Notícias

Ilha dos Açores registra tremores vulcânicos

Um dos principais picos de surf que encabeça a lista de eventos da WSL em Portugal, na Ilha dos Açores, registra pela primeira vez tremores vulcânicos e tectônicos

A Ilha de São Jorge, localizada no arquipélago dos Açores, no meio do Oceano Atlântico, está sendo afetada por tremores vulcânicos e tectônicos nesta semana. As autoridades locais confirmaram a movimentação de magna pela primeira vez, após a crise sísmica que afeta há duas semanas o arquipélago.

Segundo a imprensa europeia, as autoridades governamentais dos Açores, informaram que foram contabilizados quase 28 mil pequenos tremores, deixando a população apreensiva, já que poderá ocorrer erupção vulcânica ou terremotos, devido ao alerta vulcânico se encontrar no nível 4 na escala de cinco.

O arquipélago dos Açores, território autônomo de Portugal, é constituído por nove ilhas que ficam localizadas entorno de 1500 quilômetros da costa territorial: São Miguel, Terceira, São Jorge, Santa Maria, Pico, Faial, Graciosa, Flores e Corvo.

O Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Risco (IVAR) da Universidade dos Açores, aponta que a primeira erupção vulcânica foi registra em 1808 e, em fevereiro de 1964, houve outra erupção, mas submarina, forçando a movimentação dos moradores de São Jorge para o centro da ilha.

São Miguel, Açores, Portugal – Foto: João Reguengos / Unsplash

O portal RTP Ensina aponta a existência de 26 vulcões ativos no arquipélago dos Açores, sendo que 8 deles são submarinos e muitos não dão sinal de atividades há séculos, por isso, são monitorados pelas organizações portuguesas e internacionais.

______________________________________________________________________________

LEIA MAIS:

André de Souza é campeão mundial de kickboxing em São Paulo

Começa nesta quarta-feira o LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis

Bruno Santos ataca o lip da Praia de Lagoa do Pau/AL

World Surf League anuncia o calendário do World Longboard Tour 2022

Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil é a grande novidade do WSL Challenger Series 2022

Rip Curl Pro Playa Grande abre a temporada 2022/2023 da WSL Latin America na Argentina

NAZA 10 expõe fotos das grandes ondas do “Canhão de Nazaré”

Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil

Exploração de petróleo ameaça a foz do rio São Francisco

Confira a Previsão das Ondas Sombreiro Surf

______________________________________________________________________________

A imprensa portuguesa aponta que cerca de cinco mil habitantes do município de Velhas, na Ilha de São Jorge, foram orientados pela prefeitura local a deixarem suas casas no dia 25 de março. Também foi proibido a circulação de pessoas na faixa de terra próximo ao mar, incluindo as praias para a prática de surf, no dia 29 de março, devido a intensa atividade sísmica.

Surf na Ilha de São Jorge

A Ilha de São Jorge é mundialmente conhecida por realizar etapas World Surf League (WSL). Ela tem 53 km de comprimento por 8 km de largura, sendo cercada por exuberante natureza e locais inexplorados, além de proporcionar à prática esportiva das modalidades surf, incluindo o Bodyboarding, Windsurf, Stand Up Paddle, além de mergulho e caça submarina.

Em São Jorge tem diversos picos de surf no Fajã do Santo Cristo: Direta das Feiticeiras, Esquerda da Igreja, Lago do Linho, Esquerda da Feiticeiras e Direita do Passo. Também tem outras praias surf distribuídas em diversos locais da ilha, como a Praia dos Mosteiros (point break), Praia de São Roque, Praia das Milícias e a Praia do Pópulo (são beach break), Praia de Água D´alto, Praia Baixio da Vila, Praia da Ribeira Quente, Baia de Santa Iria (point break), Praia do Monte Verde e Praia de Santa Bárbara, a mais popular entre os surfistas mundiais.

Na Praia de Santa Bárbara foi realizada etapas do WSL Qualifying Series e do WSL Mundial Master. Em 2018, o brasileiro Fábio Gouveia alcançou a terceira colocação no Mundial Master, já o atleta Championship Tour (CT), Yago Dora, venceu Michael Rodrigues no WSL QS 6000 dos Açores, em setembro de 2017.

Foto Destacada: Praia do Areal de Santa Bárbara, Ribeira Grande, Açores, Portugal / Catarina Lopes / Unsplash

Publicado: 08/04/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *