Deivid Silva está de volta no WSL Championship Tour 2024
No Saquarema Pro, o paulista Deivid Silva assegurou seu retorno à elite do surf mundial em 2024 com altas doses de adrenalina na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, neste sábado (21). O brasileiro chegou a Saquarema na zona de qualificação, entre os Top-10 do ranking, e embalado pelo título de campeão da quinta etapa do WSL Challenger Series (WSL CS), o Ericeira Pro, em Portugal.
Na sexta bateria da terceira fase, Deivid Silva terminou em terceiro lugar, saindo precocemente do Saquarema Pro. O sinal de alerta acendeu, e o brasileiro precisou de uma combinação de resultados durante a competição para retornar à elite do surf mundial. Deivid estava ameaçado diretamente por Michael Rodrigues, caso o cearense avançasse às quartas de final. Se o francês Marco Mignot chegasse à grande final, Deivid também ficaria fora da zona de qualificação para o WSL Championship Tour (WSL CT) 2024.
A terceira bateria das quartas de final foi intensa. Michael Rodrigues correu atrás da vitória e liderou a disputa na metade dos 35 minutos de confronto. O havaiano Eli Hanneman, já classificado para o WSL CT 2024, estava tranquilo, precisava de 7.06 para virar o confronto. Na Praia de Itaúna, a torcida brasileira vibrava intensamente. Eli Hanneman foi cirúrgico na escolha das ondas na segunda metade do confronto, virando o jogo com uma onda incrível de 8.33 pontos.
Michael Rodrigues trocou de prancha e, com uma sequência de manobras de backside, somou 7.60 pontos para voltar à liderança do confronto, deixando a torcida brasileira em êxtase.
Posteriormente, Eli Hanneman virou o confronto com uma batida de backside seguida por outra grande manobra na junção, conquistando a melhor nota do confronto, 8.50 pontos na retal final. Com um total de 16.83 pontos, o havaiano garantiu a vitória sobre Michael Rodrigues, que somou 13.60 pontos. Kade Matson, o norte-americano, assegurou sua classificação para a elite do surfe mundial com a vitória de Eli Hanneman, enquanto o cearense ficou de fora do WSL CT 2024.
Restava apenas uma vaga para ser confirmada no WSL CT 2024. A torcida brasileira começou a torcer por Deivid Silva. O surfista local de Guarujá (SP) precisava da vitória de Samuel Pupo na quarta bateria das quartas de final do Saquarema Pro para retornar à elite.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Campeões definidos no CBSurf Rip Curl Grom Search Garopaba (SC)
______________________________________________________________________________
Samuel Pupo estava focado em chegar à grande final da última etapa do WSL CS e conquistar a segunda vitória do ano, enfrentando o francês Marco Mignot, que precisava chegar na grande final do Saquarema Pro para tirar Deivid Silva dos Top-10 e realizar o sonho de entrar na elite da WSL. A bateria foi tensa, com Samuel contando com o apoio da torcida brasileira, que vibrava a cada onda surfada.
O brasileiro abriu a disputa com uma onda de 4.17 pontos. O francês surfou duas ondas, somando 6.53 pontos para conquistar a liderança. Marco Mignot escolheu uma boa onda e aplicou uma rasgada e duas grandes batidas, conquistando 7.17 pontos. Samuel precisou de 6.34 pontos para virar a disputa e conseguiu com uma onda de 8.50 pontos, aplicando duas grandes manobras de backside. Ele passou a somar 12.67 pontos, contra 10.50 do francês.
Aos 20 minutos, Samuel Pupo acertou uma boa batida, seguiu com uma rasgada e finalizou com um floater na junção, conquistando 5.50 pontos. O francês precisava de 6.84 para virar a disputa, mas com a inconstância das ondas, a virada se tornou difícil.
Na reta final, Samuel Pupo não conseguiu finalizar um aéreo de frontside, e Marco Mignot surfou a última onda, desferindo três boas batidas de backside. Com 6.33 pontos, o francês não conseguiu virar o confronto.
Samuel Pupo venceu por 14.00 pontos, contra 13.50 do francês, garantindo a vaga de Deivid Silva na elite do surf mundial de 2024.
Deivid Silva, que não assistiu às disputas na areia da praia, apareceu na Praia de Itaúna após o resultado e festejou a classificação ao WSL CT 2024 ao lado de seu grande amigo Samuel Pupo, da família Pupo, dos atletas brasileiros e da grande torcida apaixonada pelo surfe.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Samuel Pupo conquista vaga no WSL Championship Tour 2024
______________________________________________________________________________
Resultados de Deivid Silva no WSL Challenger Series 2023, após 6 etapas:
Gold Coast Pro, na Austrália: 49º lugar
Sydney Surf Pro, na Austrália: 25º lugar
Balito Pro, na África do Sul: 17º lugar
US Open de Surf, nos Estados Unidos: 9º lugar
Ericeira Pro, em Portugal: 1º lugar
Saquarema Pro, no Rio de Janeiro: 17º lugar
Posição Final no WSL CS 2023: 10º lugar
Pontos Total: 17.120