Surfista consciente combate o novo coronavírus, protege a família e salva vidas
Mudar comportamento social não é tarefa fácil às pessoas em meio a grave pandemia mundial do coronavírus causador da COVID-19, mas é vital para o surfista ou praieiro manter o distanciamento social e promover a própria segurança ao viver o inusitado novo normal.
Contudo, o momento é de mais atenção, consciência e empatia pelo próximo. Pratique diariamente as recomendações protocolares sanitárias disponíveis pelo Governo de Sergipe e Organização Mundial de Saúde (OMS) para ambientes abertos e fechados. A responsabilidade é de todos os cidadãos, é de cada surfista, é de cada praieiro e empreendedor ligado ao esporte.
Seja mais radical no combate ao novo coronavírus. Evite ampliar a velocidade de propagação do vírus neste momento de retomada da economia e retorno da vida social. O momento é de salvar vidas, proteger a família e ter fé num futuro mais saudável para todos.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Destrua as ondas não as praias I
O mais difícil da turnê: Kelly Slater e três décadas de vitórias em Pipeline
____________________________________________________________________________
Por isso, mantenha o distanciamento dentro ou fora do mar, use álcool gel 70º, evite aglomeração, use máscara, cuidado ao tomar aquela ducha na beira da praia, evite espirrar ou tossir próximo das pessoas, não compartilhe objetos pessoais – copos, alimentos e celulares -, evite beijos e abraços, lave as mãos com frequência e tenha bastante atenção com as superfícies não higienizadas.
MANTENHA DISTÂNCIA DENTRO DO MAR:
- A melhor queda é sempre distante de grupos de banhistas na areia da praia ou na beira do mar;
- Estipule o horário da prática esportiva e evite longas horas de exposição entre outros surfistas;
- Evite bancada com aglomeração. Mantenha distância de 2 metros ou mais entre outros surfistas no mar, sempre;
- O mar proporciona bons momentos de ondas no decorrer do dia, seja na enchente ou na secante da maré. Pratique o esporte em horários alternativos para evitar aglomeração no pico surf;
- Atenção com a direção e a intensidade do vento: de moderado a forte o distanciamento entre surfistas aumenta, mesmo que o risco de contaminação seja menor no mar. Pesquisas apontam que as gotículas eliminadas na tosse, espirro e coriza de infectados e sintomáticos são eliminadas e transportadas pelo ar de 4 a 6 metros;
- Não grite quando estiver na frente ou na diagonal de outros surfistas no outside. Gotículas viajam pelo ar;
- Evite remar ao lado de surfistas. Pesquisas apontam que o vírus também é inalado por gotículas;
- Sempre guarde acessórios no bolso da bermuda: um pedaço de parafina e raspador. Evite pedir emprestado;
- Guarde sempre um reservatório com água tratada no veículo para se molhar e lavar o equipamento surf;
- Respeite os protocolos de segurança do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae). A Portaria N.º 207/2020 do Governo de Sergipe continua válida, proibindo qualquer competição, a exemplo das modalidades surf, futevôlei, natação, futebol de praia, corrida de rua, entre outras modalidades;
- Não esqueça, evite surfar em praias poluídas, use protetor solar e óculos escuros, hidratação constante é fundamental no ambiente praiano, evite pegar sol em excesso e se beber não dirija. O novo coronavírus não anula os métodos anteriores de prevenção da saúde.
Surfista consciente combate o novo coronavírus, protege a família e salva vidas.
Publicado: 25/11/2020