EsportesNotíciasThe Time

André de Souza é campeão mundial de kickboxing em São Paulo

O sergipano de coração, André de Souza, alcançou o sonho de ser campeão mundial, em São Bernardo do Campo, no Torneio Mundial Open Kombat, realizado em fevereiro

O surfista e atleta profissional de artes marciais, o sergipano André de Souza Ferraz, escreveu seu nome na galeria dos campeões mundiais no último dia 27 de fevereiro, em São Bernardo do Campo, São Paulo, ao vencer a categoria Peso-Pesado do Torneio Mundial Open Kombat 2022 e se sagrar campeão mundial de Kickboxing.

Em entrevista exclusiva para o Sombreiro Surf Notícias, por aplicativo de mensagem, André de Souza Ferraz, radicado atualmente no município de Torres, no extremo norte do litoral do Rio Grande do Sul, sonhou alto ao longo da vida esportiva e alcançou o mérito de estar entre os melhores atletas do mundo. “Mas eu tinha um sonho independente, sonhava em ser campeão de algum esporte. Assim, comecei a minha trajetória pra me consagrar depois de muitos anos campeão mundial de Kickboxing”, André de Souza citou à redação.

A vitória no Torneio Mundial Open Kombat veio carregada de emoção para sua família. O seu irmão, Jonas de Souza, também se sagrou campeão mundial no mesmo evento, na categoria Peso-Meio-Médio. “Essa vitória veio em dose dupla, afinal, eu e meu irmão fomos criados afastados um do outro, mas sempre treinando e quando nos encontrávamos nas festas natalinas, comentávamos que um dia seríamos campeões”, revelou André de Souza, sergipano de coração.

André de Souza e Jonas de Souza, conhecidos como “Irmãos Souza”, foram campeões mundiais no Torneio Mundial Open Kombat 2022, em São Bernardo do Campo, São Paulo – Foto: Divulgação dos Atletas

Na entrevista a seguir, o leitor conhecerá parte da história dos “Irmãos Souza”, a trajetória que levou André de Souza (AS) a ser campeão mundial, a prática do esporte olímpico surf como ferramenta de manutenção ao tratamento da sua lesão no manúbrio-esternal, as parcerias profissionais para obter a melhor performance no Torneio Mundial Open Kombat e as lembranças dos amigos surfistas sergipanos.

O sergipano André de Souza na Praia de Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul – Foto: SSC Mídia Marketing

Sombreiro Surf – De surfista local da Praia da Cinelândia ao título de campeão mundial no Torneio Mundial Open Kombat 2022, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Pontue a sua trajetória esportiva para os leitores do Sombreiro Surf.

AS – Bom, me chamo André de Souza Ferraz, aos 4 anos de idade minha mãe entregou eu e meu irmão a um orfanato na Bahia, na cidade de Itapetinga, no Orfanato Irmã Dulce. Então, fomos adotados por uma família, meu irmão ficou em Itapetinga e eu fui para Aracaju/SE. Então, passei a visitar meu irmão apenas nas reuniões de Natal. Em Aracaju, com 7 anos, ganhei uma prancha de surf e aí mudou a minha vida! Depois fui associando o surf com as lutas marciais, foi uma combinação perfeita. Mas eu tinha um sonho independente, sonhava em ser campeão de algum esporte. Assim, comecei minha trajetória pra me consagrar depois de muitos anos Campeão Mundial de Kickboxing, no último dia 27 de fevereiro.

Sombreiro Surf – Qual é a sensação de ser campeão mundial?

AS – A sensação de ser campeão mundial é de total euforia, por eu realizar um sonho desde criança. Porém, até agora não sei explicar direito, após dias do título a ficha ainda não caiu! Eu acordo na madrugada pra olhar as medalhas e o cinturão, parece coisa de louco, mas não é loucura, é determinação, foco e disciplina. Afinal, foram 12 anos em busca desse título! Eu mais que sonhava em ser campeão mundial em algum esporte, são 25 anos de dedicação. Hoje, com 39 anos, realizei o meu sonho, o sonho coletivo de inúmeras pessoas que me cercam que me apoiam. Tenho que lembrar, a idade são apenas números ao ter um objetivo.

