Filipe Toledo e João Chianca confirmados como wildcards para o WSL CT 2025
Na quarta-feira (24), a World Surf League (WSL) anunciou os wildcards para o Championship Tour (CT) 2025, revelando uma seleção de talentos que promete agitar as competições. Entre os escolhidos, estão os brasileiros Filipe Toledo, bicampeão mundial e atleta qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que se afastou desta temporada para cuidar da saúde mental, e João Chianca, o quarto melhor surfista do mundo em 2023. A australiana Stephanie Gilmore, oito vezes campeã mundial, que pausou a carreira competitiva nesta temporada, e a americana Lakey Peterson, que não passou pelo corte desta temporada, também receberam os wildcards para participar do WSL CT 2025.
João Chianca, atleta qualificado para os Jogos Olímpicos Paris 2024, está pronto para retornar às competições após um longo período de recuperação do grave acidente ocorrido nos treinos para a primeira etapa do WSL CT 2024, o Pipe Pro. O surfista saquaremense irá disputar a primeira etapa do WSL Challenger Series 2024, o Gold Coast Pro, neste domingo (28) na Austrália, fortalecendo assim a presença do Brasil como potência no cenário mundial do surfe.
Além disso, convites especiais foram reservados para a lenda do surfe, Kelly Slater, que competirá em duas etapas do WSL CT 2024: o Tahiti Pro, sexta prova do circuito, e o Fiji Pro, a nona e última desta temporada. O americano, de 52 anos, é considerado o maior atleta de todos os tempos, acumulando 11 títulos mundiais e 56 vitórias na carreira. Mesmo não passando pelo corte da metade desta temporada e ficando na 32ª colocação no ranking CT, Slater continua a ser uma figura icônica no esporte, com cinco títulos em Teahupo’o e quatro nas Ilhas Fiji.
A pentacampeã mundial e medalhista de ouro olímpico, a havaiana Carissa Moore, anunciou sua retirada do cenário competitivo no último mês de janeiro. Ela e a francesa Vahine Fierro foram escolhidas para receber wildcards e participar do próximo evento, o Tahiti Pro.
Esses convites especiais destacam a diversidade de habilidades e estilos dos surfistas do WSL CT, que estarão em exibição nas águas de alguns dos melhores destinos de surfe do mundo e palco dos Jogos Olímpicos França 2024, que acontecerá nas poderosas ondas de Teahupo’o, na Polinésia Francesa.
Fotos Destacadas: Filipe Toledo / Perfil do Atleta / WSL e João Chianca / Perfil do Atleta