WSL Finals: ‘Alerta Amarelo’ ligado em Trestles, a decisão do mundial de surfe vai começar
As melhores ondulações se aproximam de Lower Trestles, San Clemente, Califórnia/EUA, palco da decisão do WSL Finals, onde os atletas Top 5 das categorias feminina e masculina irão disputar os títulos de campeões mundiais após 10 etapas. A World Surf League (WSL) ligou o ‘Alerta Amarelo‘ para a decisão dos títulos WSL Championship Tour 2023 neste sábado (9), a partir das 11h30, horário de Brasília.
Na sexta-feira (8), o primeiro dia de competição foi adiado pela direção de prova da WSL, porém as condições continuaram sendo monitoradas ao longo do dia. A previsão da Surfline para este sábado (9) indica ondas com até 2,5 metros de face e qualidade superior em relação ao primeiro dia da janela competitiva do WSL Finals, que se estende até sábado (16) em Lower Trestles.
De acordo com a entidade máxima do esporte, uma novidade foi adicionada ao WSL Finals. Após as 12 baterias programadas em Trestles, os campeões mundiais do WSL CT 2023 serão agraciados com o prestigioso e histórico troféu Duke Kahanomoku. No entanto, para conquistá-lo, os melhores cinco surfistas de cada categoria precisarão mostrar toda a sua habilidade e determinação no sistema de disputa mata-mata, introduzido pela WSL em 2021.
Na categoria feminina, a jovem americana Caitlin Simmers, de 17 anos, estreante no WSL CT, está determinada a conquistar o título de campeã mundial e garantir a última vaga olímpica disponível pelo ranking da World Surf League Championship Tour. Caso vença o cobiçado troféu Duke Kahanamoku, Caitlin irá superar o recorde da renomada havaiana Carissa Moore, pentacampeã mundial, que conquistou seu primeiro título aos 18 anos.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
CBSurf Master Tour: show de surfe e campeões definidos na Praia da Caueira/SE
______________________________________________________________________________
Caitlin Simmers, atual Top 5 do WSL Finals, terá um confronto crucial contra a Top 4, a surfista australiana Molly Picklum. A vencedora desse confronto terá a oportunidade de enfrentar a Top 3, a americana Caroline Marks, que está diretamente competindo com Caitlin Simmers pela última vaga olímpica no Time dos Estados Unidos. A surfista que avançar nessa batalha terá como próxima adversária a Top 3, a australiana bicampeã mundial Tyler Wright. A vencedora dessa disputa terá a chance de competir pelo título mundial contra a Top 1, a fenomenal surfista Carissa Moore, em uma série de três baterias nas ondas de Trestles.
O Brasil será representado pelo ubatubense Filipe Toledo, Top 1 do WSL CT Finals, que lutará pelo bicampeonato mundial consecutivo, e pelo saquaremense João Chianca, atualmente no Top 4, que busca o título de campeão mundial pela primeira vez.
O mata-mata entre os Tops 5 da categoria masculina no WSL Finals será um show de surfe nas potentes e perfeitas ondas de Trestles. Na categoria masculina, o Top 5, o australiano Jack Robinson, enfrentará o Top 4, João Chianca, do Brasil. O vencedor do confronto enfrentará o australiano Ethan Ewing, Top 3 do WSL CT. Quem vencer esse confronto enfrentará o americano Griffin Colapinto, Top 2 do ranking. O surfista que avançar disputará o título de campeão mundial da World Surf League Championship Tour 2023 em uma série melhor de três baterias com o campeão mundial Filipe Toledo, Top 1 do WSL Finals.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Impacto Ambiental: Tartaruga-oliva vulnerável é encontrada morta na Barra dos Coqueiros
______________________________________________________________________________
A primeira chamada do WSL Finals está marcada para este sábado (8), a partir das 11h30 no horário de Brasília, e será transmitida ao vivo direto de Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, EUA, confira.
RANKING DA WORLD SURF LEAGUE após 10 etapas:
TOP-5 DA CATEGORIA FEMININA / WSL FINALS
1ª: Carissa Moore (HAV) – 62.490 pontos
2ª: Tyler Wright (AUS) – 62.065
3ª: Caroline Marks (EUA) – 59.870
4ª: Molly Picklum (AUS) – 54.070
5ª: Caitlin Simmers (EUA) – 49.070
RANKINGS DA WORLD SURF LEAGUE após 10 etapas:
TOP-5 DA CATEGORIA MASCULINA:
1º: Filipe Toledo (BRA) – 58.300 pontos
2º: Griffin Colapinto (EUA) – 50.860
3º: Ethan Ewing (AUS) – 48.080
4º: João Chianca (BRA) – 44.290
5º: Jack Robinson (AUS) – 43.950