Definidos os campeões do Lagunense Inter Associações em mar clássico!
Os Presidentes das associações de surf do município de Laguna mostraram que conhecem o pico e acertaram em cheio a data para a chamada do evento! Show de surf em altas ondas na praia do Mar Grosso!
Foi realizada neste sábado a competição que definiu os campeões do Circuito Lagunense de Surf Inter Associações 2021, que devido à pandemia teve apenas uma etapa, e ainda foi adiada de dezembro para janeiro de 2022.
Com a previsão apontando uma ondulação consistente de aproximadamente 1 metro e vento do quadrante sul, a organização do evento optou por chamar o evento para sábado na praia do Mar Grosso. A bancada colaborou e ofereceu ótimas ondas bem em frente da sede da Associação de Surf de Laguna (ASL) com ondas lisas pelo terral e abrindo para os dois lados.
Grandes nomes do surf regional se fizeram presentes, deixando a competição com alto nível de performance, principalmente com as ótimas condições do mar. Além dos melhores atletas locais, como esta edição foi totalmente aberta para atletas de fora do município, ainda vieram surfistas de São Francisco do Sul, Florianópolis, Imbituba, Arroio do Silva, etc, aumentando bastante a competitividade.
CONHEÇA OS CAMPEÕES DO EVENTO.
A competição ofereceu 5 categorias competitivas: Sub12 (unissex); Sub16; Open; Master (acima de 35 anos); Kahuna (acima de 45 anos).
CATEGORIA SUB12
Os atletas da categoria de base, que representa o futuro do surf da região, optaram por surfar na direita do Canto dos Molhes, já que havia canal e as ondas estavam menos fortes.
Neste contexto, Gabriel Cicolella (Imbituba) levou a melhor em cima dos seus conterrâneos Arthur Costa e Cauã Leite. Na quarta colocação, como esta categoria é mista, ficou a surfista gaúcha residente no Farol de Santa Marta Clara Figueiró.
CATEGORIA SUB16
Imbituba sempre foi um município que estimula bastante os atletas de base, e o resultado disso são atletas destacando-se nos pódios. O grande campeão desta categoria foi o imbitubense Lucas Costa, que deixou o surfista local de Laguna Davi Medina na segunda colocação. O gaúcho Pedro Galvan ficou em terceiro e Juan Oliveira em quarto.
CATEGORIA OPEN
A categoria Open é aberta para a participação de surfistas de qualquer idade, sendo considerada a categoria com mais elevado grau técnico, havendo alta performance e muita competitividade.
Nesta categoria o grande destaque foi de um surfista nativo de Laguna, erradicado em Florianópolis, Raphael Becker, ex surfista profissional, que mostrou conhecer muito bem a onda do Mar Grosso, fazendo um somatório de 14,83 e superando João Carlos Ely (Tubarão), Daniel Pedreira (praia do Rosa) e Gabriel Eufrázio (Farol de Santa Marta) na final.
CATEGORIA MASTER
Atualmente a categoria Master tem oferecido praticamente a mesma alta performance da categoria Open. Uma prova disso foi o fato de Raphael Becker (atleta Master com mais de 35 anos) ter conquistado a categoria Open.
Na Master, Rapahel Becker foi superado pelo surfista imbitubense Moa Soares, que fez o mesmo somatório de Becker na Open (14,83) e levou o título. Na terceira colocação ficou Riomar Rodrigues (Imbituba) e na quarta Guilherme Ribeiro ‘Graja’ (Florianópolis).
CATEGORIA KAHUNA
Com o ganho de longevidade dos atletas no surf competitivo, novas categorias têm surgido para manter na ativa estes atletas legends. Uma destas categorias é a Kahuna, que contempla atletas acima de 45 anos de idade.
Nesta categoria os atletas do norte de SC tiveram grande destaque, ocupando o pódio o Campeão Rodrigo Peller (1º lugar), Tavinho de Souza (3º lugar) e Eduardo Pimentel (4º lugar). Quebrando a homogenia do pódio e representando a região sul do estado ficou Anderson Martignago, de Balneário Rincão, no 2º lugar.
PREMIAÇÃO
Foi fechada uma parceria com a empresa FLY LAGUNA (@voelaguna), que premiou o campeão de cada categoria com um sobrevoo nos Molhes em Laguna, onde o atleta poderá contemplar uma das mais belas paisagens do Brasil. Laguna é linda!
Como o vento sudoeste (vento que soprou durante a competição) não era o vento adequado para realizar o sobrevoo, cada campeão poderá agendar o seu sobrevoo diretamente com a empresa, para o momento que quiser.
As demais premiações foram angariadas pelos patrocinadores By Chelo Surf Skate Shop, Satto Surf Boards e Hard Company, que contam com a ajuda dos seus parceiros comerciais também.
O campeão Open levou pra casa uma prancha Satto 0km. A Satto Surfboards ainda disponibilizou um bloco para o campeão da categoria Sub16.
Já o campeão da categoria Master ganhou uma roupa de borracha longjhon da Hard Company, que também duplicou os kits de premiação da categoria Kahuna.
Todos os 20 atletas que fizerem pódio receberam kits com produtos da loja By Chelo Surf Skate Shop.
______________________________________________________________________________
LEIA MAIS:
Tatiana Weston-Webb avança no Billabong Pro Pipeline no Havaí
Seleção Brasileira de Surf apresenta show de surf no Billabong Pro Pipeline no Havaí
Caio Ibelli escalado para Billabong Pro Pipeline
Gabriel Medina fora do Pro Pipeline e Pro Sunset Beach
Camila Oliveira, surfista, competidora, empreendedora e empoderadora do surfe sergipano
Robson Fraga fechou 2021 como o grande destaque do surfe sergipano
O surfista Pietro Garroux é movido por desafios
Óleo vazado da Plataforma Marítima Camurim da Petrobras chega nas praias de Aracaju
Vazamento de óleo no litoral de Aracaju afeta biodiversidade marítima
Covid-19: Surfe na onda da vacinação
Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf
______________________________________________________________________________
ONDE VER AS IMAGENS E ACOMPANHAR O CIRCUITO?
A captação das imagens foi realizada pelo fotógrafo local Francisco Oliveira, que produzirá fotos e vídeo do evento. As fotos produzidas pelo ‘Chico’ serão disponibilizadas gratuitamente para os atletas competidores, que poderão baixar as suas fotos de um álbum na página do Circuito no Facebook. Os vídeos também serão disponibilizados nas redes sociais do Circuito nos próximos dias.
Os canais oficiais de comunicação do Circuito são:
• Instagram: @interassociacoes.lg
• Facebook: circuitolagunensedesurf
• E-mail: interassociações.lg@hotmail.com
QUEM ESTÁ ENVOLVIDO NO EVENTO?
Associação de Surf de Laguna (ASL), Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM), Associação de Surf das Praias da Galheta (ASPGALHETA) e Secretaria Municipal de Turismo e Lazer uniram forças para resgatar este inovador modelo de Circuito Municipal, realizado com sucesso em anos anteriores.
Este retorno é graças à Emenda Impositiva destinada pelos Vereadores Kleber Kek (@kleberkek), Nádia Tasso Lima (@vereadoranadia) e Petterson Cripa (@pretocrippalg), que escolheram este projeto como sendo um dos que mereciam apoio público em 2021!
O evento foi apresentado pela By Chello Surf Skate Shop, pela Satto Surfboards e pela Hard Company e foi realizado pelas três associações de surf do município (ASL; ASTFSM; ASPGALHETA), em conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer de Laguna.
A Federação Catarinense de Surf (FECASURF) homologa o evento e estava envolvida no staff técnico da competição.
Apoiaram o evento: South to South; New Skate; Violações; Ciawax; Campo de Surf da Cigana; Dado Bier; Farmácia Santa Marta; Cigana’s House; AguaUrca; Água Mineral Da Guarda; Farol Supermercado; Megatron Monitoramento 24h; Fly Laguna; Super Chill Skate Bar.
RESUMO DO RESULTADO:
SUB12
1º: Gabriel Cicolella
2º: Arthur Costa
3º: Cauã Leite
4º: Clara Figueiró
SUB16
1º: Lucas Costa
2º: Davi Medina
3º: Pedro Galvan
4º: Juan Oliveira
OPEN
1º: Raphael Becker
2º: João Ely
3º: Daniel Pedreira
4º: Gabriel Eufrazio
MASTER
1º: Moa Soares
2º: Raphael Becker
3º: Riomar Rodrigues
4º: Graja
KAHUNA
1º: Rodrigo Peller
2º: Anderson Martignago
3º: Tavinho de Souza
4º: Eduardo Pimentel
Fonte: Bruna Ricardo Nascimento por e-mail
Publicado: 02/02/2022
Republicada: 28/02/2022 / Erro de programação na publicação anterior