Notícias

WSL Finals: Filipe Toledo e João Chianca em busca do título mundial de surfe na Califónia/EUA

As decisões dos títulos mundiais da World Surf League Championship Tour (WSL CT) vão começar. Nesta sexta-feira (8), a janela de espera do WSL Finals está aberta e se encerrará no sábado (16), em Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, EUA. No melhor dia de onda da janela, serão realizadas as baterias dos Tops 5 WSL Finals das categorias feminina e masculina para decidir os campeões de 2023.

O Brasil será representado pelo ubatubense Filipe Toledo, atual campeão mundial e Top 1 do WSL CT Finals, e pelo saquaremense João Chianca, que ocupa a quarta posição no ranking. Chianca estará buscando o título de campeão mundial pela primeira vez, desafiando as perfeitas ondas de Trestles.

O brasileiro João Chianca na apresentação do WSL Finals 2023, em Lower Trestles, na Califónia/EUA. Foto: Pat Nolan / WSL

“Muito feliz de me classificar para o Final5 e ter a chance de disputar o meu primeiro título mundial em Lowers. Obrigado. Muito obrigado aos mais próximos e a todos pela torcida brasileira, minha família, equipe e patrocinadores”, disse o saquaremense após alcançar a vaga para disputar o WSL Finals.

Os brasileiros Filipe Toledo e João Chianca estão focados em buscar o quarto título seguido do Brasil no WSL Finals, desde que o novo sistema foi implantado pela World Surf League, em 2021. Eles estão treinando intensamente há duas semanas em San Clemente. Filipe é o único atleta a disputar as três finais do WSL Finals realizadas em Lower Trestles, sendo que duas delas foram entre brasileiros.

Filipe Toledo está na busca do bicampeonato seguido do WSL Finals 2023, em Lower Trestles, na Califónia/EUA. Foto: Pat Nolan / WSL

Filipe Toledo chegou mais uma vez em primeiro lugar no Top 5 do WSL Finals e disputará o título com a licra amarela de líder. O campeão mundial está radicado há anos em San Clemente, e as ondas de Trestles fazem parte do seu quintal de casa. Para alguns analistas, Filipe é o forte candidato a conquistar o bicampeonato seguido.

“Vai ser muito, muito difícil ganhar do Filipe Toledo em Trestles. Nós já vimos o que ele é capaz de fazer por lá. Ele está em outro nível, ele surfa numa velocidade diferente dos demais”, disse nesta semana, o apresentador oficial da WSL, Kaipo Guerrero, na rede social da World Surf League.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

CBSurf Master Tour: show de surfe e campeões definidos na Praia da Caueira/SE

______________________________________________________________________________

Principais resultados no WSL CT 2023

Os melhores resultados do campeão mundial Filipe Toledo no WSL Championship Tour, que o credenciaram a chegar como líder do Top 5 do WSL Finals, em Lower Trestles, foram: campeão do Pro Sunset Beach, no Havaí, do Surf City El Salvador Pro, em El Salvador, e do Open J-Bay, na África do Sul. Conquistou a terceira colocação nas etapas de Bells Beach Pro, na Austrália, e no Surf Ranch Pro, nos Estados Unidos, entre outros resultados.

O campeão mundial Filipe Toledo na apresentação do WSL Finals 2023, nas ondas de Lower Trestles, na Califónia/EUA. Foto: Pat Nolan / WSL

O fluminense João Chianca, representante do “Maracanã do Surf Brasileiro”, cidade de Saquarema/RJ, chegou forte no grupo do Top 5 do WSL Finals. Em 2022, Chianca proporcionou excelentes disputas nas primeiras etapas do WSL Championship Tour. No seu ano de estreia no WSL CT, o saquaremense não passou pelo corte na metade do circuito.

O brasileiro João Chianca na apresentação do WSL Finals 2023, nas ondas de Lower Trestles, na Califónia/EUA. Foto: Pat Nolan / WSL

Com isso, João Chianca teve que se reclassificar através do ranking do WSL Challenger Series (WSL CS) 2022, divisão de acesso à elite do surf mundial. Ele terminou na oitava posição do ranking e chegou determinado no WSL Championship Tour 2023 para não ficar no grupo dos 12 surfistas que foram cortados na metade do circuito.

Nesta temporada, João Chianca conquistou bons resultados nas 10 etapas para chegar com força no WSL Finals: venceu o Portugal Pro, alcançou o terceiro lugar no Pro Pipeline e Pro Sunset Beach, no Havaí, e no Margaret River Pro, na Austrália, além do quinto lugar no Surf Ranch Pro, na Califórnia, EUA.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

CBSurf Master Tour: José Júnior “Papagaio”, foi o melhor sergipano na Praia da Caueira/SE

______________________________________________________________________________

Disputas do WSL Finals

Sistema mata-mata do WSL Finals 2023, em Lower Trestles, na Califónia/EUA. Imagem: WSL

A cada confronto disputado no formato mata-mata entre os Tops 5 do WSL Finals pode ser considerado como uma grande final. Na categoria masculina, o quinto colocado, o australiano Jack Robinson, enfrentará o quarto colocado, João Chianca, do Brasil. O vencedor desse confronto enfrentará o australiano Ethan Ewing, terceiro colocado. Quem vencer esse confronto enfrentará o americano Griffin Colapinto, segundo colocado no ranking. O surfista que avançar enfrentará, então, o líder do WSL Finals, Filipe Toledo, em uma disputa pelo título de campeão mundial do WSL CT 2023, em uma série de três baterias.

Público presente em Lower Trestles, na apresentação dos atletas do WSL Finals 2023, na quinta-feira (7), na Califórnia/EUA. Foto: Pat Nolan / WSL

A primeira chamada do WSL Finals está marcada para esta sexta-feira (8), a partir das 11h30 no horário de Brasília, e será transmitida ao vivo direto de Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, EUA. A janela de espera do WSL Finals se encerrará no sábado (16), e as disputas das categorias feminina e masculina acontecerão no melhor dia de ondas.

RANKINGS DA WORLD SURF LEAGUE após 10 etapas de 2023:

TOP-5 DA CATEGORIA MASCULINA:
1º: Filipe Toledo (BRA) – 58.300 pontos
2º: Griffin Colapinto (EUA) – 50.860
3º: Ethan Ewing (AUS) – 48.080
4º: João Chianca (BRA) – 44.290
5º: Jack Robinson (AUS) – 43.950

TOP 10 DA CATEGORIA MASCULINA:
6º: Gabriel Medina (BRA) – 43.240
7º: Yago Dora (BRA) – 41.610
8º: John John Florence (HAV) – 39.035
9º: Leonardo Fioravanti (ITA) – 37.985
10º: Ryan Callinan (AUS) – 33.145
——-outros brasileiros:
13º: Italo Ferreira (RN) – 28.750 pontos
18º: Caio Ibelli (SP) – 24.120

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *