El Salvador Longboard Classic: Calmon alcança vaga para disputar o título de campeã mundial em Malibu Beach
No Surf City El Salvador Longboard Classic, Chloé Calmon brilhou nas ondas de El Suzal e garantiu uma vaga entre as oito melhores surfistas do mundo para disputar o título mundial do WSL Longboard Tour 2023, que acontecerá em Malibu Beach, Califórnia (EUA). Ao vencer as oitavas de finais na quinta-feira (21) em La Libertad, El Salvador, Chloé Calmon alcançou antecipadamente sua meta.
Com um surf fluido e técnico, a carioca Chloé Calmon executou manobras de curvas precisas e elegantes nas ondas de El Suzal, contra a americana Kaitlin Mikkelsen na última bateria das oitavas de final. A carioca obteve uma pontuação de 9.66, contra os 9.27 de Kaitlin, para avançar no Surf City El Salvador Longboard Classic. Agora, ela alcançou o tão sonhado posto entre as oito melhores surfistas do mundo e está pronta para disputar o inédito título mundial de longboard.
É um alívio saber que já estou qualificada para Malibu. É para isso que treino tanto e estou muito feliz, porque esse era o objetivo principal aqui em El Salvador. Mas, não quero parar por aqui. Ainda tenho bastante combustível pra queimar e já estou ansiosa para as quartas de final”, disse a carioca Chloé Calmon em entrevista a World Surf League.
No último dia de competição, na sexta-feira (22), Chloé Calmon enfrentou também a Top 5 do ranking WSL Longboard Tour, a havaiana Sophia Culhane, nas quartas de final. A bateria foi emocionante, porém Sophia levou a melhor e avançou para as semifinais em La Libertad, com uma pontuação de 13.30, contra os 12.64 de Chloé Calmon.
A excelente performance de Chloé Calmon na Surf City El Salvador garantiu sua vaga na disputa do Original Sprout Malibu Longboard Championships. A competição reunirá as oito melhores surfistas do mundo, que buscarão o título de campeã mundial do WSL Longboard Tour 2023, realizado em um novo formato, inspirado no WSL Finals do Championship Tour. O evento está marcado para acontecer no melhor dia de ondas de 3 a 13 de outubro, em Malibu Beach, na espetacular Los Angeles.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Psicólogo Evanildo Vasco abordará saúde mental dos surfistas e simpatizantes
______________________________________________________________________________
Vale ressaltar a impressionante participação da paulista Luana Soares nesta temporada WSL Longboard Tour. Mesmo em seu primeiro ano na elite da competição, Luana alcançou a 17ª posição no ranking, somando um total de 5.980 pontos. Sua performance mostra o talento e comprometimento dessa promissora surfista brasileira.
Confira as Top 8 do Ranking WSL Longboard Tour 2023, após três etapas:
1ª – Kelis Kaleopaa (HAV): 21.120 pontos
2ª – Soleil Errico (EUA) – 20.830
3ª – Sophia Culhane – 20.830
4ª – Honolua Blomfield (HAV): 19.970
5ª – Alice Le Moigne (FRA): 15.865
6ª – CHLOÉ CALMON (BRA): 15.575
7ª – Rachael Tilly (EUA): 14.150
8ª – Mason Schremmer (EUA): 12.810