Após 25 anos de dedicação as artes marciais, André de Souza realiza o sonho de ser campeão mundial de Kickboxing no Torneio Mundial Open Kombat 2022 – Imagem: Rede Social do Atleta

Sombreiro Surf – A vitória veio em dose dupla no Torneio Mundial Open Kombat 2022, você e seu irmão, Jonas Souza, conquistaram títulos mundiais. Fale um pouco da parceria dos “Irmãos Souza” no universo das artes marciais.

AS – Essa vitória veio em dose dupla, afinal, eu e meu irmão fomos criados afastados um do outro, mas sempre treinando e quando nos encontrávamos nas festas natalinas, comentávamos que um dia seríamos campeões. Passávamos horas sentados em um campo de futebol de barro, sonhando coisa de criança, e mais de 20 anos depois  realizamos o feito. Não poderia ser melhor, nós realizamos aquilo que lá atrás a gente conversava, apesar de sermos categorias diferentes. Pra nós, irmãos Souza, é uma data histórica, ela ficou e ficará marcada na história da minha vida esportiva e familiar.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

Bruno Santos ataca o lip da Praia de Lagoa do Pau/AL

Prefeitura de Florianópolis apresenta LayBack Pro decisivo na Praia Mole

World Surf League anuncia o calendário do World Longboard Tour 2022

Nacho vence PRO/AM na abertura do Circuito ASJ 2022

Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil é a grande novidade do WSL Challenger Series 2022

Rip Curl Pro Playa Grande abre a temporada 2022/2023 da WSL Latin America na Argentina

NAZA 10 expõe fotos das grandes ondas do “Canhão de Nazaré”

79 Extreme Expression Session: o valor da amizade do bodyboard sergipano

Tatiana Weston-Webb radicaliza em Supertubos e vence o MEO Pro Portugal

Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil

Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco

Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf

______________________________________________________________________________

Sombreiro Surf – Como foram os seus treinos físicos para o evento mundial? Quais foram os profissionais responsáveis pela sua preparação?

AS – Os nossos treinos (Irmãos Souza) foram exaustivos, no sentido que eu vinha de uma fratura no manúbrio-esternal. Quando eu estava quase recuperado, voltando aos treinos, logo em seguida, veio a pandemia mundial do coronavírus, e nisso a gente treinava. Como poderia, há um ano nós voltamos para o Brasil, pois morávamos na Argentina, aonde nossa médica esportiva, Drª Valéria Vasconcellos, nos recebeu no Rio Grande do Sul e vem fazendo um trabalho magnífico. Os profissionais responsáveis pela preparação foram Drª Valéria Vasconcellos, médica esportiva e proprietária da Academia Saúde & Movimento, e, também, nossa empresária, e o preparador físico, Cássio Ares. Todo o suporte foi dado pela Academia Saúde & Movimento, para chegarmos bem fisicamente e estruturalmente. Não esquecendo, tem também o coach do Clube do Corinthians, o André Novaes, que é nosso coach e foi importantíssimo para trabalhar e fortalecer a nossa mente, afinal, a mente e quem manda no jogo de decisões na hora da pressão. Já o Dr. Gustavo Frainer, nosso odontologista, que vem cuidando da nossa saúde bucal, sendo importantíssimo pra performance de qualquer atleta.

Família Souza e Drª Valéria Vasconcellos (entre os “Irmãos Souza“) no Torneio Mundial Open Kombat 2022 – Foto: Divulgação

Sombreiro Surf – No período de treinamento para o Torneio Mundial Open Kombat o surf esteve presente? Como o esporte olímpico surf contribuiu na sua preparação?

AS – No período dos treinamentos o surf sempre esteve presente, até mesmo na minha fisioterapia, pois eu fraturei o manúbrio-esternal, osso acima do externo, localizado no peito. A Drª Valéria Vasconcellos, médica esportiva, passou exercícios de natação, então resolvi ir para o surf, com a intenção somente de remar e, assim, fortalecer a lesão. O surf me ajudou a recuperar muito mais rápido! O surf é um esporte completo que envolve cardio, equilíbrio, resistência, isometria e, ao entrar em contato com a natureza, acabou que a minha recuperação foi bem mais rápida. Foi muito divertido acordar cedo para executar uma seção de fisioterapia surfando, magnifico! Eu nem senti estar recuperado, quando menos pensei eu já estava 100%. Sem contar que naturalmente com as sessões surf, eu ganhei mobilidade e flexibilidade, praticar o esporte foi crucial para minha recuperação.

Videoclipe de André de Souza em parceria com a Academia Saúde & Movimento, apresentado pela produtora SSC Mídia Marketing – Vídeo: SSC Mídia Marketing

Sombreiro Surf – Foi lançado nas redes sociais um videoclipe do seu trabalho pela produtora SSC Mídia. Como é se vê na tela?

AS – Esse clip relata em poucos segundos um pouco da nossa história. Então, a produtora SSC Mídia Marketing teve a ideia de fazer um vídeo apresentando não só a minha história, mas também para promover a Academia Saúde e Movimento. Afinal, eles acreditaram em nossos sonhos e sabia mais do que nós mesmos que seríamos campeões, devido à determinação e superação que estava em conjunto. Hoje a SSC Mídia Marketing tem uma parceria conosco, trabalhando com a nossa imagem. Então, observar as imagens após tanto tempo de dedicação as artes marciais, realmente não me contive em lágrimas, não só os Irmãos Souza, como a Drª Valéria, foi emocionante! Em primeira mão, quero anunciar que em breve vai ser lançado um documentário pela SSC Mídia Marketing. Nosso total agradecimento a eles que vem fazendo esse trabalho importantíssimo, pois sabemos que é crucial contarmos com profissionais que trabalhem a nossa imagem esportiva e pessoal. Toda vez que assisto ao vídeo eu me emociono.

Sombreiro Surf – Como a filosofia esportiva da equipe DKAM – Dragon Kick Team de Artes Marciais lhe ajudou no processo de preparação?

AS – Sem dúvida tem uma grande importância em nossas vidas. O nosso mestre, líder e presidente da DKAM – Dragon Kick Team de Artes Marciais, Jaime Souza, tem um papel fundamental na disciplina, persistência, humildade e lealdade. Tudo isso faz parte da disciplina da nossa equipe, esse e um dos lemas do mestre Jaime. Além de grande atleta com várias vitórias no ringue, o nosso mestre está no livro mais cobiçado das artes maciais, o rol da fama, o livro Grandes Mestres das Artes Marciais, 12º edição. Nesse sentindo temos a visão de que realmente ele tem um trabalho muito sério. A equipe hoje conta com atletas e professores de alta performance no Brasil e em vários outros países, a qual sou nomeado embaixador da equipe DKAM – Dragon Kick Team de Artes Marciais. O mestre Jaime também é responsável pela Seleção Brasileira de Artes Maciais e que nos deu o privilégio de nos convocar. Então, não poderia ser melhor, o mestre Jaime foi fundamental pra termos os resultados positivos.

Mestre Jaime Souza, líder e presidente da DKAM Dragon Kick Team de Artes Marciais tem seu nome registrado no livro Grandes Mestres das Artes Marciais 2021 – Imagem: Divulgação

Sombreiro Surf – Quais serão as próximas competições?

AF – Vou para Itália lutar pelo título mundial de MMA profissional. Estou invicto, são 4 lutas e 4 vitórias (Sherdoogs positivos de André de Souza Ferraz). Em novembro temos o Panamericano no Brasil de Kickboxing. Posteriormente, outra etapa do mundial na cidade de Acapulco, no México.

Família Souza” no Torneio Mundial Open Kombat 2022, em São Bernardo do Campo, São Paulo – Foto: Divulgação

Sombreiro Surf – Quais títulos você conquistou nas artes marciais nos últimos anos?

AF -Nos últimos anos obtivemos alguns títulos em modalidades diferentes. No Jiu-jitsu fui Campeão do Trial Abu Dhabi (seletiva para o mundial em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes) em 2013; Bicampeão da Copa América de Jiu-jitsu, Manaus/AM, em 2013 e 2014; 3° colocado no Sul-Americano de Jiu-jitsu, Manaus/AM, em 2013. No MMA – Artes Marciais Mistas, sou o dono do Cinturão Selva Combat, com 4 lutas e 4 vitórias. No Kickboxing, sou campeão do Circuito Argentino 2018, vice-campeão brasileiro, e atual campeão mundial em São Bernardo dos Campos/SP, no último mês de fevereiro.

Irmãos Souza” no Campeonato Internacional de Kickboxing, na cidade de Toledo, Paraná, realizado no último dia 3 de abril. André de Souza alcançou o 2º lugar e Jonas de Souza ficou na 3ª posição – Foto: Jonas de Souza

Sombreiro Surf – A quem você dedica tantas conquistas na vida profissional das artes marciais?

AS – Todas as vitórias são dedicadas primeiramente a Deus, a minha esposa Taiziane Rodrigues. Ela sempre está ao meu lado e vem me apoiando em todos os momentos. Aos meus patrocinadores: Drª Valéria Vasconcellos, médica esportiva e proprietária da Academia Saúde & Movimento e ao seu esposo, César Gonçalves, que também é nosso empresário. A equipe da Academia Saúde e Movimento, ao Drº Gustavo Frainer, Dudu Silveira Art Hair, Marcos Pereira Master Coach, ao meu mestre, Jaime Souza, que acreditou sempre no potencial dos Irmãos Souza, a equipe DKAM – Dragon Kick Team de Artes Marciais, ao meu amigo Diego Bauer lumrtz e toda a sua família da loja Guty Guty e ao ex-presidente da AST – Associação de Surf de Torres/RS, Giuliano Homem. Também não poderia de deixar de agradecer a toda equipe do Sombreiro Surf Notícias, que já nos acompanha das ondas da pororoca, em São Domingo do Capim/PA, em 2003, mas essa é outra história que vamos contar sobre as aventuras e loucuras que fizemos para surfar as ondas da pororoca. Não esquecendo, os repórteres do programa dominical Esporte Espetacular da Rede Globo, que faziam a cobertura do primeiro Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca, ficaram impressionados com a história da trip surf que saiu de Aracaju/SE para São Domingos do Capim/PA.

O sergipano André de Souza na Praia de Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul – Foto: SSC Mídia Marketing

Sombreiro Surf – Deixe uma mensagem para os amigos e surfistas sergipanos?

AF – Deixo meu agradecimento a todos os surfistas sergipanos. Infelizmente, alguns partiram para o plano superior, como Negão Adelino, que fabricava a prancha Banzai no bairro Suissa, ao shaper Jorge das pranchas Abrasão Surf Boards, ao Claudinei Farias que me ajudou muito, aos surfistas Beto Peru, aos meus companheiros de viagem à pororoca, Paulo Barreto, conhecido como Paulo de Açúcar, Vladimir Abreu, conhecido como Soneca, ao Hélio Burle, o Total, entre outros. Essas pessoas marcaram minha história em Sergipe, celeiro de grandes surfistas e esportistas de várias modalidades. Deixo a seguinte mensagem para todos os leitores: esporte é vida, é inclusão social, revitaliza e tira vários jovens e adultos da ociosidade e afastam das coisas ruins, ooss.

O sergipano André de Souza é nomeado embaixador da equipe DKAMDragon Kick Team de Artes Marciais – Imagem: DKAM

Publicado: 06/04/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *