The Time

Conheça os surfistas da Equipe Brasil no ISA Games Porto Rico 2024

O ISA Games 2024 começou em Arecibo, Porto Rico, e representa a última oportunidade para mais de 250 atletas buscarem a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ao todo, estão em disputa 6 vagas na categoria masculina e 8 vagas na categoria feminina. O pré-olímpico do surf teve início em 23 de fevereiro e encerrará em 3 de março, com transmissão ao vivo pela International Surfing Association (ISA) no site Isasurfing.com e no Olympic Channel, em Olympics.com.

A Equipe Brasil da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é representada por Tatiana Weston-Webb, Luana Silva, Tainá Hinckel, Filipe Toledo, Gabriel Medina e Yago Dora. Segundo os critérios da ISA, reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como a Autoridade Governante Mundial para o Surf, o Brasil poderá conquistar mais duas vagas na categoria feminina, tanto individual quanto por equipe. No masculino, se a Equipe Brasil sagrar-se campeã, conforme os critérios da CBSurf, o atleta melhor colocado garantirá uma terceira vaga para o Time Brasil do COB.

No WSG Porto Rico, a Equipe Brasil é composta por surfistas experientes e jovens talentos em busca das preciosas vagas olímpicas. Dois atletas já estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris: Tatiana Weston-Webb e Filipe Toledo. No total, cinco atletas fazem parte do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2024, juntamente com a jovem Tainá Hinckel, campeã brasileira da CBSurf em 2023.

Conheça a Equipe Brasil no ISA Games 2024:

Categoria Feminina

Tatiana Weston-Webb, de 27 anos, natural de Porto Alegre, mudou-se para o Havaí ainda na infância. Vice-campeã mundial, ela é a surfista brasileira mais experiente da categoria no World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). Tati possui vaga garantida para representar o Time Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, por ser a melhor atleta posicionada no ranking do WSL CT 2023. Atendendo ao requisito da ISA World Surfing Games, competirá no WSG Porto Rico 2024 para confirmar sua participação nas próximas Olimpíadas e também contribuirá para a equipe feminina do Brasil ir em busca de mais uma vaga.

Luana Silva, de 19 anos, nasceu em Haleiwa, na Costa Norte de Oahu, Havaí. Por ser filha de pais brasileiros, optou por representar o Brasil nas competições internacionais, buscando fortalecer suas raízes culturais brasileiras. Nesta temporada da World Surf League, ela se tornou o mais novo reforço na elite do surfe mundial, o WSL Championship Tour. No WSG 2024, em Porto Rico, garantiu sua vaga por ser a melhor atleta brasileira posicionada no ranking da WSL Challenger Series 2023, a divisão de acesso aos melhores surfistas do mundo. A jovem atleta está em busca da qualificação olímpica para Paris 2024.

Tainá Hinckel, de 20 anos, nasceu em Santa Catarina e é local da Guarda do Embaú. Atual campeã brasileira de surf profissional do Dream Tour da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), ela conquistou esse título por meio de seu desempenho excepcional no Circuito CBSurf Dream Tour 2023, a elite do surfe nacional. Segundo os critérios estabelecidos pela entidade máxima do esporte no Brasil, a CBSurf, que opera em conformidade com os regulamentos da Internacional Surfing Association (ISA) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a campeã desse circuito garante vaga para disputar o WSG 2024 em Porto Rico. Hinckel também está na briga pela qualificação olímpica para Paris 2024.

Categoria Masculina


Filipe Toledo, de 28 anos, natural de São Paulo e atual bicampeão mundial de surf, reside em San Clemente (EUA) e é conhecido como “Filipinho”. Ele possui vaga garantida para representar o Time Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024. Nesta temporada da WSL CT, solicitou afastamento para cuidar da saúde mental e se dedicar aos treinos visando conquistar mais uma medalha olímpica para o Brasil. Filipe competirá no ISA World Surfing Games (WSG) 2024 por ser o melhor atleta brasileiro no ranking da WSL CT 2023 e atendendo ao requisito da ISA para confirmar sua participação nas próximas Olimpíadas. Ele poderá contribuir para a Equipe Brasil na busca por mais uma vaga olímpica na categoria masculina.

Gabriel Medina, de 30 anos, natural de São Paulo, conquistou o primeiro título mundial de surfe para o Brasil. Com três títulos mundiais da WSL CT, o surfista do litoral norte paulista está na disputa do WSG Porto Rico 2024 por ser o terceiro melhor atleta brasileiro no ranking da WSL CT 2023 e está focado na tão sonhada vaga olímpica para Paris 2024.

Yago Dora, de 27 anos, nascido em Curitiba (PR), está radicado em Santa Catarina há vários anos. Integrante da elite mundial do surfe desde 2018, no WSL Championship Tour, Dora conquistou o título mundial da etapa Saquarema Rio Pro em 2023. Seu foco agora é conquistar mais uma vaga para o Time Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024. Yago, classificado como o quarto melhor competidor brasileiro no ranking WSL CT 2023, substitui João Chianca no WSG Porto Rico 2024, enquanto Chianca se recupera de um grave acidente ocorrido na pré-temporada da WSL no Havaí, em dezembro de 2023.

Fotos: Portal ISA World Surfing / Montagem: Sombreiro Surf Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *