Jogos OlímpicosParis 2024The Time

Vivência Olímpica: Ryan Kainalo e sua caminhada rumo a Paris 2024

Ryan Kainalo, aos 18 anos, destaca-se como um dos promissores talentos do surfe brasileiro e integra o Programa de Treinamento Pré-Olímpico da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Recentemente, Ryan participou de treinamentos intensos em Teahupo’o, na Polinésia Francesa, palco internacional conhecido por suas grandes ondas desafiadoras, entre os dias 15 e 25 de maio, aprimorando suas habilidades ao lado de grandes nomes do surfe. Sua trajetória inclui experiências enriquecedoras e conquistas significativas que o qualificaram para o programa Jovens Atletas do COB.

Ryan Kainalo em Teahupo’o, na Polinésia Francesa. Foto: @ryankainalo

A conquista no Mundial Júnior da ISA em 2023 foi fundamental para o jovem talento de Ubatuba (SP) ser escolhido para o programa Jovens Atletas do COB, onde recebe treinamento especializado no Centro de Treinamento Olímpico. Além disso, Ryan foi convidado a vivenciar as Olimpíadas de Paris 2024, proporcionando-lhe uma experiência única. Esta oportunidade, compartilhada com a levantadora de peso Taiane Justino, faz parte do programa “Vivência Olímpica”, que visa preparar jovens atletas para futuras competições olímpicas, como Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.

Ryan Kainalo passando por dentro do tubo de Teahupo’o, na Polinésia Francesa. Foto: @ryankainalo / @leandrodora071170 / CBSurf

Foi incrível. Poder estar com os melhores do mundo ao meu lado foi uma oportunidade única. Aprendi muito no dia a dia, tanto na água quanto fora dela. Treinar lá me desafiou a cada onda e a cada treino. Estamos sentindo o apoio e a infraestrutura, e poder treinar com os melhores faz toda a diferença”, disse Ryan Kainalo em matéria jornalística da CBSurf.

O “Time Brasil” da modalidade olímpica de surfe que estará em Paris 2024 é composto por Tatiana Weston-Webb, Luana Silva e Tainá Hinckel na categoria feminina, além de Filipe Toledo, João Chianca e Gabriel Medina na masculina. A janela de competição está agendada entre 27 de julho e 5 de agosto de 2024. Serão dias intensos que definirão os medalhistas olímpicos em Teahupo’o, na Polinésia Francesa. Vale destacar que os 24 atletas da categoria feminina e os 24 do masculino terão seis dias disponíveis de treinamento, de 21 a 26 de julho de 2024, nas pesadas ondas da “Praia dos Crânios Quebrados“, como é conhecida Teahupo’o.

Ryan Kainalo entre a Comissão Técnica da CBSurf e “Time Brasil Surfe” em Teahupo’o, na Polinésia Francesa. Foto: @ryankainalo