Conheça o “Time Brasil de Surf” que disputará os Jogos Olímpicos de Paris 2024
A expectativa aumenta entre as comunidades de surfe brasileiras. Faltam poucas horas para começar o maior evento esportivo do mundo: as Olimpíadas de Paris 2024. A delegação do Brasil da modalidade surfe está presente em Teahupo’o, vivenciando o clima olímpico bem distante da Vila Olímpica de Paris, mas no epicentro das energias positivas sobrenaturais regidas pela exuberante natureza e pelo mar da Polinésia Francesa.
O “Time Brasil de Surfe”, composto por Filipe Toledo, João Chianca, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva, vivencia o clima dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 entre atletas, turistas e a população local, sem perder o foco na conquista de medalhas para realizar o grande sonho. A disputa será intensa entre os 24 atletas da categoria feminina e 24 do masculino, oriundos de 21 nações apaixonadas pelo surfe olímpico.
Filipe Toledo chegou a Teahupo’o como o atual bicampeão mundial seguido da World Surf League (WSL) no currículo. Nesta temporada, parou de competir no Championship Tour (CT) para fortalecer a saúde mental e focar exclusivamente nos Jogos de Paris 2024.
João Chianca, o quarto melhor surfista do mundo pelo ranking WSL CT 2023, provou que está preparado para botar pra baixo e entubar profundamente nas potentes ondas de Teahupo’o. O brasileiro superou a grave lesão ocorrida na pré-temporada da primeira etapa do WSL CT, realizada em Banzai Pipeline, Havaí. Nos últimos meses, ganhou ritmo competitivo para lutar por medalha olímpica.
Gabriel Medina, tricampeão mundial, está confiante e querendo triunfar no pódio olímpico. Será sua segunda participação nos Jogos Olímpicos ao lado de Tatiana Weston-Webb. Eles são considerados os atletas olímpicos mais experientes da delegação brasileira. Em Tóquio 2020, Medina alcançou o 4º lugar, ficando fora do pódio.
Especialistas mundiais apontam que Gabriel Medina é um dos prováveis medalhistas de Paris 2024. O brasileiro conquistou excelentes desempenhos na última década do WSL CT Taiti Pro. Segundo a International Surfing Association, Medina tem o melhor recorde geral em Teahupo’o, a maior pontuação em média de ondas, a maior porcentagem de vitórias em baterias e também foi finalista seis vezes em 10 edições do WSL CT Taiti Pro, onde conquistou dois títulos.
Tatiana Weston-Webb, vice-campeã mundial, disputará sua segunda Olimpíada. Em Tóquio 2020, terminou na 9ª colocação, ficando distante do sonho de conquistar uma medalha. Tati chegou na Polinésia Francesa carregando o título mundial individual do ISA World Surf Games 2024, último evento classificatório para Paris 2024.
As jovens Luana Silva, atleta da divisão de acesso da elite mundial de surfe, o circuito WSL Challenger Series, e Tainá Hinckel, atual Campeã Sul-Americana 2023/2024 da WSL e Campeã Profissional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), ao lado de Filipe Toledo e João Chianca, serão os estreantes do Time Brasil de Surfe nos Jogos de Paris 2024. As duas atletas se classificaram dentro dos critérios do ISA World Surf Games 2024, realizado na Surf City El Salvador.
O surfe nos Jogos Olímpicos de Paris será disputado em alto nível, em ondas desafiantes e de grande potencial tubular. A janela competitiva será de 27 de julho a 5 de agosto de 2024, com quatro dias destinados para concluir o evento nas melhores condições. No dia 26 de julho, será realizada a Cerimônia de Abertura oficial no Tahiti, contemplada por danças tradicionais e apresentação dos atletas na abertura em Paris.
Conheça os 6 atletas da Delegação Brasileira qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024:
Categoria Feminina
Tatiana Weston-Webb
País: Brasil
Qualificação Olímpica: 5º Lugar Ranking World Surf League (WSL) 2023
Idade: 28 anos
Local: Princeville, Kauai, Hawaii
Base Surf: Goofy (pé direito na frente)
Olimpíadas: 2ª participação, 9º lugar em Tóquio 2020
Tainá Hinckel
País: Brasil
Qualificação Olímpica: ISA World Surfing Games 2024
Idade: 21 anos
Local: Palhoça, Santa Catarina
Base Surf: Regular (pé esquerdo na frente)
Olimpíadas: 1ª participação
Luana Silva
País: Brasil
Qualificação Olímpica: 1º Equipe ISA World Surfing Games 2024
Idade: 20 anos
Local: North Shore, Oahu, Havaí
Base Surf: Regular (pé esquerdo na frente)
Olimpíadas: 1ª participação
Categoria Masculina
Filipe Toledo
País: Brasil
Qualificação Olímpica: 1º Lugar Ranking World Surf League (WSL) 2023
Idade: 29 anos
Local: Ubatuba, São Paulo
Base Surf: Regular (pé esquerdo na frente)
Títulos: Atual Bicampeão WSL Championship Tour
Olimpíadas: 1ª participação
João Chianca
País: Brasil
Qualificação Olímpica: 4º Lugar Ranking WSL 2023
Idade: 23 anos
Local: Saquarema, Rio de Janeiro
Base Surf: Regular (pé esquerdo na frente)
Olimpíadas: 1ª participação
Gabriel Medina
País: Brasil
Qualificação Olímpica: 1º Lugar ISA World Surfing Games 2024
Idade: 30 anos
Local: Maresias, São Paulo
Base Surf: Goofy (pé direito na frente)
Títulos: Tricampeão WSL Championship Tour
Olimpíadas: 2ª participação, 4º lugar em Tóquio 2020
Foto Destacada: Pablo Franco / ISA
Fotos Atletas: WSL / Instagram Atletas