Notícias

Valas e correntezas colocam banhistas em risco no Havaizinho

O principal pico surf da capital, a Praia do Havaizinho, nos últimos meses, apresenta locais com valas e fortes correntezas, colocando banhistas em risco de vida

Desde outubro do primeiro ano pandêmico do novo coronavírus, a Praia do Havaizinho, localizada na Orla da Atalaia, vem apresentando boas ondulações à prática esportiva surf. Por um lado, os picos vêm fazendo a cabeça dos sufistas locais, em especial na última semana de 2020, mas por outro, banhistas passaram a correr risco de afogamento devido às valas formadas na beira da praia e fortes correntezas.

Os fenômenos naturais chamaram atenção dos surfistas mais experientes do Sombreiro Surf nos últimos meses. Para eles, o local precisa de mais atenção dos banhistas e dos guarda-vidas.

Praia do Havaizinho – Bares da areia

A primeira vala com forte corrente ocorreu na frente dos bares que recebem turistas, banhistas e surfistas, entre os meses de outubro e novembro de 2020.

A correnteza de nordeste, em direção aos Arcos da Orla, principalmente na maré vazante, puxava o banhista para dentro da vala com mais de 2 metros de profundidade. O canal era extenso naquele momento, tinha entorno de 150 metros de cumprimento.

Posteriormente, os guarda-vidas do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) instalou uma única bandeira de sinalização de perigo, no lado direito dos bares, quase no final da vala.

No último mês de dezembro, a correnteza aumentou gradativamente e muitos banhistas desatentos às duas bandeiras do CBMSE – uma no início e outra quase no final da vala – negligenciavam o grave risco de afogamento em toda ampla área.

Praia do Havaizinho – Bomba

Entretanto, nos últimos 15 dias do velho ano anormal surgiram mais três valas em toda a extensão da Praia do Havaizinho. A primeira na direção da Bomba, Lagos da Orla, praia frequentada por turistas e banhistas locais.

O local oferece grave risco de afogamento, valas e correntes são constantes, principalmente quando as condições surf se encaixam na bancada de areia, potencializando as correntes marítimas. A Bomba encontra-se devidamente sinalizada com bandeira de perigo do CBMSE.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS: 

Palanque Oficial Surf: sexo, violência e poluição ambiental

Filipe Toledo comenta sobre o cancelamento da etapa de Sunset

Destrua as ondas não as praias I

Uma atualização sobre o Sunset Open e o Santa Cruz Pro

Transmissão da Covid-19 amplia e eventos de lazer coletivo seguem suspensos em Sergipe

____________________________________________________________________________

Praia do Havaizinho – Kartódromo

A segunda vala apareceu com a chegada do último bom swell de 2020, na semana pós-natal, gerando ondas de até 1,5 metros com força, intensidade e constância, em especial na segunda-feira (28), em frente ao Kartódromo Emerson Fittipaldi. O local encontra-se sinalizado por bandeira de perigo do CBMSE.

Praia do Havaizinho – Sesc Hotel

O terceiro canal e mais ameaçador surgiu na manhã de quarta-feira (06), na direção do Hotel do Sesc Atalaia. No início da maré secante, criança, jovem ou adulto ao dar dez passos para dentro do mar, poderia correr o risco de ser puxado pela forte corrente, em direção à vala de até 2,30 metros de profundidade. O canal tinha entorno de 80 metros extensão e não está sinalizado até o fechamento da matéria.

Afogamentos em 2020

Em matéria publicada no site institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, foi registrado aumento no número de atendimentos por guarda-vidas no ano 2020, quando comparado com o ano anterior, 242 contra 216 respectivamente. No entanto, a matéria não informa os locais das ocorrências registradas: praias, rios, lagos, lagoas, açudes no Estado.

Vidas ceifadas em 2021

O novo ano começou com tristeza para família de Wesilei  Barreto, de 28 anos, natural de Feira de Santana, Bahia, que morreu na Praia do Saco, no município de Estância, vítima de afogamento, na manhã de sábado (02).

No último final de semana, o policial militar da reserva, José Bomfim, de 57 anos, morreu afogado na Praia da Costa, município de Barra dos Coqueiros, litoral norte de Sergipe.

Atenção Banhistas: praia é perigo constante

A Praia do Havaizinho abriga grande concentração de empreendimentos da rede hoteleira. Nos últimos anos o fluxo de turistas na região aumentou consideravelmente. O bolsão de estacionamento recebe alto fluxo de ônibus de excursões nas estações mais quentes.

O local merece há anos a volta dos salva-vidas fixos para orientar e monitorar os banhistas em dias de pico. Surfistas têm o dever de orientar ou socorrer os cidadãos em risco de vida, mesmo que a responsabilidade in loco seja do Estado.

Neste verão 2021, a região dos bares do Havaizinho está lotada de banhistas que buscam curtir o sol, o mar de água quente e viver um dia divertido e tranquilo em Aracaju.

Contudo, o cidadão deve ficar atento às bandeiras de sinalizações e não se colocar em situação de risco.

Se informe com guarda-vidas, mas na ausência converse com surfistas referente à praia e seus riscos.

Os responsáveis devem redobrar a atenção perante as crianças, seja na areia ou na água.

Se beber evite nadar, álcool e natação não combinam, e, lembre-se da máxima: água na altura dos joelhos é perigo constante.

Publicado: 12/01/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *