Jogos OlímpicosShows&EventosTóquio 2020

Cerimônia de Abertura de Tóquio 2020

A Cerimônia de Abertura da 32ª Edição dos Jogos Olímpicos de Verão, Tóquio 2020, em 2021, realizada no Estádio Olímpico de Tóquio, nesta sexta-feira 23, foi marcada pela apresentação da tradição do povo nipônico, esperança global através dos esportes no atual momento pandêmico, respeito à diversidade e tecnologia de ponta.

Em 2020, o maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos de Tóquio, foi adiado pelo Comitê Olímpico Internacional – COI, a insegurança e o medo da proliferação do nefasto novo coronavírus colocou em risco a realização do evento.

Japão esbanja alta tecnologia na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio , milhares de drones formam o globo terrestre e iluminam o céu numa noite marcada pela superação, esperança e diversidade – Foto: COI / 2021 Getty Images

Neste ano, as incertezas pairavam entre o COI, autoridades do Japão, Comitês Olímpicos Nacionais, patrocinadores e imprensa mundial, o risco de cancelamento era real, devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 e o risco do aumento de contágios entre a sociedade anfitriã.

Delegação Brasileira nas Olimpíadas de Tóquio 2020 – Foto: COB / Júlio César Guimarães

O Comitê Organizador, seguindo os princípios da sabedoria japonesa, demonstrou paciência, determinação e superação para que 11.289 atletas de 206 Comitês Olímpicos Nacionais, incluindo a Equipe Olímpica de Refugiados do COI, vivam a filosofia do Olimpismo: amizade, compreensão mútua, igualdade, solidariedade e o jogo limpo, isto é, o “fair play”.

A abertura do maior evento esportivo do mundo, Olimpíadas de Tóquio, em 2021 – Foto: COI / 2021 Getty Images

Os rígidos protocolos de seguranças limitaram a presença do público no Estádio Olímpico, menos de mil pessoas foram autorizadas pelo COI, as delegações também tiveram a redução do número de atletas no Desfile das Nações.

A ativista negra Naomi Osaka tem dupla nacionalidade, americana e japonesa, mas escolheu representar a “Terra do Sol Nascente” em Tóquio 2020 – Foto: MKT Esportivo / Rede Social

Mas, o brilho da chama da Tocha Olímpica, conduzida na parte final pela atual estrela do tênis Naomi Osaka, do Japão – filha de pai haitiano e mãe japonesa, negra e ativista -, acendeu o Caldeirão Olímpico para fortalecer o simbolismo de esperança e respeito à diversidade na “Terra do Sol Nascente” e na contemporânea sociedade mundial.

Naomi Osaka acende o Caldeirão Olímpico de Tóquio 2020 – Foto: MKT Esportivo / Rede Social

O provérbio japonês de Masaharu Taniguchi reflete o simbolismo do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio em meio à pandemia, o problema político e financeiro enfrentado pelos organizadores do Evento e as acirradas disputas que acontecerão entre os atletas: “A aparente dificuldade pode ser só mais um degrau para o sucesso”.

Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Tóquio 2020 – Foto: COI / 2021 Getty Images

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS: 

Mikael Gomide na estilheira surfe

Surfista Victor Vieira morre aos 42 anos

Proibido em partes do Brasil no passado, skate vira força Olímpica do país

Tóquio 2021: surfe olímpico tem baterias definidas

Tóquio 2021: assista os melhores momentos da última qualificação olímpica surfe

Ctcae: Surfe liberado nos fins de semana em Sergipe

Ninho de tartarugas é encontrado na Praia do Havaizinho

Luan Luduvice: a arte de fotografar o esporte surfe

Adilson Junior registra onda na Praia das Dunas

______________________________________________________________________________

Surfe Olímpico

A inédita participação da modalidade surfe abrilhantará o princípio de renovação das Olimpíadas de Tóquio 2020. Neste sábado (24), a partir das 19h – horário de Brasília -, inicia-se a trajetória para os 40 atletas, 20 homens e 20 mulheres, disputarem as medalhas olímpicas.

Agora, o Caldeirão Olímpico está aceso, iluminando o espírito dos apaixonados pelo universo esportivo.

Comecem as disputas dos Jogos Olímpicos de Verão, Tóquio 2020.

O sonho do ouro olímpico brasileiro na inédita participação do Festival Olímpico de Surf em Tóquio 2020 – Foto: COI / 2021 Getty Images
Confira a programação do Festival Olímpico de Surf no horário padrão do Japão:

Domingo, 25 de julho, das 7h às 16h20min – Rodadas 1 e 2 das Categorias Masculino e Feminino
Segunda-Feira, 26 de julho, das 7h às 16h40min – Rodada 3 das Categorias Feminino e Masculino
Terça-Feira, 27 de julho, das 14h20min às 14h20min – Quartas de Final e Semifinais das Categorias Masculino e Feminino
Quarta-Feira, 28 de julho, das 8h às 11h35min – Disputas das medalhas de bronze, prata e ouro das Categorias Feminino e Masculino. Posteriormente, Cerimônias de Vitórias Feminino e Masculino.

Segundo o COI, o calendário da competição está sujeito a alterações dependendo das condições das ondas. Se as condições permitirem, a competição pode ser concluída em quatro dias, mas é possível que mais tempo seja necessário. Por isso, os dias reais de competição para os eventos de Surf serão realizados com programação de 4 dias durante o Festival Olímpico de Surf de 25 de julho a 1 de agosto.

Publicado: 24/07/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *