O oceano é nossa praia, preserve.
Há 29 anos, a segunda Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada na cidade do Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho, reuniu chefes de Estado para debater os graves problemas ambientais mundiais, e, na oportunidade, escolheram o dia 8 de junho para se comemorar o Dia Mundial dos Oceanos.
Vale lembrar, a reflexão dos chefes de Estado e ambientalistas ainda persiste no momento: como podemos preservar os oceanos?
Afinal, os oceanos são fontes de alimentos, ricos em biodiversidade, interligam a cadeia global de comércio, oportunizam a geração de emprego e renda nas cidades turísticas, também embala a vida dos mais apaixonados pela natureza, assim como a dos surfistas aventureiros.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Mais da metade dos resíduos de plástico do mundo são gerados por 20 empresas: ‘A catástrofe acena’
Yago Dora: Top 4 do Rip Curl Rottnest Search
Terra perdeu impressionantes 28 trilhões de toneladas de gelo em apenas 23 anos
Reta final do maior Prêmio do Surf Brasileiro em 2020/21!
Funcap apresenta programação do Encontro Nordestino de Cultura 2021
ISA Games El Salvador: casos de Covid-19 acende o sinal de alerta
Edmilson: “The Time” na Orlinha da Coroa do Meio
______________________________________________________________________________
Infelizmente, a degradação dos oceanos avança em ritmo acelerado neste milênio, seja pela pesca predatória, o consumo excessivo da população, ou pelos diversos modelos de poluição: esgoto, petróleo, metais pesados e lixo.
O momento é de reflexão. Não se trata apenas do que os oceanos podem oferecer, mas quais mudanças de comportamento e consumo que o cidadão deve implantar no cotidiano.
Que tal não jogar pelo vidro do carro a embalagem de bala, papel e filtro do cigarro! Ou não descartar de forma aleatória garrafa de água mineral, saco e copo plástico, lata de bebida ou, resto de parafina e a embalagem nas ruas, orlas ou nas areias das praias.
Os lixos descartados irregularmente chegam aos rios e, consequentemente, nos oceanos, fique atento.
Nesta data reflita, o oceano é nossa praia, preserve.
Foto Destacada: Pexels / Booshen Navaratnam
Publicado: 08/06/2021