No Dia Mundial da Meditação, terapeuta fala sobre benefícios da modalidade
A meditação, entre outros benefícios, diminui a ansiedade e a depressão, melhora as dores crônicas, diminui a frequência cardíaca, controla a pressão arterial e melhora o sono
A pandemia da COVID-19 nos colocou numa realidade diferente de qualquer outra experiência que já tivemos em nossas vidas. Nunca antes fomos obrigados a nos adaptar de forma tão drástica às novas rotinas, o que acaba gerando estresse e para muitas pessoas pode gerar ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos. A SES realiza e estimula entre os seus colaboradores, práticas de meditação e outras iniciativas que ajudem a melhorar a qualidade de vida e resultem em benefícios para a saúde mental. Uma das alternativas é a meditação que, entre outros benefícios, diminui a ansiedade e a depressão, melhora as dores crônicas, diminui a frequência cardíaca, controla a pressão arterial e melhora o sono.
Meditação é um processo transformador de vida. A afirmação no Dia Mundial da Meditação é do condutor do Projeto Servidor Zen da Secretaria de Estado da Saúde (SES), terapeuta corporal Glaudenilson Silva, que a vê como um recurso de promoção de saúde e de qualidade de vida. Com raízes na sociedade oriental, a meditação desenvolve habilidades como a concentração, a tranquilidade e o foco no presente. Técnica ancestral, suas sessões levam de 15 a 20 minutos, podendo estender-se por mais tempo.
A meditação, anteriormente entendida dentro de um contexto ritualístico, era utilizada para fins espirituais, para a conexão com a Essência Divina, com o ‘seu eu’. Vista como algo transcendental do outro lado do mundo, ao ser trazida para o Ocidente ganhou novo uso, tornando-se um recurso terapêutico que promove alívio de tensões, diminui os níveis de estresse e conduz o praticante a uma viagem interior, em busca de suas questões interiores. “A meditação promove o autoconhecimento, tornando a pessoa auto resolutiva em relação a estas questões”, disse o terapeuta corporal.
Os benefícios da meditação vão do autoconhecimento, que torna os caminhos do indivíduo facilitados, a melhorias no campo do organismo. “Considerando que o processo de meditação utiliza a respiração como recurso de auxílio à concentração, verifica-se melhor capacidade respiratória e de sono, calma e redução do estresse, enfim, melhorar qualidade de vida”, relacionou Glaudenilson Silva.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Na estreia do surfe nas Olimpíadas, confiança e otimismo imperam entre os quatro atletas brasileiros
Balneário Camboriú no cenário das big waves
Um olhar sobre a Ilha Rottnest, a parada final da perna australiana renovada da WSL
Balneário Camboriú no cenário das big waves
Show dos brasileiros: assista os melhores momentos do Margaret River Pro
Filipe Toledo: Top 2 do Boost Mobile Margaret River Pro
Um olhar sobre a Ilha Rottnest, a parada final da perna australiana renovada da WSL
______________________________________________________________________________
Iniciar na terapia exige superar a dificuldade de concentração, muito própria do povo ocidental, segundo avalia Silva. “O grande conflito que se encontra na meditação está na concentração, porque a mente ocidental é muito dispersa e com isso acaba não encontrando a condição ideal para entrar no processo de olhar para dentro de si mesmo, para buscar o seu interior”, observou o terapeuta, salientando, no entanto, não ser preciso ‘limpar a mente’ para estar compenetrado.
Uma orientação dada por terapeutas para o iniciante na meditação é se concentrar na respiração, no movimento de inspirar e expirar. Assim, automaticamente ela se desconecta de tudo o mais que esteja ocorrendo ao seu redor, como destacou ele, salientando que existem várias técnicas de meditação, devendo a pessoa escolher aquele que mais atende às suas necessidades. “Importante que as pessoas procurem compreender melhor sobre a meditação e invistam nisso como um recurso de promoção de saúde e de qualidade de vida”, concluiu.
Fonte: Agência de Notícias / Governo de Sergipe
Publicado: 21/05/2021