Ryan Kainalo, Campeão do ISA World Junior Surfing Championship
A conquista de Ryan Kainalo, atleta local de Ubatuba (SP), levou a Equipe Brasil ao título no Mundial Júnior ISA 2023 no Rio de Janeiro
Ryan Kainalo (BRA) eterniza seu nome na galeria de campeões mundiais juniores da 19ª edição do ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) 2023 no Rio de Janeiro. O público apaixonado por surfe de 46 nações e a torcida brasileira vibraram com o título na categoria Sub-18, nesta sexta-feira (1º), com céu azul na “Cidade Maravilhosa“, sol escaldante e ondas acima de um metro nas melhores séries da Praia da Macumba.
Na grande final, Ryan Kainalo (BRA) disputou o título de campeão mundial contra Kai Odriozola (ESP), Francisco Ordonhas (POR) e Tenshi Iwami (JPN). O jovem atleta de 17 anos e promessa brasileira no surfe mundial iniciou o confronto de 25 minutos com energia, surfando a primeira onda e aplicando um aéreo que lhe rendeu 6,17 pontos.
Ryan Kainalo (BRA) mostrou-se ativo na bateria, buscando o título do WJSC. Com técnica refinada, executou manobras de borda e soltou movimentos inovadores. Na primeira onda da somatória final, rasgou forte na manobra inicial e conectou-se para um aéreo sem rotação completa e aterrisagem equilibrada, conquistando 7,67 pontos.
Acompanhando o ritmo do brasileiro, Francisco Ordonhas (POR) marcou 7,00 pontos, enquanto Tenshi Iwami (JPN) surfou uma onda de apenas 2,33. Kai Odriozola (ESP) entrou na final determinada, seu estilo fluído, com opções de manobras conectadas e explosivas, ele rendeu a melhor nota de confronto, 8,07 pontos.
Ao surfar sua segunda onda da soma, com 6,17 pontos, Kai Odriozola (ESP) assumiu a liderança da intensa disputa. Faltando dez minutos para o término, o espanhol somava 14,24 pontos e Ryan Kainalo (BRA), 13,84 pontos.
O brasileiro reassumiu a liderança com nota 7,70 pontos, ao cravar uma grande batida de backside e outro soltar outro aéreo com aterrisagem perfeita na manobra de finalização. A torcida brasileira vibrou na areia da Macumba, e a Equipe Brasil ficou eufórica com a apresentação de Ryan Kainalo (BRA).
Faltavam menos de 4 minutos após a confirmação da melhor nota do brasileiro. Os quatro atletas realizaram seus esforços, mas Francisco Ordonhas (POR) se tornou uma ameaça, ele surfou de backside e aplicou duas batidas verticais progressivas e conectadas. O público presente ficou apreensivo, mas os juízes computaram 7,87 pontos, insuficientes para ultrapassar Ryan Kainalo (BRA).
Com o término da grande final da categoria Sub-18, Ryan Kainalo (BRA) sagrou-se campeão do Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro, somando 15,37 pontos e ajudando diretamente a Equipe Brasil a assumir a liderança do ranking das nações participantes .
Francisco Ordonhas (POR) conquistou a medalha de prata com 14,87 pontos, Kai Odriozola (ESP) ficou com o bronze (14,24), e Tenshi Iwami (JPN) não se encontrou na disputa, somando apenas 5,46 pontos e ficando com o cobre.
Após a grande vitória de Ryan Kainalo (BRA), a International Surfing Association (ISA) confirmou que a Equipe Brasil foi campeã da 19ª edição do ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) 2023 Rio de Janeiro.
Resultado da Sub-18 Masculino no Mundial Júnior ISA 2023 Rio de Janeiro:
1º – Ryan Kainalo (BRA): 15,37 pontos (Medalha de Ouro)
2º – Francisco Ordonhas (POR): 14,87 pontos (Medalha de Prata)
3º – Kai Odriozola (ESP): 14,24 pontos (Medalha de Bronze)
4º – Tenshi Iwami (JPN): 5,46 pontos (Medalha de Cobre)