The Time

Farolândia do surf

Um dos bairros mais desenvolvidos economicamente da capital sergipana é, também, fábrica de bons surfistas e amantes do esporte olímpico

O bairro Farolândia, localizado na Zona Sul de Aracaju, é reduto de bons surfistas e excelentes competidores, que levantaram a bandeira de Sergipe nas competições nacionais do esporte olímpico surf nas últimas décadas.

Analogamente, a energia surf pulsa na veia dos jovens mais radicais do bairro, assim como o antigo farol construído no governo Ignácio Barbosa sinalizou as embarcações que se aproximavam do litoral da capital: sinergia pura.

Farol do bairro Farolândia – Foto: #SSnaVeia

Sem dúvidas, o bairro Farolândia detém importantes pontos históricos na sua construção sociocultural: o antigo Farol na Praça Tenente Domingues Fontes, Ginásio de Esportes SESI, Complexo Cultural Gonzagão, Universidade Tiradentes, Mercado Municipal Milton Santos.

Após a implantação do primeiro farol marítimo, as comunidades de pescadores se fortaleceram entorno e, no passado recente, foi construído o conjunto habitacional Augusto Franco, posteriormente, abrigou a maior universidade privada de Sergipe e passou a ser uma das regiões mais valorizadas, desenvolvidas e prósperas de Aracaju.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS: 

Declaração do COI sobre igualdade de gênero no Movimento Olímpico

World Surf League lança nova série “We Are One Ocean” com participação do campeão mundial Italo Ferreira e Sophia Medina

Transmissão ao Vivo do BWB recebe Sinal Vermelho de última hora!

2021: primeiro bom swell na Praia do Havaizinho

Márcio Agra conectado na Praia das Dunas

____________________________________________________________________________

A vivência bucólica dos moradores da Farolândia entre riachos e rio, mangues e apicuns, a proximidade do rico Oceano Atlântico, a influência das marés no estuário do Rio Sergipe, a energia do sol nordestino e a insistente brisa marítima maral desperta o desejo em parte dos jovens do bairro a praticarem esportes aquáticos.

Surfistas do bairro Farolândia: Tales Andrade, Kleber Andrade, Marcinho Augusto Franco e Edyluan Ricardo – Foto: #SSnaVeia
Na Praia do Havaizinho

Antes da chegada da pandemia mundial da Covid-19 em solo sergipano, a redação do Sombreiro Surf estava colada na Praia do Havaizinho, Orla da Atalaia, conversando com os surfistas locais, ouvindo atentamente cada fala e anotando as principais informações.

Contudo, o foco era realizar a entrevista com o competidor master Tales Andrade, cria do bairro Farolândia.

Tales é irmão do ex-surfista profissional Kleber Andrade, lenda viva das praias da Atalaia, e, até os dias atuais, é considerado o maior representante de todas as comunidades do bairro Farolândia: Loteamento Barroso, Augusto Franco, Toca da Raposa e Recanto dos Manguezais. Os resultados alcançados na década de 90 elevou de forma positiva a imagem do surf sergipano no Brasil.

Tales Andrade em ação – Foto @BKPhootos

Mas no bairro Farolândia, também tinha Tetinha, um bom competidor e excelente free surf que destruía as ondas da famosa e cultural Praia da Cinelândia, Passarela do Caranguejo, na Atalaia.

Free surf Marcinho em ação na Praia do Havaizinho – – Foto @BKPhootos

Em um momento The Time, o Sombreiro Surf Notícias fez o registro fotográfico para eternizar o encontro entre os irmãos Tales Andrade e Kleber Andrade, ao lado de Marcinho do Augusto Franco e Edyluan Ricardo, surfistas quebradores das ondas das praias da Atalaia e, também, locais do bairro Farolândia, reunidos com muita essência no melhor pico surf da cidade.

Bairro Farolândia é muito surf na capital sergipana.

Publicado: 12/02/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *