 pontos.

India Robinson no Western Australia Margaret River Pro 2024. Foto: Aaron Hughes / @wsl

Na melhor onda de Luana Silva, abriu rasgando forte no topo do lip, conectou batendo com pressão e aplicou a terceira manobra bem executada para alcançar 7,00 pontos. Enquanto a nota da brasileira era computada, India e Brisa surfaram uma onda intensa e com muita pressão cada, a australiana aplicou uma grande rasgada e uma forte batida para finalizar e conquistar a melhor nota da disputa, 7,67 pontos. Enquanto a costarriquenha rasgou forte e bateu no topo do lip para jogar água e somar 6,77.

Nos 10 minutos finais, Indian Robinson liderava com a média 13,67, Brisa Hennessy estava na segunda colocação somando 13,27 pontos, as duas atletas estavam avançando para as oitavas de final do Margaret River Pro. Luana Silva detinha 11,83 e precisava alavancar a segunda colocação para permanecer na competição.

Luana Silva no Western Australia Margaret River Pro 2024. Foto: Aaron Hughes / @wsl

Faltando 3 minutos, o sonho de Luana Silva de se manter no WSL CT 2024 para lutar pelas cinco primeiras colocações e disputar o título mundial no WSL Finals não se concretizou. A brasileira foi guerreira até o fim, surfou mais duas ondas, mas não atingiu a marca de 6,27 para assumir a segunda colocação e avançar para as oitavas de finais.

O resultado final não mudou, Luana Silva terminou em terceiro lugar e foi eliminada do Margaret River Pro. Ela manteve-se na 10ª posição do ranking do WSL Championship Tour. No entanto, sua permanência nessa posição está incerta, pois será ultrapassada pela vencedora do confronto entre a havaiana Gabriela Bryan e a australiana Isabella Nichols nas oitavas de final. Esse resultado a colocará na linha de corte desta temporada. Agora, Luana Silva se prepara para competir no circuito de acesso à elite do surf mundial, o WSL Challenger Series. Serão seis etapas intensas em busca do retorno à elite do surf mundial, o WSL CT 2025.

Resultados do Western Australia Margaret River Pro, apresentados pela WSL Latin America:

Repescagem Categoria Feminina

1º e 2º lugares avançam para as oitavas de final e o 3º lugar é eliminado na 17º colocação e soma 1.045 pontos no ranking:

1ª Bateria

1º – Sally Fitzgibbons (AUS):16.27 pontos

2º – Johanne Defay (FRA):13.73

3º – Bronte Macaulay (AUS): 6.33

2ª Bateria

1º – India Robinson (AUS):13.67 pontos

2º – Brisa Hennessy (CRC):13.27

3º – Luana Silva (BRA):11.83

Foto Destacada: Luana Silva no Western Australia Margaret River Pro 2024 / Beatriz Ryder / @wsl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *