CBSurf Master Tour: José Júnior “Papagaio”, foi o melhor sergipano na Praia da Caueira/SE
O CBSurf Master Tour Praia da Caueira/SE, realizado no litoral sul de Sergipe, reservou experiências e fortes emoções entre os competidores e a torcida local no “Calçadão da Caueira“, em um ensolarado domingo (27), com boas ondas variando entre meio e um metro nas melhores séries.
A galera local apaixonada pelo surfe aplaudiu a performance de José Júnior, conhecido nas praias da Atalaia, na capital Aracaju, como Edson Papagaio. O competidor sergipano teve uma excelente atuação até a bateria final da categoria Kahuna 45+ da primeira etapa do Circuito CBSurf Master Tour 2023 da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).
Na fase 1, José Júnior avançou em segundo lugar, somando 9.30 pontos. Ele competiu contra o paulista Sidnei Oliveira, o potiguar Rodrigo Jorge e o catarinense Duda Tedesco. Sidnei avançou em primeiro lugar no confronto, com 10.83 pontos.
Na primeira bateria da Fase 2, a disputa ficou mais acirrada. José Júnior competiu contra o baiano Adson Santos, o catarinense Roni Ronaldo e o cearense Leopoldo Pequeno.
Roni Ronaldo, lenda do surfe brasileiro, surfou com excelência e avançou em primeiro lugar, acumulando 11.40 pontos. José Júnior conquistou a segunda posição, com 7.26 pontos. A disputa pela segunda vaga foi emocionante entre os três últimos colocados: Leopoldo Pequeno (7.17) e Adson Santos (7.00). A pequena diferença nas pontuações garantiu a passagem de José Júnior para a Semifinal do CBSurf Master Tour Praia da Caueira.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Edgard Groggia e Silvana Lima vencem o Circuito Banco do Brasil de Surf na Bahia
______________________________________________________________________________
Na segunda bateria da Semifinal, estavam presentes o campeão brasileiro master CBSurf, o alagoano Klinger Peixoto, o baiano Marcelo Alves e o paulista Ricardo Grão. Mais uma vez, a competição foi acirrada. Klinger avançou para a Final em primeiro lugar, com 9.17 pontos. José Júnior também conseguiu avançar, ficando em segundo lugar com 8.90 pontos, enquanto Marcelo Alves alcançou 8.50 pontos, ficando fora da grande Final.
Na última bateria da categoria Kahuna 45+ na Praia da Caueira, as ondas ficaram inconstantes, com momentos em que quebravam melhor do lado esquerdo do palanque e outras vezes do lado direito. O “backwash” da maré cheia também atrapalhou algumas ondulações que teriam ligação com a beira, impedindo que os quatro finalistas aumentassem suas pontuações.
Durante os 30 minutos de confronto, José Júnior enfrentou dois campeões brasileiros masters CBSurf, o local de Garopaba/SC, Roni Ronaldo e o alagoano Klinger Peixoto, e o cearense local da Praia do Titanzinho, o supercompetitivo Rogério Dantas.
A disputa acirrada da grande final ganhou ritmo a partir dos 20 minutos de confronto, com três atletas demonstrando grande determinação nas séries inconstantes. Na metade da bateria, Klinger Peixoto liderava com 6.17 pontos em apenas uma onda surfada, enquanto Rogério Dantas alcançava a média de 6.14 pontos e Roni Ronaldo, 4.97 pontos, com as suas duas melhores ondas.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
CBSurf Dream Tour Floripa: Cauã Costa impressiona na Praia Mole
______________________________________________________________________________
O surfista sergipano José Júnior aguardava pacientemente a melhor oportunidade de ondas na Praia da Caueira. Ele tentou surfar uma onda, mas rapidamente saiu dela. Enquanto os outros atletas estavam mais ativos no confronto, José Júnior somava apenas 1.64 pontos faltando 12 minutos para o término.
José Júnior decidiu se tornar mais ativo no outside e se esforçou para pegar duas ondas à direita da Praia da Caueira, mas infelizmente essas ondas não proporcionaram paredes limpas para que o talentoso surfista pudesse apresentar o seu melhor desempenho.
Aos três minutos para o término, o resultado da grande final era o seguinte: Klinger Peixoto liderava com 10.74 pontos, seguido por Rogério Dantas na segunda colocação com 10.00 pontos, Roni Ronaldo com 8.40 pontos e José Júnior com média de 5.00 pontos.
O cearense Rogério Dantas tentou virar o confronto nos últimos segundos, mas o resultado permaneceu o mesmo. Klinger Peixoto foi coroado como o grande campeão da categoria Kahuna 45+ na primeira etapa do Circuito CBSurf Master Tour, com Rogério Dantas em segundo lugar e Roni Ronaldo em terceiro lugar.
José Júnior, também conhecido como Edson Papagaio, conquistou um brilhante quarto lugar no CBSurf Master Tour Praia da Caueira/SE. A torcida sergipana comemorou intensamente o resultado, aplaudindo Papagaio enquanto ele deixava o mar e celebrando seu excelente desempenho durante a cerimônia de premiação no pódio.